A universidade McGill surgiu com o intuito de ser um instituto rigoroso de educação, desejando um sistema formal de ensino, na até então colônia inglesa.
O corpo estudantil da universidade McGill é muito diversificado, sendo aproximadamente 25% compostos por alunos estrangeiros.
Por isso, criamos este artigo para você entender um pouco mais sobre a universidade McGill e algumas dicas para conhecer a universidade! Vamos lá?
Afinal, onde fica a universidade McGill?
Localizada na cidade de Montreal, na província de Quebec, a universidade de McGill oferece mais de 300 cursos e possui pouco mais de 30 mil estudantes.
Considerada a universidade mais internacional do Canadá, é dividida em 11 faculdades e 11 escolas profissionais, possui mais de 200 mil ex-alunos espalhados por todo o mundo.
Possuindo o título de melhor universidade canadense que oferece doutorados médicos, já foi considerado como um dos mais prestigiados do mundo.
História da Universidade McGill
Fundada de forma oficial em 1821, sua história começa 20 anos antes. Em 1801 surgiu a Royal Institution for the Advancement of Learning (Instituição Real para o Avanço da Aprendizagem), em Montreal.
Nessa época, não existia instituição de educação pública na região, e a Royal apareceu para resolver esse problema.
E desde então, a instituição é subsidiada pelo governo, de forma pública e universal.
O comerciante escocês James McGill faleceu em 1812, deixando sua propriedade nas limitações da cidade e 10 mil libras para que a instituição criasse uma faculdade com seu nome.
Dessa forma, surgiu a faculdade McGill, em 1821, mas apenas em 1829 seus primeiros alunos foram recebidos, ao fazer uma parceria com a Faculdade de Medicina de Montreal.
Apenas em 1852 a Royal se fundiu com a universidade McGill, se tornando a universidade que conhecemos atualmente, uma das melhores para estudar no Canadá.
Quais cursos são oferecidos na Universidade McGill?
Oferecendo mais de 1.200 programas, entre graduação e pós-graduação, os cursos que mais bem ranqueados são:
- Engenharia de Minas;
- Biblioteconomia;
- Anatomia e Fisiologia;
- Linguística;
- Geografia;
- Direito.
Como ingressar na Universidade McGill?
Ao contrário de lugares como Reino Unido e EUA, no Canadá cada instituição possui sua plataforma, que estabelece suas próprias regras.
Basicamente, o processo funciona da seguinte forma: em casos de graduação, é necessário pagar uma taxa de inscrição, e a admissão é baseada no histórico do aluno, na maioria dos cursos.
Além da proficiência em inglês, através dos exames TOEFL ou IELTS, suas notas são levadas em consideração, assim como as atividades extracurriculares.
É importante frisar que alguns cursos como arquitetura, música, estudos religiosos necessitam de cartas de recomendação.
Já para a pós-graduação e mestrado, documentos como diploma, cartas de recomendação e transcrições de histórico são exigidas.
Alguns requisitos mais específicos, devem ser examinados diretamente na coordenação do curso. A comprovação de fluência também é exigida, com exames como GRE e GMAT.
Venha estudar no Canadá com quem entende de intercâmbio!
Ter a oportunidade de estudar no Canadá, na província de Quebec, em uma das melhores universidades do país parece ser incrível, não é mesmo?E agora que você já sabe mais sobre auniversidade McGill, entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e realize de vez seu sonho de intercâmbio!