As experiências são para serem vividas a curto, médio ou longo prazo. Quanto mais cedo conhecer novos lugares, diferentes culturas e ambientes que fogem do seu círculo social, maior será a interação com o mundo e as pessoas em volta. A nova geração sabe muito bem a importância disso nos dias de hoje!
A busca pela independência dos pais, a vontade de cuidar de si mesmo e viajar sozinho, chegam a dar calafrios, mas esses foram os ingredientes que fizeram adolescentes tomarem a decisão de arrumar as malas e realizar o sonho de um intercâmbio no exterior e, claro, se divertirem enquanto aprendem inglês nas férias de julho na Califórnia, nos Estados Unidos.
Veja alguns depoimentos sobre essa aventura que realizaram durante o intercâmbio e que marcaram a vida desses jovens IE!
Aline Freitas, 14, de São Paulo, escorpiana e especialista em juntar amigos para viajar:
“Foi uma experiência indescritível, senti que a Califórnia me abraçou e me acolheu de uma forma que nenhum outro lugar fez. O que mais me marcou, além das paisagens maravilhosas, dos passeios divertidos e das pessoas incríveis, foi a sensação de independência que era estar em outro país cuidando das minhas próprias coisas. Nunca vou esquecer dessa viagem, dos amigos que fiz, das coisas que vivi e aprendi. Quando eu olhar parar trás, com certeza vou lembrar dessas três semanas como as mais malucas, divertidas e inusitadas da minha vida”, aproveitou cada instante!
Luísa, 15, de Belém do Pará, a rainha do sorvete e mestre em fazer amigos internacionais:
“Essa viagem foi uma das melhores experiências que eu já tive na minha vida! A cada dia que passava eu aprendia uma coisa nova: era sobre a personalidade das pessoas que me cercavam, sobre inglês, cultura ou línguas. Tudo na viagem parecia um sonho muito louco que eu estava tendo. Todos que fizeram intercâmbio comigo têm personalidades completamente diferentes, mas eu vou sentir saudade de cada um. Eu amo muito, muito, muito vocês! Espero que se lembrem de mim”, deixou o recado!
Luís Fernando, 15, de São Paulo, amigo para todas as horas e considerado o galã da turma:
“Bom, esse intercâmbio foi inesquecível e muito importante na minha vida. Fiz muitas amizades e pude melhorar meu inglês. Além disso, tive a oportunidade de conhecer diferentes culturas do mundo e visitar vários lugares que eu pensava que eram apenas coisas de filmes. O que eu vivi foi um sonho, amei tudo e garanto que vai ficar na minha memória para sempre”, fica a dica!
Crescimento pessoal
Para a gerente da IE Paulista e Group Leader na temporada de julho, Natália Horta, mais do que aprender inglês, passear ou viajar, fazer um intercâmbio teen é adquirir crescimento pessoal e amadurecimento. “Eles ficam na casa de outra família, se adaptam à novos hábitos, novas regras e são vários os desafios”, disse.
Ainda segundo a especialista em intercâmbios, os teens da IE estavam bem unidos e sempre procuravam fazer as coisas juntos, decidiam pela vontade em comum do grupo e um ajudava o outro na hora de se comunicar em inglês. “Às vezes, a pessoa sabe falar inglês, mas não tem a prática, então quando chega lá, tem que se virar, praticar e respeitar o espaço dos colegas”, finalizou.
Depois de todo esse recado, não perca mais tempo e procure a IE mais próxima para planejar logo o intercâmbio das férias do ano que vem! Os detalhes de como se inscrever para a temporada de Férias Teen 2018 você encontra em: www.ie.com.br/intercambio/ferias-teen/
*Fotos cedidas por Natália Horta