Cada dia que passa, as viagens para turismo, estudar ou trabalhar, vêm se tornando experiências cada vez mais únicas e diferenciadas. Nesse sentido, vem com a gente e conheça o que é hostel, um interessante e divertido tipo de hospedagem!
Porém, antes de mais nada, para você curtir esta descolada e divertida maneira de hospedagem mais barata, você precisa saber exatamente o que é hostel, como ele funciona e quais as vantagens de optar por este tipo de hospedagem no exterior.
Assim, leia até o final e aprenda tudo sobre o que é hostel: sua história, suas características e como é se hospedar neste modelo de acomodação para estudantes de intercâmbio, que é muito comum nas viagens pela Europa.
O que é hostel: definição
Em primeiro lugar, pode-se dizer que a palavra hostel significa, em português, albergue. Então, ambos são a mesma coisa.
Sendo assim, o hostel é o tipo de hospedagem similar a um hotel tradicional, onde são oferecidos serviços mais simples e a acomodação é compartilhada com outros hóspedes.
Geralmente, os quartos são coletivos e os banheiros são compartilhados, assim como as áreas sociais comuns do hostel.
Assim, para entender o que é hostel, pode-se considerar que é uma modalidade de hospedagem mais barata do que um hotel tradicional.
Por exemplo, um hostel pode não oferecer serviço de recepção 24 horas, como num hotel. Mas, com certeza, haverá outras formas de receber o hóspede com atenção e em qualquer hora!
Nesse contexto, o que é hostel é uma alternativa ideal de acomodação para estudantes de intercâmbio de idiomas porque proporciona a interação entre as pessoas e favorece o aprendizado da língua e a imersão na cultura do lugar.
O que é hostel: características
Descubras as principais singularidades desta forma de acomodação para estudantes:
- Ambiente descontraído, jovial e informal
- Quartos individuais ou coletivos – dá para alugar um quarto ou uma cama
- Banheiros coletivos e compartilhados – separados por sexo
- Perfil regional – arquitetura, decoração, comida, costumes etc.
- Localização diferenciada – em centro urbanos ou mais próximo à natureza
- Os espaços comuns estimulam o inter relacionamento e promovem o networking
- Prioriza a criação de conexões dos hóspedes entre si e com a comunidade local
Entretanto, nos dias de hoje, existem vários tipos de hostel, que podem oferecer desde simplesmente uma hospedagem mais barata, até serviços exclusivos e mais requintados, como quartos e suítes individuais.
Conheça as 6 modalidades de hostel mais populares.
6 Tipos de hostel para você optar na sua próxima viagem
- Hostel econômico – é um dos tipos de hostel mais populares, inclui serviços básicos, sem luxo.
- Party Hostel – são os preferidos da galera que curte as baladas! Geralmente possuem um pub ou bar que anima a galera com festas e eventos.
- Hostel Boutique – mais requintado e com valor mais alto, conta com ambientes bem confortáveis e decorados, como café da manhã diferenciado e amenities de banho.
- Guesthouse – tem um clima mais tranquilo de pousada, dentro da cidade, com ambientes aconchegantes e um atendimento customizado, onde o dono geralmente está bem presente e promove interações com os hóspedes.
- Eco-hostel – geralmente localizado fora dos centros urbanos, possui uma pegada mais sustentável para gerar menos impacto no meio ambiente.
- Poshtel (posh = elegante em inglês) – o hostel de luxo, com suítes individuais, decoração diferenciada, roupas de cama e banho de alta qualidade, amenities de banho sofisticadas, frigobar, dentre outros serviços, dignos de um bom hotel
O que é hostel: história do hostel
De acordo com a história, este tipo de acomodação já existe há bastante tempo, mas nem todo mundo conhece o que é hostel e fica em dúvida para diferenciá-lo de uma pousada ou de um hotel, por exemplo.
Nesse sentido, acaba utilizando este tipo de hospedagem sem saber!
Segundo os relatos históricos, os hostels, ou albergues, foram criados na Alemanha, no início do século XX, em ano de 1909, por um professor nativo que alemão que teve que resolver sua acomodação no meio de uma tempestade.
A partir daí, o primeiro hostel do mundo começou a funcionar três anos depois, nas dependências medievais de um castelo em Altena, pequena cidade alemã. É sabido que o hostel ainda existe e recebe turistas até hoje.
Nos anos seguintes, nas décadas de 1930 até 1960, o movimento alberguista se espalhou pelo mundo como uma forma de hospedagem mais barata e simples.
Centenas de hostels foram construídos em vários países da Europa, da América do Norte, da América Central e da América do Sul, popularizando e incrementando a criação de diversos tipos de hostel, como os exemplos citados acima.
