Se planeja fazer um roteiro para conhecer a cultura e a cidade, saber o que fazer em Madrid é essencial para não perder nada.
Isso porque, existem muitas opções do que fazer em Madrid, para todas as idades e gostos, pois é uma cidade rica culturalmente.
Pensando nisso, criamos esse artigo para te mostrar todas as opções do que fazer em Madrid para poder aproveitar a cidade.
Afinal, o que fazer em Madrid?
Há muitos passeios em Madrid, seja para ir em restaurantes, parques, museus e igrejas históricas, assim não faltam opções do que fazer em Madrid!
Além disso, Madrid é a capital da Espanha, sendo um centro cultural, com atrações que fazem o turismo em Madrid atrair pessoas do mundo inteiro.
Por sua grande diversidade, existem muitos pontos turísticos em Madrid. Desde praias até palácios inteiros, separamos os melhores lugares para você fazer turismo na cidade.
Os melhores pontos turísticos em Madrid são:
- Palácio Real de Madri;
- Catedral de la Almudena;
- Jardins de Sabatini;
- Puerta del Sol;
- Plaza Mayor;
- Plaza de Santa Ana;
- Parque El Retiro;
- Gran Vía;
- Estádio Santiago Bernabéu;
- Círculo de Belas Artes;
- Museu do Prado;
- Reina Sofia;
- Rose Garden El Retiro;
- Plaza Castilla
- Real Basílica de San Francisco;
- Palácio de Velázquez;
- Museu Naval de Madri.
Palácio Real de Madrid
Iniciando a lista de pontos turísticos em Madrid, temos o maior palácio da Europa Ocidental, a visita ao palácio é com um passeio por toda a história da Espanha.
A construção do palácio atual foi erguida depois de um terrível incêndio, com o rei Carlos III (1759–1788) sendo o primeiro monarca a viver por lá depois da tragédia.
A maior parte do palácio real está aberta a visitação, sendo um turismo em Madrid muito famoso. O tour é feito com o auxílio de um guia de aúdio e é preciso marcar a visitação no site oficial do palácio.
Catedral de la Almudena
Uma das opções do que fazer em Madrid é conhecer a Catedral. Ela está posicionada de forma estratégica ao lado do Palácio Real de Madrid, a Catedral de la Almudena é a principal igreja da arquidiocese da cidade e um dos pontos de turismo em Madrid.
Apesar de não ser tão extravagante como as construções da família real, o templo dedicado à virgem de Almudena é bastante imponente e um ótimo passeio em Madrid.
Com o estilo neogótico misturado com artes contemporâneas, o passeio é gratuito, embora haja o valor simbólico de 1 euro.
Jardins de Sabatini
Localizado logo em frente ao palácio real, os Jardins de Sabatini possuem um estilo clássico, com esculturas e fontes espalhadas por ele.
Uma vez descrito como “um recanto de paz em meio a selva de pedra”, é um dos passeios em Madrid mais calmos com uma beleza natural e uma excelente opção do que fazer em Madrid
Os jardins apresentam canteiros, fontes, esculturas e um gramado verde ordenado de forma simétrica, sendo a melhor opção de turismo em Madrid para os amantes de plantas.
Puerta del Sol
Conhecida popularmente como o “Coração de Madrid”, a praça é um dos pontos turísticos em Madrid mais famosos, sendo onde se iniciam as principais rodovias que cortam o país.
O local está repleto de restaurantes, bares, lojas de bugigangas, lojas de roupas, além da estátua central do urso feito de bronze cujo nome é “El Oso y el Madronõ”.
A praça possui tantos lugares excelentes opções sobre o que fazer em Madrid. Conta com diversos visitantes diários, sejam turistas ou moradores, a Puerta del Sol é um dos passeios em Madrid mais visitados.
Plaza Mayor
Uma ampla praça renascentista, é um dos pontos turísticos em Madrid obrigatório para os amantes de arte.
