Manchester é uma cidade cheia de vida e uma excelente opção para estudar na Inglaterra, e se você está se perguntando o que fazer em Manchester, prepare-se para descobrir desde museus famosos até uma vida noturna bem animada.
E existe muito o que fazer em Manchester, essa cidade oferece uma mistura única de cultura, história e pubs, bares, restaurantes, ou seja, tem lazer para todos os gostos.
Então, continue lendo para descobrir o que fazer em Manchester e aproveite ao máximo tudo o que a cidade de Manchester tem a oferecer.
O que fazer em Manchester
Os pontos turísticos em Manchester são diversos. Como vimos, existem muitas coisas legais para fazer em Manchester, seja você turista ou aluno de intercâmbio.
Ademais, Manchester também tem muito museus, assim com a cidade de Londres, então se você curte Londres e cultura, Manchester também não deixa a desejar.
A cidade é considerada uma “mini São Paulo” e possui diversos estádios, museus gratuitos, além de contar com restaurantes para provar a gastronomia da Inglaterra e bares que tornam as noites da cidade bem agitada.
Sendo assim, separamos aqui embaixo alguns dos melhores pontos turísticos em Manchester para visitar e aproveitar ao máximo a cidade:
- Memorial Alan Turing;
- Albert Square e Manchester Town Hall;
- John Rylands Research Institute and Library;
- Chinatown De Manchester;
- Catedral De Manchester;
- Museu Nacional Do Futebol;
- Shambles Square;
- People’s History Museum;
- As Ruínas Romanas De Castlefield;
- Afflecks;
- Museu Da Ciência E Indústria;
- The Quays;
- Manchester LGBTQIA+.
Memorial Alan Turing
Uma das atividades em Manchester para se fazer ao ar livre é conhecer o Memorial Alan Turing, localizado dentro da praça Sackville.
Tendo construído um mecanismo para quebrar os códigos secretos nazistas, mudando o rumo da guerra, Alan Turing é considerado o “pai da Ciência da Computação”.
O memorial onde Turing se encontra sentado segurando uma maçã, foi instalado em 2001. Aos pés da estátua, uma placa informa: “Pai da informática, matemático, lógico, decifrador de código de guerra, vítima de preconceito”.
Feito de bronze fundido, no memorial consta a seguinte mensagem: “Alan Mathison Turing 1912-1954”, junto à frase “Fundador da Ciência da Computação”, como apareceria se fosse codificado pela máquina “Enigma”, a mesma que ele quebrou o código durante a guerra.
Turing cometeu suicídio após ter sido condenado à prisão por indecência, pelo fato de ser homossexual. Sua brilhante história é contada no premiado filme “O Jogo da Imitação” (2014).
Desse modo, esse é sem dúvidas um dos pontos turísticos de Manchester e da Inglaterra mais famosos e que valem a pena ser visitados.
Albert Square e Manchester Town Hall
Albert Square é uma praça onde fica a prefeitura e um memorial com um monumento central em homenagem ao príncipe Alberto, marido da Rainha Vitória.
A atração em Manchester se encontra localizada na área mais ao sul da cidade, mas não muito distante, é possível ir a pé tranquilamente.
E como é um passeio a céu aberto, é ideal para os dias de verão na Inglaterra.
Ademais, os salões em seu interior são incríveis e apresentam diversas obras de arte e com paredes decoradas.
Além disso, há vários murais pintados por Ford Madox Brown que contam a história da cidade de Manchester.
Na praça ainda acontecem várias feirinhas, mas a principal mesmo ocorre durante o Natal quando fica toda iluminada.
O Manchester Town Hall é o edifício mais icônico da cidade. De sua arquitetura neo-gótica, o grande destaque é a torre do relógio, que abriga 24 sinos, sendo o sino Great Abel o maior com 8 toneladas.
John Rylands Research Institute and Library
Aberta ao público em 1900, a biblioteca fundada por Enriqueta e seu marido John Rylands, está localizada perto da Town Hall.
Em 1972 a biblioteca tornou-se parte da Universidade de Manchester e é a terceira maior biblioteca universitária do Reino Unido.
A coleção de livros e artigos históricos é enorme e inclui uma das cópias da Bíblia de Gutenberg, sendo assim considerada uma das melhores atrações em Manchester para aqueles que gostam de cultura e história.
