Guia sobre o que fazer em Munique: atrações, custos e muito mais

Compartilhe:

O que fazer em Munique é o que não falta! Há uma infinidade de atividades para aproveitar. Seja você um estudante ou um visitante, existem várias opções para todos os gostos.

As possibilidades de o que fazer em Munique são diversas. A cidade é famosa por sua história, arquitetura, cultura vibrante e cervejas mundialmente renomadas.

A capital da Baviera cativa visitantes de todo o mundo. Combinando tradição e modernidade, as atrações em Munique são destinos imperdíveis na Alemanha. 

Nesse artigo falaremos sobre as principais informações que você precisa saber para planejar sua viagem: onde ficar, como se locomover e alguns de seus pontos turísticos.

Além disso, caso você tenha vindo aqui para saber sobre o intercâmbio em Munique, fique tranquilo pois também falaremos sobre os programas oferecidos pela IE para estudar por lá!

O que fazer em Munique?

É muito difícil selecionar apenas uma resposta para o que fazer em Munique, mas nosso conselho é: comece visitando a Praça de Marienplatz, no centro da cidade.

Afinal, a atração é uma das mais famosas da cidade e mais bem avaliada em sites respeitados, como o próprio Google. Em breve você entenderá o porquê da escolha.

Sendo assim, vamos começar falando do turismo em Munique com seus variados pontos turísticos. É cada um mais interessante que o outro. Confira:

  1. Praça de Marienplatz
  2. Catedral de Nossa Senhora (Frauenkirche)
  3. Palácio Nymphenburg
  4. Oktoberfest
  5. Jardim Inglês (Englischer Garten)
  6. Museus de arte

Praça de Marienplatz

Como prometido, aqui está o topo das listas sobre o que fazer em Munique: uma das praças mais famosas e movimentadas da cidade.

É o ponto central de encontro e um importante marco histórico. É cercada por edifícios históricos, sendo a Antiga Prefeitura um dos mais proeminentes. 

A Antiga Prefeitura é famosa pelo seu carrilhão do relógio, o Glockenspiel, que se movimenta e toca música em determinados horários, atraindo multidões de espectadores.

A praça em si é um espaço animado, repleto de lojas, restaurantes e cafés. É um local popular tanto para moradores quanto para quem está visitando os pontos turísticos em Munique.

É o passeio ideal para fazer em dias em que o clima da cidade de Munique está mais fresco.

Marienplatz também serve como ponto de partida para explorar outras atrações próximas, como a Catedral de Nossa Senhora (Frauenkirche) e o mercado Viktualienmarkt. 

Por essas e outras deve estar no topo da sua lista de o que fazer em Munique.

Curiosidade: durante o período medieval, a praça era conhecida como “Schraenen” e servia como palco para competições e celebrações. 

Depois, o seu nome foi alterado para “Marienplatz” como um apelo à Virgem Maria em busca de proteção contra uma terrível epidemia de cólera que assolava a cidade.

Catedral de Nossa Senhora (Frauenkirche)

Ainda está pensando sobre o que fazer em Munique? Então não deixe de acrescentar a catedral. É uma obra arquitetônica construída no estilo gótico e é um dos marcos da cidade.

A Frauenkirche é reconhecida pelas suas duas torres distintas, que são consideradas símbolos da cidade e proporcionam vistas panorâmicas para aqueles que sobem até o topo.

O interior da catedral possui vitrais coloridos e detalhes refinados, transmitindo uma sensação de grandiosidade e espiritualidade, muito comum entre as atrações em Munique

O destaque do interior é o famoso “Teufelstritt” (Pisada do Diabo), um círculo de pedra no chão que, segundo a lenda, foi deixado pelo diabo ao tentar enganar seus construtores.

A Frauenkirche também possui um importante papel religioso e cultural. Ela abriga serviços religiosos, concertos de música e eventos cerimoniais ao longo do ano.

Palácio Nymphenburg

O Palácio Nymphenburg na verdade é uma residência que foi construída como uma casa de verão para a família real da Baviera e se tornou parte do turismo em Munique.