Com esculturas para todos os lados, como a estátua do Rei Felipe III, O Arco de Cuchilleros e a Casa de la Panadería, a praça é repleta de história.
O que fazer em Madrid não faltam e principalmente na Plaza Mayor que conta com bares e restaurantes ao redor.
O local é uma boa primeira opção para quem quer fazer turismo em Madrid pelas partes históricas.
Plaza de Santa Ana
Um dos pontos de encontro mais famosos da área central de Madrid, a praça possui uma arquitetura clássica misturada com os locais ao redor, como bares e restaurantes.
Mais opções sobre o que fazer em Madrid é conhecer alguns dos cafés mais tradicionais e centenários dessa região que estão localizados lá, como La Suiza, Cervecería Alemana e Dominguín.
A praça possui ao seu redor diversos outros pontos turísticos em Madrid, como o Museu Thyssen, a Casa-Museu Lope de Vega e a rua Paseo del Prado.
Parque El Retiro
Considerado por muitos a área verde mais importante de Madrid, é um dos pontos turísticos em Madrid que já pertenceu à monarquia até o século XIX.
O Parque do Retiro segue paralelo ao Paseo del Prado por vários quarteirões, o que facilita fazer dois passeios em um e sendo uma ótima opção sobre o que fazer em Madrid.
Com museus, flores e livros, o Parque El Retiro possui atrações para todos os turistas, sendo um dos passeios favoritos de estrangeiros.
Gran Via
Um dos pontos turísticos em Madrid é esse centro comercial chamado de Gran Via, a principal avenida da cidade, sempre cheia independente de ser dia ou noite.
Conhecida popularmente como a “Broadway Espanhola” é um dos lugares mais frequentados, com suas lojas, shows e restaurantes em Madrid.
Por estar localizado em uma das regiões mais centrais da cidade, recebe milhares de turistas e conta como uma opção sobre o que fazer em Madrid, pois tem diversos comércios, cinemas, teatros e diversos outros atrativos.
Estádio Santiago Bernabéu
Para os fãs de futebol, a visita ao Estádio Santiago Bernabéu é obrigatória na sua lista do que fazer em Madrid.
Fazer um tour pelo estádio e museu do time Real Madrid é o sonho dos fãs do time. Durante a visita você vai saber tudo da história do clube.
Poderá ver de perto os principais troféus, salas utilizadas pelos jogadores antes da partida, o túnel que conduz ao gramado, e as belas vistas panorâmicas de todo o estádio.
Círculo de Belas Artes
O Círculo de Belas Artes é um dos pontos turísticos em Madrid obrigatório para os amantes de todos os tipos de artes e uma opção do que fazer em Madrid.
Fundada em 1880 por um pequeno grupo de artistas, iniciou a abertura de correntes artísticas mais inovadoras, desde artes plásticas até filosofia.
Com mais de 1200 obras que incluem pinturas, esculturas, gravuras e monumentos, além de uma coleção de mais de 3 mil livros e documentos históricos.
Museu do Prado
Uma das opções sobre o que fazer em Madrid é conhecer o museu mais importante da região, o Paseo del Arte de Madri, está aberto a mais de 200 anos proporcionando artes centenares a exposição.
Obras de arte como “A família de Carlos IV”, de Goya, “Las meninas”, de Velázquez; além de diversas outras obras de outros artistas como Fra Angelico, Rafael, Titian e Bosch.
O museu tem importância histórica e cultural, sendo um dos museus mais antigos de Madrid, contando histórias através da arte.
Reina Sofia
Um museu com obras de Salvador Dalí, Joan Miró e Picasso, com o principal trabalho exposto no local sendo a obra-prima Guernica.
Instalado no prédio do antigo hospital geral de Madri, construído pelo Francisco Sabatini e inaugurado em 1992, também faz parte do Paseo del Arte.
Rose Garden El Retiro
Durante sua visita pelo Parque do Retiro, um dos melhores pontos turísticos em Madrid do parque, é o Roseiral Cecílio Rodriguez.
