Se o seu objetivo é conseguir um trabalho na Irlanda e estudar ao mesmo tempo, é possível. Com o visto de estudante, você pode realizar essa modalidade de intercâmbio. Porém, é preciso que você tenha maior disponibilidade de tempo para tal.
Inclusive, o país cresce gradativamente não só no quesito econômico, mas em oportunidades também. Afinal, o disparo econômico tende a gerar mais possibilidades não só para os nativos, mas para os estrangeiros que buscam uma experiência internacional.
Nesse sentido, o trabalho na Irlanda requer mão de obra qualificada e os números são positivos. O aumento do consumo impacta diretamente no investimento por parte de outras nações. Por isso, a empregabilidade é tão levada a sério no país.
Além disso, os salários acima da média chamam atenção de quem procura um emprego na Irlanda. Apesar de muitos considerarem o custo de vida mais elevado do que o de outros destinos, o valor da hora trabalhada é um ponto positivo no final das contas.
Dessa forma, trabalhar na Irlanda é ir além. Ir além da experiência de trabalho internacional, desenvolver novas habilidades com um idioma, conhecer pessoas do mundo todo, fazer networking, adquirir mais visão de mundo e muito mais.
Não é por acaso que o destino é sim visado por muitos brasileiros. São muitas as possibilidades de intercâmbio, por exemplo. Com diferentes vieses, é possível estudar e/ou trabalhar no país.
Por isso, confira abaixo os programas disponíveis para você aqui na IE:
- Curso de Idiomas
- Estudo e Trabalho
- Universidade
- Mochilão
Porém, vale ressaltar que, se você optar por trabalhar na Irlanda, você precisa passar um tempo maior no país, ou seja, precisa investir mais em tempo e dinheiro. Isso porque é necessário que você esteja matriculado em um curso reconhecido pela imigração do país.
Entenda como é o mercado de trabalho na Irlanda
O primeiro passo é você entender qual o seu tipo de nível, em relação a conhecimento, de inglês. A partir disso você consegue permear por opções de emprego mais seguras e provavelmente mais assertivas.
A língua, sem sombra de dúvidas, é um fator determinante para esse processo, afinal a comunicação é uma premissa de qualquer trabalho. Porém, em alguns casos, isso é exigido de forma mais prudente de você.
Se tratando mais especificamente do mercado de trabalho na Irlanda, pode-se destacar alguns setores que acabam se evidenciando, tais como: TI, Saúde, Marketing Digital, Atendimento e Engenharia.
Com a alta dessas atividades, as demandas de mão de obra passam a ser maiores também, então é possível encontrar muitas opções de emprego assim. Afinal, a Irlanda também é sede para grandes empresas, aquelas bem dos sonhos mesmo.
Google, Facebook, entre tantas outras empresas necessitam de trabalho qualificado. Logo, o cenário é muito diverso e atende a jovens das mais diversas áreas. Claro, que um trabalho como esse requer muito mais de você, mas quem sabe o processo não te faz chegar até lá?
É onde justamente entra a questão curricular, porque no Brasil, alguns requisitos são levados fortemente em consideração. Mas, ter uma experiência e trabalho internacional não é pra qualquer um não e, é comum ver por aí, exigências em relação a um segundo idioma.
Por que trabalhar na Irlanda
A Irlanda é um país que detém uma qualidade de vida proporcional à segurança que proporciona. Além disso, os cursos de inglês são reconhecidos e as experiências profissionais também. São diversas cidades que permitem uma construção gradativa de desenvolvimento, seja profissional ou pessoal.
Além disso, o sistema educacional é referência no mundo todo, recebendo estudantes dos mais diversos destinos. Fora que é um país que, dependendo do seu estilo de vida, é economicamente mais barato para se viver.
Tipos de emprego na Irlanda
Os trabalhos mais comuns da Irlanda são os mais populares e os que mais possuem vagas disponíveis. Além disso, alguns deles não exigem um nível de inglês extraordinário. Porém, são vagas que pagam um bom salário.
Fique atento nos pré-requisitos para as vagas, algumas delas pedem experiência comprovada ou algum tipo de especialização. Mas, dependendo de como seja, às vezes não é difícil organizar isso.
- Barista
- Assistente de cozinha
- Garçom
- Vendedor de loja
Uma observação que precisa ser feita aqui é que o trabalho quem consegue é o estudante. Esse tipo de procura e decisão é responsabilidade inteiramente do aluno. Logo, a IE não se responsabiliza por encontrar uma oportunidade de trabalho, certo?
Isso te dá mais liberdade para escolher e procurar o que provavelmente te deixa mais à vontade e preparado para lidar.
Visto para trabalhar na Irlanda
Apesar do país ter vários tipos de visto, quando falamos sobre estudo e trabalho, o cenário muda. Mas, primeiramente, é importante dizer que o visto para a Irlanda é emitido no território irlandês mesmo, diferente de alguns países.
Se sua viagem for apenas para turismo, não é necessário emitir o documento, afinal, nessas condições, você tem a permissão de permanecer no destino por um período de até 90 dias. Sendo assim, nesse aspecto somente é necessário o passaporte válido, passagem de volta comprada, dinheiro para permanecer no país e acomodação.
Após esse período, é necessário sim fazer a emissão do documento! Logo, o visto de estudante com permissão de trabalho é denominado de Visto Stamp 2. Assim, você pode estudar de 6 a 8 meses no país e trabalhar meio período (20 horas semanais).
Porém, vale lembrar que, se você tiver pretensões de renovar esse visto, é possível fazer isso por duas vezes.
Em suma, se o trabalho na Irlanda é um sonho seu, que tal bater um papo com um de nossos especialistas? Assim, você consegue tirar todas as suas dúvidas sobre o programa e quem sabe começar a planejar a sua viagem de intercâmbio.
Além disso, fique ciente de que mesmo que esse não seja o seu destino escolhido, existem diversas outras opções de destinos para você. Inclusive, de programas também! Não perca tempo e comece a traçar seu perfil, preferência e objetivos. Dessa forma, você consegue optar com calma pelo que é o melhor pra você.