Além disso, a entrada é gratuita e você ainda pode descansar no café charmoso que tem ali!
John Rylands é talvez a mais impressionante das bibliotecas da cidade e certamente a que não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Manchester.
Chinatown De Manchester
Uma das atividades em Manchester que não podem ficar de fora é conhecer a Chinatown de Manchester!
Próximo a rua Falkner, você encontrará um grande portão decorado que marca a entrada para Chinatown.
Manchester abriga a segunda maior Chinatown do Reino Unido e a terceira maior da Europa.
O bairro foi criado no ano de 1970 e se desenvolveu muito rapidamente, com a chegada de chineses, que ao imigrarem para o norte da Inglaterra se instalavam no mesmo território na cidade de Manchester.
Em Chinatown de Manchester é possível encontrar diversos restaurantes, lojas, supermercados e jardins asiáticos.
Catedral De Manchester
A Catedral de Manchester é uma das mais famosas atrações de Manchester e começou a ser construída no século 15, sendo estendida durante os séculos seguintes com a adição de uma torre de 40 metros de altura.
Dentro dela é possível ver um pequeno anjo de pedra esculpido pelos anglos saxões durante o século 10.
O estilo da catedral de Manchester é predominantemente gótico e por conta de um bombardeio na época dos nazistas, infelizmente os vitrais não são mais os originais.
Museu Nacional Do Futebol
No país que inventou o esporte, e na cidade onde estão dois dos maiores clubes de futebol do país, não poderia faltar um museu que tratasse do assunto, um dos principais pontos turísticos Manchester.
Além disso, as exposições do Museu Nacional do Futebol são muito interativas, tratando de toda a história do esporte, não apenas o lado britânico como seu nome pode sugerir.
O Museu fica localizado próximo a Catedral ao norte e para os fãs do futebol, este museu é indispensável na lista de atividades em Manchester.
Dessa forma, a coleção conta com mais de 2500 objetos, desde chuteiras, pinturas, bolas e uniformes dos times ingleses e também internacionais.
Ainda há também muitos displays interativos para testar seu conhecimento em futebol e várias brincadeiras para curtir com os filhos, amigos e família.
Shambles Square
Também localizada ao lado da Catedral de Manchester, a Shambles Square possui prédios antigos e famosos e é uma das atrações em Manchester.
Chamavam de Shambles a rua onde ficavam os açougues e onde matavam e vendiam os animais.
Não era uma rua muito agradável, no entanto, agora é um dos pontos turísticos em Manchester mais conhecidos, e ainda é gratuito.
Seu prédio mais antigo é o The Old Wellington Inn datado de 1552, sendo ainda o único sobrevivente que resistiu às demolições da Era Vitoriana, aos bombardeios nazistas e também a bombas do IRA.
Em 1998, desmontaram e reconstruíram diversos prédios da praça a 300 metros de distância, por causa da construção do shopping center Arndale.
People’s History Museum
Um dos pontos turísticos de Manchester que valem a pena ser conhecidos é, sem dúvidas, o People ‘s History.
O People ‘s History é um museu sobre a democracia, as lutas sociais, movimentos sindicais e todas as batalhas travadas em Manchester pela conquista de direitos civis.
O museu se encontra localizado no centro, à margem do Rio Irwell, próximo à Estação de Trens de Salford.
Além disso, sua exposição permanente exemplifica como a cidade se moldou, influenciou e desenvolveu o país diante das mudanças políticas ocorridas nos últimos anos.
Essa é uma das atividades em Manchester que você pode colocar na lista sem se preocupar pois a visitação é gratuita.
As Ruínas Romanas De Castlefield
Sendo mais uma das atividades em Manchester gratuitas, as Ruínas de Castlefield é uma das atrações um pouco mais afastadas do centro.
O maior destaque local são as ruínas que demonstram a presença romana na cidade em tempos antigos.
Ainda é possível encontrar um forte, localizado junto a uma área transformada em parque urbano e os resquícios de uma antiga muralha que havia no local.
O lugar é uma das atrações de Manchester mais calmas e gostosas para caminhar e desfrutar das ruínas da arquitetura antiga. Ainda é possível chegar ao local com a linha 2 do ônibus de forma gratuita.
Afflecks
Em sua caminhada pelo Northern Quarter na cidade de Manchester, você não pode deixar de visitar o Afflecks.