Situado na zona sul do parque, afastado da zona mais popular que rodeia o grande estanque, criado em 1915 quando decidiram construir um Roseiral em Madrid.
Durante a primavera, o Rose Garden dá um show de cores, pois as flores desabrocham criando uma das melhores opções de turismo em Madrid.
Plaza Castilla
Famosa pela visão das duas torres Kio (torres gêmeas inclinadas de Madrid), com 114 metros de altura, 26 andares e possui uma diferente inclinação de 15 degraus.
Localizado no norte da cidade e é cortado ao meio pelo Paseo de la Castellana , uma das principais vias da capital, quase no seu final.
A praça fica a 100 metros das torres e é composta por duas partes: uma rotatória onde fica a Coluna de Calatrava e uma onde há a fonte e o monumento a José Calvo Sotelo. Excelente opção do que fazer em Madrid.
Real Basílica de San Francisco
Uma lenda local diz que o local em que a basílica foi construída era um antigo convento, que foi fundado por San Francisco de Assis.
Esse passeio em Madrid tem seu interior todo decorado com pintura nas cúpulas, as colunas decoradas em ouro, além de diversas obras e esculturas.
Com 58 metros de altura, sua cúpula é a maior da Espanha. Ela fica localizada a apenas 600 metros da Catedral de Almudena.
Palácio de Velázquez
Localizado dentro do Parque del Retiro, o Palácio de Velázquez é um dos pontos turísticos em Madrid mais importantes e cheio de história.
Sua construção remete ao século XIX, época das grandes fundições de ferro. Foi construído entre 1881 e 1883 para a Exposição Nacional de Minérios.
No momento o Palácio de Velázquez pertence ao Ministério da Cultura, e possui uma sala de exposições temporárias do Museu Reina Sofía, e é um dos passeios em Madrid mais visitados.
Museu Naval de Madri
Finalizando nossa lista de pontos turísticos em Madrid, temos este museu localizado na primeira planta do Quartel General da Armada no Passeio do Prado.
Tem sua origem em 1792, o Museu Naval possui diversas exposições, grande parte do acervo se deve à Casa Real, que é a antiga Secretaria da Marinha.
A missão do museu Naval é adquirir, conservar, investigar e exibir com fins museológicos e educativos todo tipo de peças relacionadas com a história naval da Espanha.
Curiosidades sobre Madrid
Você sabia que um famoso seriado da Netflix, La Casa de Papel, se passa quase toda a série no cenário da Fábrica Nacional de Moeda e Timbre em Madrid, tornando-se um dos lugares de turismo em Madrid mais famosos?
Pensando nos diversos locais que a série se passa e sobre o que fazer em Madrid, separamos alguns dos cenários que se passam na série e possíveis para você conhecer!
- Conselho Superior de Investigações Científicas de Madrid;
- Doctor Esquerdo;
- Plaza de Callao e Gran Via;
- Cenários da quinta temporada
Conselho Superior de Investigações Científicas de Madrid
Muitos imaginam que a fachada usada na série é da Fábrica Nacional de Moeda e Timbre, mas é na vida real a fachada do edifício CSIC.
O CSIC é uma agência estatal que desenvolve e promove a investigação para o progresso científico e tecnológico da cidade.
O motivo dessa troca de fachada é porque a Casa da Moeda oficial não liberou a equipe para gravar no local, enquanto o CSIC liberava aos finais de semana.
Doctor Esquerdo
Por motivos de segurança, as filmagens não foram realizadas na Casa da Moeda, por isso outro local escolhido foi a Rua Doctor Esquerdo.
Ela possui várias faixas de circulação, com muita afluência de trânsito, por isso não houve dificuldade de filmagem.
A rua faz parte do segundo anel viário da cidade, originalmente conhecido como Paseo de Ronda. Seu nome de deve ao médico e político José María Esquerdo y Zaragoza.
