O que significa interculturalidade? Você conhece esse termo muito utilizado no mundo todo nos dias de hoje?
Muitos se perguntam o que significa interculturalidade pois, aparentemente, essa é uma palavra um pouco mais “difícil” de ser interpretada, mas na verdade não é!
Pensando nisso, criamos este artigo para te explicar o que significa interculturalidade e em que momentos utilizar esse termo. Vamos lá?
Afinal, o que significa interculturalidade?
A Interculturalidade é um conceito que promove as relações de comunicação entre grupos culturais que se diferem de suas práticas, sempre estimulando a interação, compreensão e o respeito entre as diferentes culturas e grupos étnicos.
O termo interculturalidade também pode ser usado como uma forma de indicar como a cultura flui e como ela faz para se fundir com outras culturas.
Esse termo pode ser associado ao multiculturalismo, muito conhecido no Canadá, por ser um país que mistura diversas culturas.
Além disso, a interculturalidade pode ser vista como um meio de experimentar a cultura de outro indivíduo e conhecer mais sobre ela, prezando por valores como respeito, cidadania, igualdade, tolerância, democracia na educação, e direitos humanos.
Portanto, o objetivo deste termo, não é somente formar grupos. Além disso, diante da globalização e do individualismo, ele também busca conseguir integrar grupos em uma sociedade um pouco mais igualitária.
Ademais, existem alguns princípios do conceito, que são:
- Reconhecimento de cidadania;
- Reconhecimento do direito de exercer a identidade originária dos povos;
- Rejeição das formas de imposição da cultura hegemônica e marginalização da cultura minoritária;
- Compreensão das culturas como fenômenos dinâmicos;
- Comunicação horizontal.
O multiculturalismo canadense
Como dito anteriormente, a cultura canadesne é uma das mais multiculturais do mundo. Isso acontece pois o Canadá possui várias etnias convivendo juntas, e valorizam muito essa variedade cultural no país.
Dessa maneira, o multiculturalismo canadense, que nasceu desde a época da colonização, quando diversos imigrantes foram para o país, mistura e agrega a gastronomia, a religião e a linguagem que se mesclam de uma maneira única.
Além disso, existem outros pontos em que se é possível ver a mistura de culturas no país. Um que chama bastante atenção é o idioma, pois o país possui o inglês e o francês como idiomas oficiais.
A cultura canadense possui uma grande e diversificada mistura de etnias, provenientes de diversas partes do mundo. Algumas das populações mais presentes no país são:
- Alemães;
- Latino-americanos;
- Italianos;
- Sul-asiáticos;
- Judeus;
- Brasileiros.
Dessa forma, os costumes, características e culturas do Canadá se transformam em uma grande miscigenação, carregando traços de cada uma das “originais”.
Conheça a interculturalidade do Canadá com a IE
Como você pôde ver, conhecer um país multicultural e que valoriza a singularidade de cada etnia da população é uma experiência única e incrível, não é mesmo?
E agora que você já sabe o que significa interculturalidade, que tal escolher juntamente com a IE os programas de intercâmbio incríveis no Canadá?
Não perca mais o seu tempo e entre em contato hoje mesmo para conhecer mais detalhes sobre nossos programas, planeje o seu intercâmbio e voe rumo aos seus sonhos!