Seu interior é muito rico culturalmente, apresentando salões luxuosos, galerias de arte e móveis finos, que refletem a ostentação da época.

Os jardins do Palácio certamente não podem ser deixados de lado entre as opções de o que fazer em Munique. 

Cobrem uma vasta área, são projetados em estilo barroco e oferecem uma atmosfera tranquila. 

Esse grande espaço verde inclui fontes, lagos, esculturas e canteiros de flores, proporcionando um cenário perfeito para caminhadas, piqueniques ou apreciar a paisagem.

Além de ser também um ótimo local para os estudantes que estão indo fazer intercâmbio em Munique e desejam estudar em meio a natureza.

Dentro do palácio, também há outras atrações, como o Marstallmuseum, que expõe uma coleção de carruagens e carros históricos.

Oktoberfest

Pensar sobre o que fazer em Munique é associar imediatamente a Oktoberfest!

Você certamente já deve ter ouvido falar nela, um dos festivais de cerveja mais famosos do mundo e uma das festividades mais icônicas da Alemanha. 

É uma celebração única, que combina tradição, cultura, gastronomia e claro, cerveja. Realizada anualmente em Munique, atrai milhões de visitantes de todo o mundo.

Ocorre durante cerca de duas semanas, normalmente no final de setembro e início de outubro. Esse evento não pode faltar no seu roteiro de turismo em Munique.

Os visitantes podem desfrutar de uma ampla variedade de cervejas locais, com destaque para as tradicionais cervejas Oktoberfest, servidas em enormes canecas chamadas “Mass”.

Além das cervejas, há uma uma atmosfera animada, com danças tradicionais, desfiles, parques de diversões e pratos típicos, como pretzels, salsichas e joelho de porco.

O traje também é uma parte importante da festa. Tanto os moradores locais quanto os visitantes vestem trajes tradicionais.

Curiosidade: o festival teve origem em 1810, como uma celebração do casamento do príncipe herdeiro da Baviera com uma princesa.

A festa foi tão bem-sucedida que decidiram repeti-la no ano seguinte, e assim começou a tradição da Oktoberfest, que hoje está presente em todas as listas de “o que fazer em Munique”.

Jardim Inglês (Englischer Garten)

É um dos maiores parques urbanos do mundo e um dos principais pontos turísticos em Munique

É um refúgio tranquilo, sendo uma opção do que fazer em Munique quando se quer um lugar para fugir do corre-corre da cidade e curtir a natureza.

Esse parque foi projetado no finalzinho do século XVIII e se inspirou nos jardins ingleses, por isso o nome. 

Tem uma extensa área verde, riachos, lagos e até colinas. Os visitantes podem explorar através de caminhadas, andar de bicicleta ou só ficar relaxando em meio à natureza. 

Uma das principais atrações por lá é a Eisbachwelle, uma onda artificial que fizeram no rio Eisbach e que atrai muitos surfistas. Dá para ficar só assistindo a galera se jogar nas ondas.

Outros destaques são o templo grego Monopteros, que oferece uma vista legal do parque, e uma torre chinesa de cinco andares chamada Chinesischer Turm, onde há um jardim de cerveja.

Se você está se perguntando o que fazer em Munique, não deixe de incluir essas atrações no seu roteiro!

É bem comum ver pessoas praticando esportes, fazendo piquenique, passeando com os bichos de estimação e até pegando um solzinho nas áreas designadas.

Museus de Arte

Munique é um lugar incrível para quem curte arte, com vários museus que abrigam coleções sensacionais e exposições famosas mundialmente.

Se você já está decidido sobre o que fazer em Munique, esses museus são uma ótima pedida de passeio para quem deseja se envolver com a história e a cultura.

Um museu que é destaque na capital da Baviera é o Pinakothek der Moderne. Lá há uma coleção gigante de arte moderna e contemporânea, com pinturas, esculturas, fotos e design. 

Esse museu é famoso pelas exposições criativas e pela variedade de estilos artísticos que mostra, como várias outras atrações em Munique.

Outro museu que não dá para perder é o Alte Pinakothek. Lá tem obras-primas de artistas famosos como Leonardo da Vinci. 