Plaza de Callao e Gran Via
A Plaza del Callao é uma praça situada no bairro sem Sol, na junção da Gran Vía com a rua de Preciados, a qual divide em dois pedaços. Uma boa opção do que fazer em Madrid é conhecer o local.
É nessa praça onde se lançam os milhares de notas de 50 euros, durante a terceira temporada da série.
Já a Gran Via é um dos cenários mais frequentados e é por onde Marsella passa de bicicleta, enquanto a polícia se desespera.
Cenários da Quinta Temporada
Durante a quinta temporada, são cenários desde Lisboa, Copenhague e Madrid, desde El Corte Inglés de La Castellana até ao edifício Caleido ou a espingarda torre de Sáenz de Oiza.
Um restaurante de moda no Paseo de la Castellana chamado Tatel é o primeiro plano onde Tokio e seu antigo noivo decidem assaltar.
No Palácio de Fernán Núñez, temos a cena de Berlim organiza um golpe num espetacular palácio onde a sua esposa, Tatiana, foi convidada para dar um concerto de piano.
Monumentos em Madrid
Madrid é uma cidade com arquitetura clássica da antiga Europa e monumentos cheios de histórias, sendo centros de cultura e arquitetura, com isso tem muito o que fazer em Madrid.
Alguns dos principais monumentos em Madrid são:
- Monumento a Alfonso XII;
- Puerta de San Vicente;
- Puerta de Toledo;
- Ponte de Toledo;
- Puente de Arganzuela.
Monumento a Alfonso XII
Construída em homenagem ao Rei Alfonso XII é um dos passeios em Madrid imperdíveis da lista do que fazer em Madrid, foi inaugurado pelo seu filho Alfonso XIII em 1922.
É um conjunto escultórico e arquitetônico de grande beleza e imponência. Situada em frente ao lago grande do parque El Retiro.
O monumento é composto por um hemiciclo de estilo jónico, com os escudos das diferentes províncias espanholas, no seu centro ergue-se uma torre com a estátua equestre do monarca.
Puerta de San Vicente
Ao longo da história da cidade, a Puerta de San Vicente foi construída três vezes. Sua estrutura inicial, chamava-se “Puerta el Parque”, que durou até 1726.
A Porta de São Vicente atual é a terceira já feita e foi construída em 1995, após a segunda ter sido demolida em 1890, após a queda da primeira em 1770.
Ela está localizada em uma rotatória, entre o parque Madrid Río é a subida à Plaza de España, logo abaixo do Palácio Real. Uma opção do que fazer em Madrid é conhecer esse local imperdível.
Puerta de Toledo
Um portal neoclássico, construído em 1827, o Puerta de Toledo é um dos monumentos financiados pelo irmão de Napoleão, José Bonaparte e clássico do turismo em Madrid.
Embora o seu precedente direto se possa encontrar num arco que José Bonaparte, e que nunca chegou a construir-se, esta obra veio substituir outras portas anteriores.
Assim como outros portais, este arco triunfal se localiza em uma rotatória, entre os bairros de La Latina e Embajadores, no caminho entre o Palácio Real e a Ponte de Toledo.
Ponte de Toledo
Composta por 9 arcos de volta perfeita em cantaria de granito, a ponte é destinada somente ao tráfego de pedestres e como turismo em Madrid.
Foi construída entre 1719 e 1724, após a ponte construída entre 1649 e 1660 ser destruída em uma enchente.
É uma ponte de pedra em estilo barroco sobre o rio Manzanares, com o rio canalizado e estreitado, a maior parte da ponte atravessa uma área do Parque Madrid Rio.
Puente de Arganzuela
Inaugurada em 2011, a obra do arquiteto francês Dominique Perrault, é uma grande passarela e um dos ícones do parque Madrid Río.
O desenho da ponte é o elo de união entre os distritos de Carabanchel e Arganzuela. Consiste em uma dupla espiral de metal em forma de saca-rolhas.
A ponte, com piso de madeira, possui bancos para descansar, e é atravessada pelo carril para bicicletas que percorre o parque, perfeita para passeios em Madrid de bicicleta.