O Afflecks é um enorme mercado de pulgas que funciona num edifício de quatro andares no centro do bairro.
Além disso, a galeria possui diversos andares com lojas de roupas punk e góticas, itens de anime, vinis antigos e brechós de tudo quanto é tipo.
Lá você irá encontrar qualquer tipo de lembrança que queira levar de sua viagem por Manchester e pelo Reino Unido.
Sendo assim, para aqueles que gostam de visitar atrações em Manchester inusitadas e comprar presentes, Afflecks é o local ideal.
Museu Da Ciência E Indústria
Se você é do tipo que sempre procura pontos turísticos em Manchester ligados à cultura, então que tal visitar um museu?
No Museu da Ciência e Indústria, é possível encontrar exposições interativas sobre transporte, comunicação, indústria têxtil, computação e até aviões.
O destaque principal dessa atividade em Manchester é a réplica do primeiro computador moderno do Alan Turing.
O museu ainda conta a história da evolução industrial e tecnológica na cidade do Reino Unido após o século XVIII.
The Quays
Ainda na cidade de Manchester, próximo ao museu do Manchester United fica a região The Quays, um lugar com prédios novos residenciais e comerciais bem cuidados!
A região é uma das atrações de Manchester mais bonitas e é possível ver um canal que corta o bairro onde muitos locais praticam caiaque e stand up paddle.
Em The Quays ainda é possível encontrar o Imperial War Museum North, um museu que retrata os conflitos do século 20 e 21 de forma interativa e com vários displays temáticos e em ordem cronológica.
Este museu faz parte de 5 museus de guerra que incluem 3 em Londres: Imperial War Museum, Churchill War Rooms e o navio HMS Belfast e um em Duxford, o IWM Duxford.
Além disso, a arquitetura do museu é linda e inovadora, lembrando um navio. Está aberto diariamente das 10 às 16h e a entrada é gratuita.
Você pode optar por realizar uma das melhores e mais diferentes atividades de Manchester: fazer um passeio de barco de 60 minutos.
No passeio você passará pela Ponte Ordsall Chord e em frente ao estádio do Manchester United, dos prédios da Media City até as Eclusas Hulme.
Manchester LGBTQIA+
Na cidade de Manchester, próximo à Estação de Trens Manchester Piccadilly, é possível ver dezenas de bandeiras de arco-íris que decoram os edifícios ao redor.
Nesse momento você perceberá que se encontra no bairro LGBTQIA+ da cidade. Hoje em dia, é um dos pontos turísticos em Manchester mais famosos.
O centro das atividades da região é a Canal Street, onde se concentram diversos bares, restaurantes e casas noturnas temáticas.
Na mesma rua, no parque do outro lado do canal está localizado o Memorial Turing que viveu parte de sua vida na cidade e decodificou as mensagens alemãs na Segunda Guerra, definindo as bases para a criação do computador moderno.
Turing foi condenado por “indecência” e sentenciado a receber tratamentos hormonais que posteriormente levaram a sua morte, por suicídio.
A cidade de Manchester
Com quase 550 mil habitantes, a cidade de Manchester é uma daquelas cidades que vale a pena incluir no roteiro pela Inglaterra.
É muito legal saber que a zona metropolitana de Manchester é a segunda maior do Reino Unido (mais de 2,55 milhões de habitantes).
Além disso, ela é muito famosa no país, sendo a terceira cidade mais visitada do Reino Unido, ficando atrás apenas da cidade de Londres e de Edimburgo.
A cidade de Manchester, ainda, cresceu como berço da Revolução Industrial.
Dessa forma, sua história está diretamente ligada à indústria, que se reflete no orgulho de seus habitantes, que usam a abelha operária, a trabalhadora incansável, como símbolo da cidade.
A cidade, além de história, ainda carrega consigo diversas atrações em Manchester como vimos acima.
Conheça Manchester com a IE
Vimos que tem muita coisas legais para fazer em Manchester durante a viagem e em qualquer estação do ano.
A Inglaterra tem cidades incríveis para você que busca uma educação de qualidade, e Manchester é uma das principais opções de intercambistas do mundo inteiro.
Sendo assim, agora que você já sabe o que fazer em Manchester, fale com um de nossos especialistas e planeje a sua viagem hoje mesmo!