Além desses museus famosos, Munique tem outros espaços culturais muito legais, como a Neue Pinakothek, o Lenbachhaus e o Glyptothek, cada um com suas próprias coleções de arte.

Não importa se você já sabe o que fazer em Munique ou não, com certeza vai se apaixonar pelas obras e pela criatividade humana que estão expostas lá.

Onde ficar em Munique?

São várias as opções de estadia, entre elas os seguintes locais:

  1. Centro Histórico (Altstadt)
  2. Bairro de Schwabing
  3. Bairro de Maxvorstadt
  4. Bairro de Glockenbachviertel
  5. Bairro de Haidhausen

Agora que já conhecemos os principais pontos turísticos em Munique, está na hora de saber de forma mais detalhada sobre esse tópico importante.

Não há nada mais frustrante do que viajar para outro país e perceber que está hospedado há quilômetros de distância de tudo que há de mais interessante para fazer por lá.

Para conseguir aproveitar todo turismo em Munique, é preciso estar bem localizado na cidade de modo a não perder tanto tempo na locomoção.

No entanto, seja qual for o bairro que você escolher, saiba que há uma excelente rede de transporte público, permitindo que você explore facilmente a cidade. 

Lembre-se de reservar sua hospedagem com antecedência, principalmente se eventos populares estiverem dentro da sua lista do que fazer em Munique.

Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil decidir. Mas não se preocupe! Vamos falar melhor sobre os lugares citados acima. Dê uma olhada na abaixo.

Centro Histórico (Altstadt)

Se ao pensar em o que fazer em Munique, você imagina um roteiro no meio da ação, o centro histórico é a melhor escolha. 

Aqui você estará próximo das principais atrações, como a famosa Marienplatz e o movimentado Viktualienmarkt. 

Assim como as atrações em Munique, existem opções de hospedagem para todos os bolsos, desde hotéis de luxo até aconchegantes pousadas.

Bairro de Schwabing

Para uma estadia mais animada, o bairro de Schwabing é uma excelente opção para quem já sabe o que fazer em Munique e escolheu opções mais badaladas.

Conhecido por sua vida noturna agitada, é repleto de bares, restaurantes e lojas. Por ter uma energia mais jovem, este acaba sendo uma escolha popular entre os viajantes.

Bairro de Maxvorstadt

Se você é apaixonado por arte e cultura, o bairro de Maxvorstadt é o lugar certo. 

Caso esteja indo fazer intercâmbio em Munique, você terá fácil acesso a museus e universidades.

Os hotéis nesta área são elegantes e acolhedores, perfeitos para quem já sabe o que fazer em Munique e está buscando uma estadia culturalmente rica.

Bairro de Glockenbachviertel

Este bairro alternativo é conhecido pelo seu cenário LGBTQ+ bem ativo e uma atmosfera descontraída. 

Com ruas encantadoras repletas de cafés e lojinhas, Glockenbachviertel oferece uma estadia cheia de charme e diversidade. Não vai faltar o que fazer em Munique por lá!

Bairro de Haidhausen

Se você prefere um ambiente mais tranquilo, Haidhausen é uma ótima escolha. 

Localizado do outro lado de um rio localmente conhecido, o bairro acrescenta ao turismo em Munique edifícios históricos, cafés charmosos e uma energia relaxante

Como se locomover em Munique

O sistema de transporte público é eficiente e abrangente. Se o objetivo for realizar um intercâmbio em Munique, a locomoção certamente não será um problema.

Dentre as opções de locomoção na cidade, estas escolhas são suficientes para conhecer todos os pontos turísticos em Munique:

  • Metrô e ônibus
  • Bondes ou VLTs
  • Bicicleta
  • Caminhada
  • Táxi ou uber

Metrô e ônibus

Cobrem toda a cidade e são uma ótima opção para se deslocar de forma rápida. Você pode adquirir um bilhete simples ou um passe diário.

É importante lembrar que também estão disponíveis os ônibus Hop-On Hop-Off para explorar a cidade com um guia turístico. 