Passeios em Madrid
Além de pontos turísticos e monumentos, há muito a se fazer na cidade, como os passeios em Madrid.
Tem muito o que fazer em Madrid e algumas das melhores experiências envolvem muito da cultura espanhola. Entre os passeios em Madrid são:
- Show de Flamenco;
- Show de Touradas;
- Tour de tapas e vinhos locais;
- Excursão de bicicleta elétrica.
Show de Flamenco
O flamenco é um estilo de música e dança tradicionalmente espanhol. Os shows deles são tradicionais do turismo em Madrid, e realizados no primeiro teatro de Flamenco do mundo.
Os shows possuem sapateado, vozes, guitarra, castanholas e muita tradição em uma hora de espetáculo, assisti-los é um dos passeios em Madrid mais comuns.
Embora haja diversos locais para ver um espetáculo, alguns até em restaurantes, os mais famosos são realizados em teatros como Cardamomo Flamenco Madrid e Flamenco Las Tablas e é uma das opções do que fazer em Madrid que você não pode perder!
Show de Touradas
Durante o começo de março e meados de outubro, inicia-se a temporada de touradas, com mais de 70 celebrações todos os domingos sendo um dos passeios em Madrid mais famosos.
A tourada é uma forma de tauromaquia. É basicamente um espectáculo, onde um artista lida ou pega touros bravos, com o objetivo final é sempre o mesmo: matar o touro.
Existem alguns tipos de touradas. São elas:
- Corridas de Touros à Portuguesa: na qual atuam Cavaleiros e Forcados;
- Corrida de Matadores: aquela em que só atuam Matadores de touros;
- Corrida de Touros Mista: atuam Cavaleiros, Matadores ou novilheiros e Forcados;
- As Novilhadas: atuam jovens cavaleiros praticantes e/ou novilheiros.
Tour de tapas e vinhos locais
Em um dos passeios em Madrid de tapas e vinhos locais, visitará os bares mais antigos da cidade e degustando as famosas “tapas” e vinhos.
Tapas são pequenos snacks e aperitivos que acompanham bebidas, nesse caso, os vinhos. Eles são característicos de Madrid e outras regiões da Espanha.
Com tours com guias especializados, com esse turismo em Madrid poderá não apenas degustar tapas e vinhos, mas aprenderá sobre a cultura e a história da cidade, sendo uma opção muito boa do que fazer em Madrid.
Excursão de bicicleta elétrica
O turismo em Madrid de bicicleta elétrica é uma ótima opção para passear por parques, monumentos históricos e bairros super animados.
Todo o passeio em Madrid de bicicleta agendado é feito em ciclovias e com a presença de um guia que irá lhe explicar um pouco da história de cada local em que passar.
É uma ótima forma de conhecer pontos turísticos em Madrid, de forma rápida e simples, sendo a forma preferida de se locomover de alguns turistas.
Restaurantes em Madrid
Agora que falamos sobre os passeios e pontos turísticos em Madrid, precisamos falar um pouco sobre onde comer em Madrid.
Uma das coisas do que fazer em Madrid é conhecer a culinária espanhola. Ela é um grande atrativo para os que fazem turismo em Madrid. Por ser tão diversificado, é preciso escolher entre os melhores restaurantes.
Os melhores restaurantes em Madrid que escolhemos são:
- La Bola;
- Yatiri;
- Ojalá;
- El Corte Inglês;
- Chocolatería San Ginés;
- Restaurante O’live;
- El Pepinillo de Barquillo;
- Casa Julio;
- La T Gastrobar.
La Bola
Iniciando nossa lista de restaurantes em Madrid, temos um dos melhores restaurantes para experimentar o tradicional cozido madrileño, feito com a técnica tradicional de 1870.
Esta taberna do bairro dos Áustrias, está localizada perto do Palácio Real e do Teatro Real e recebeu o prêmio de “Alimentos de España a la Restauración”.