Hostel e albergue no Brasil
Aqui no Brasil, o movimento alberguista chegou bem mais tarde, em 1961, quando um casal de viajantes brasileiros trouxe a ideia após uma viagem pela Europa.
Nesse contexto, o primeiro hostel nacional foi construído na cidade do Rio de Janeiro, e funcionou recebendo turistas desde 1965 até 1973, com bastante procura.
Copiando a iniciativa, vários outros albergues foram criados na cidade carioca e também em outros estados brasileiros.
Entretanto, somente em 1971 é que a categoria de hospedagem “albergue” foi oficializada, através da Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), também no estado fluminense.
Definitivamente, as características do povo brasileiros, muito simpático, comunicativo e hospitaleiro impulsionam o desenvolvimento deste tipo de hospedagem pelo país, que existe até hoje e cresce a cada dia.
Quem procura o hostel para se hospedar?
Como já relatado acima, os hostels são ambientes mais informais e normalmente, eles são preferidos pelo público mais jovem, principalmente estudantes, que precisam economizar nas viagens e são abertos a novas experiências e culturas.
Mas este tipo de hospedagem também pode atender a uma grande variedade de perfis de turistas que frequentam os albergues na atualidade.
Podem ser desde grupos de amigos, famílias, casais e até turistas da terceira idade, justamente à procura de viagens mais interativas e maior socialização.
Por que se hospedar em um hostel?
Saiba quais os motivos que levam as pessoas a escolher o hostel como tipo de hospedagem
Apesar da falta de privacidade, os maiores objetivos do hostel são:
- Em primeiro lugar, oferecer maior interação social e intercâmbio cultural para seus hóspedes, durante as suas experiências de viagem.
- Em segundo lugar, o hostel se propõe a cobrar bem menos pelos seus serviços do que um hotel custaria. Sem dúvida, disponibilizando serviços mais simples e informais, porém, com qualidade e alto grau de interatividade.
- Em terceiro lugar, o hostel se propõe a viabilizar a acomodação de hóspedes em ambientes variados, como no meio de grandes metrópoles ou em locais mais afastados, junto à natureza.
- Por último, o hostel é um ambiente bem descolado e aberto à diversidade étnica e cultural, que recebe pessoas de todos os perfis. Então, se você gosta de conhecer gente interessante, o hostel é o lugar ideal!
Posso ficar hospedado em um hostel durante meu intercâmbio?
Tipicamente, as principais formas de acomodação para estudantes de intercâmbio são as residências estudantis e as casas de famílias anfitriãs locais.
As casas e famílias são compostas de casais com ou sem filhos que são pagos para receber os estudantes estrangeiros. O intercambista convive em um ambiente familiar e vivencia o dia a dia dos moradores locais, suas tradições, seus hábitos e costumes.
As residências estudantis são casas ou apartamentos alugados onde cada estudante tem o seu quarto e compartilha os demais cômodos do espaço com outros colegas estrangeiros.
Entretanto, o estudante também pode optar por outros tipos de hospedagem, se assim desejar, como hotéis, pousadas, hostels, dentre outras formas de acomodação para estudantes.
Porém, vale lembrar que, nos programas organizados pela IE Intercâmbio, os intercambistas brasileiros menores de 18 anos precisam ficar hospedados em casas de famílias locais.
Saiba mais sobre o que é hostel e escolha o seu intercâmbio no exterior com a IE
Você pode falar hoje mesmo com nossos especialistas em intercâmbio no exterior e tirar todas as dúvidas que ainda tenha sobre o que é hostel.
Além disso, ele vai te mostrar todas as opções de destinos e acomodações disponíveis para você ficar durante o seu intercâmbio fora do Brasil.
E ainda, te dar todos os detalhes sobre cada uma das modalidades de intercâmbio para estudar no exterior que são:
- Curso de idiomas
- Curso profissionalizante
- High School no exterior
- Férias Teen
- Universidade
- Estudo e Trabalho
- Work Experience
- Au Pair
- Intercâmbio voluntário
Seja para aprender um idioma, fazer High School, entrar em uma universidade internacional ou até mesmo trabalhar legalmente fora do Brasil, conte sempre com quem tem mais de 26 anos de experiência em intercâmbio. Escolha a IE Intercâmbio!
Finalmente, agora que você sabe o que é hostel, pode considerá-lo como uma diferente e divertida opção de acomodação durante o seu intercâmbio para estudar no exterior e conhecer muita gente legal! Confira mais detalhes com a nossa equipe que está pronta para te atender!