Saber o que fazer em Munique não é fácil diante de tantas opções, por isso esses ônibus podem ser uma excelente escolha. 

Se você estiver hospedado mais distante do centro ou quiser ir até pontos turísticos mais longes, sugerimos que adquira o Munich Card. 

O cartão oferece viagens ilimitadas no transporte público e descontos para diversas atrações em Munique.

Bondes ou VLTs

São outra opção de transporte público. São úteis para explorar atrações em Munique nas áreas centrais da cidade. 

Assim como no metrô e ônibus, é possível usar os mesmos bilhetes para o bonde.

Bicicleta

A cidade é muito bike-friendly, com extensas ciclovias e aluguéis de bicicletas. Inclusive apenas uma pedalada pela cidade já é um programa e tanto.

Considere incluir o passeio na sua lista de “o que fazer em Munique” quando for planejar um roteiro.

É uma ótima maneira de explorar a cidade de forma ativa e aproveitar parques e áreas verdes, como o Jardim Inglês já citado anteriormente.

Caminhada

Se você optou por se hospedar próximo ao centro, não precisará se preocupar pois a cidade é compacta e tranquila de ser percorrida a pé.

Além disso, muitos pontos turísticos em Munique estão localizados próximos uns dos outros, especialmente no centro histórico. 

Caminhar pode ser uma forma agradável de se locomover, permitindo que você aproveite a arquitetura e descubra detalhes interessantes ao longo do caminho.

Táxi ou Uber

Se preferir uma opção mais prática e privativa, táxis e Uber estão disponíveis. 

De acordo com as atividades que você escolheu na nossa lista de o que fazer em Munique, se familiarize com os horários de funcionamento e planeje seus deslocamentos

Quanto custa viajar para Munique?

atrações em munique

Uma viagem para Munique pode custar em média de 100 a 200 euros por dia, considerando acomodação, alimentação, transporte e atividades.

No entanto, esses valores são estimativas e os custos reais podem variar dependendo das escolhas pessoais do viajante dentro de o que fazer em Munique. 

Abaixo está uma estimativa geral dos principais gastos para ajudá-lo a planejar seu orçamento:

Passagens aéreas

O preço pode variar muito de acordo com a temporada, antecedência da reserva, aeroporto de partida e companhia aérea. 

Pode-se esperar gastar algo em torno de 800 e 1500 euros para uma passagem de ida e volta, dependendo das circunstâncias.

Acomodação

Os preços das hospedagens variam bastante, dependendo do tipo de acomodação, conforto e localização, como estar perto dos pontos turísticos em Munique ou não.

Para um hotel de categoria média, você pode esperar gastar entre 80 e 150 euros por noite. 

Já se preferir opções mais econômicas, como apartamentos compartilhados, os preços caem para 30 a 70 euros por noite.

Alimentação

Claro que os valores de alimentação irão variar bastante, se você já sabe o que fazer em Munique, é um começo para calcular uma estimativa de quanto será gasto.

Em média, um almoço em um restaurante pode custar entre 10 e 20 euros, enquanto um jantar pode custar entre 15 e 30 euros. 

Se você preferir refeições mais econômicas, como lanches de rua ou supermercados, pode gastar cerca de 5 a 10 euros por refeição.

Atrações turísticas

Os preços de ingressos das atrações em Munique podem variar, mas em média, espere gastar entre 10 e 20 euros para entrar em cada atração.

Lembrando que algumas delas podem oferecer entrada gratuita em determinados dias ou horários. Veja seus planos do que fazer em Munique e faça os cálculos.

Veja alguns exemplos de passeios e seus respectivos valores (registrados em 2021):

  • Palácio Nymphenburg: varia de acordo com os tipos de visitas e exposições dentro do palácio. Para visitar os apartamentos reais era de cerca de 6 euros para adultos.
  • Museu da BMW: o preço para adultos era cerca de 10 euros, com descontos para estudantes e idosos. Havia também pacotes familiares disponíveis. 
  • Residência de Munique: o preço para visitar a residência real variava de acordo com as áreas. O ingresso básico custava cerca de 7 euros para adultos.
  • Deutsches Museum: o preço para adultos era cerca de 14 euros. O museu também oferecia ingressos gratuitos para crianças em determinados dias.

Transporte

Assim como no caso da alimentação, os custos com o transporte vão depender se você está indo já sabendo o que fazer em Munique.

Dependendo do roteiro, os gastos podem incluir bilhetes de transporte público, uber ou aluguel de bicicletas. 

Um passe diário para transporte público pode custar em torno de 7 a 10 euros. Para táxis, os preços variam dependendo da distância percorrida. 

O aluguel de bicicletas varia entre 10 e 20 euros por dia. Vale a pena para quem deseja conhecer os pontos turísticos em Munique com maior liberdade.

Lembrando que, caso a intenção seja fazer intercâmbio, esses valores irão mudar bastante, pois a estadia e a alimentação do estudante estão inclusos em algumas opções de pacotes.

Intercâmbio em Munique

Sabemos que viajar para a Alemanha pode parecer algo desafiador, afinal, estamos falando de um país onde o idioma não é tão familiar para os brasileiros.

Nesse caso, o intercâmbio certamente se destaca como uma das melhores opções para quem tem o desejo de aprender o idioma e aproveitar para explorar a região. 

As opções de turismo em Munique são apaixonantes e vivenciá-las como um turista deve ser maravilhoso, mas imagina poder viver lá praticamente como um nativo?! É possível! 

Agora que você já sabe todas as principais opções de o que fazer em Munique, está na hora de saber como colocar isso em prática através do intercâmbio. 

Continue a leitura para saber mais!

Modalidades de intercâmbio 

O primeiro passo é decidir qual será seu objetivo como estudante ao embarcar no país. A IE oferece três tipos de programas para você escolher qual se encaixa melhor:

  • Cursos de idioma: programas voltados para a aprendizagem e aperfeiçoamento do idioma, com cargas horárias que variam de 15h a 30h semanais;​
  • Curso profissionalizante: ideal para jovens recém-formados que desejam obter mais experiência em sua área de atuação e elevar seu conhecimento profissional;
  • Cursos executivos: programas curtos com foco no profissional do mercado. Os cursos são para diversas áreas, variam de acordo com a necessidade do estudante.​

A Alemanha também possibilita que o intercambista trabalhe enquanto estuda no país, se você tem o desejo de ganhar um dinheiro extra e ainda explorar a cidade, aposte nesta opção!

Tipos de acomodação 

Ao se tornar um intercambista, você poderá optar por ficar em uma casa de família ou residência estudantil. 

Na primeira opção, o estudante mora com famílias que podem ser compostas por casais com ou sem filhos. Mas muitas pessoas solteiras e viúvas também podem recebê-lo.

Já a residência estudantil, é recomendada para estudantes com perfil mais independente, que não se importam em dividir quarto e áreas comuns com outras pessoas. 

São divididos por sexo e as refeições não estão inclusas. Geralmente ficam mais próximas da escola em que serão realizadas as aulas.

Principais dúvidas

Aqui estão as informações práticas que você precisa saber para começar o intercâmbio em Munique:

  1. Idade permitida: a partir de 16 anos;
  2. Duração do curso: mínimo de 1 semana;
  3. Nível do idioma do estudante: do zero ao avançado;
  4. Carga horária: a partir de 15h/semana.

Planeje o seu intercâmbio em Munique com a IE

intercâmbio em munique

Se você chegou até esse artigo apenas para saber o que fazer em Munique e saiu apaixonado pela cidade, nós entendemos! Esse é o efeito que a capital da Baviera causa.

Dar um passo tão importante como realizar um intercâmbio em Munique ou simplesmente viajar como turista não é algo que deve ser feito do dia para noite. É preciso planejar cada detalhe.

Por isso, seja para estudar ou apenas saber o que fazer em Munique, não hesite em entrar em contato com nossos especialistas para ajudá-lo. Será um prazer embarcar nessa viagem com você!

FALE COM A IE

Escolha como prefere falar conosco e envie a sua mensagem. Em breve um consultor entrará em contato.

Receba nossas novidades