Foram muitos personagens famosos que se sentavam às mesas do restaurante para degustar os seus pratos de cozinha madrilena e castelhana.
Yatiri
Com refeições para todos os gostos, como um dos restaurantes em Madrid, Yatiri se destaca com os pratos vegetarianos e veganos, sendo reconhecido por isso.
Pratos vegetarianos como o famoso paella, servem para duas pessoas ou o salteado de verduras com seitan ou tofu.
Para aqueles que gostam de culinária vegetariana e vegana, esse é o melhor lugar de Madrid para comer.
Ojalá
Não é muito costumeiro o “brunch” na Espanha, mas em uma cidade tão agitada quanto Madrid, restaurantes em Madrid personalizados neles como o Ojalá são úteis.
Situado em Malasañal, o Ojalá possui uma atmosfera praiana, atendimento amigável e “café da manhã, quase almoço” com croissant, marmelada caseira, ovo poché, café, entre outros.
Ojalá é um restaurante para quem está com pressa para comer e não perder seus compromissos, e ainda ter uma boa experiência no restaurante. Sendo uma ótima opção do que fazer em Madrid.
El Corte Inglês
Localizado no 9º andar da famosa loja de departamentos espanhola, El Corte Inglês é um dos restaurantes em Madrid mais buscados, e é todo dedicado à culinária gourmet com a bela vista de cima da cidade.
Com diversas opções como comida japonesa, tapas e hambúrgueres, sem contar com o mercadinho que vende jamón, queijos, azeites de oliva, entre outras comidas.
Perto da Gran Via, Plaza del Callao é uma boa opção do que fazer em Madrid para quem deseja comer algo diferente e fazer compras logo em seguida.
Chocolatería San Ginés
Mesmo não sendo exatamente um dos restaurantes em Madrid, a Chocolatería San Ginés é uma das mais famosas chocolaterias de Madrid.
Construída em 1890 para ser uma pousada, tornou-se um estabelecimento de preparo de churros com a técnica tradicional chamada “a hombre” em 1984.
Um bar que lembra os cafés do final do século XIX, ainda tem como principal prato do cardápio os churros crocantes recheados com chocolate quente.
Restaurante O’live
Localizado na Calle Jorge Juan, esse restaurante é frequentado por diversos famosos. Possui uma decoração do artista Philippe Starck.
O seu estilo inovador e as suas variadas opções gastronômicas permitem aos clientes petiscar tapas, desfrutar de uma refeição completa ou apenas relaxar com um copo de algo fresco e mais uma opção boa do que fazer em Madrid.
O’live oferece a combinação perfeita de cozinha mediterrânea de qualidade em um ambiente moderno para ser saboreada na companhia de familiares ou amigos.
El Pepinillo de Barquillo
Uma característica muito marcante sobre este restaurante é o pepino gigante pendurado no teto, fazendo juz ao seu nome.
A sua ementa, essencialmente mediterrânica, propõe preparações tradicionais como os seus ensopados e guisados e outros internacionais, como a cebola caramelizada francesa. Excelente opção do que fazer em Madrid para degustadores.
Não podemos esquecer as sobremesas desse restaurante, como o Cheesecake de Framboesa, o Brownie com Gelado, ou o delicioso Leite Frito.
Casa Julio
Ainda sobre o que fazer em Madrid é conhecer a Casa Julio. Com seu estilo tradicional, este está localizado escondido na rua Madera no bairro de Maravilhas, conhecida como zona Malasaña e um dos restaurantes em Madrid mais buscados
Entre os pratos do cardápio, encontramos recomendações como os mexilhões tigres, ovos mexidos, salmorejo e gazpacho.
Além das deliciosas “croquetas” com sabores variados como presunto, queijo azul, espinafre com passas e gorgonzola, champignon com cebolinha, picadinho e morcela com doce.
La T Gastrobar
O último dos restaurantes em Madrid da nossa lista de locais onde comer, temos o La T Gastrobar, localizado no movimentado bairro de Malasaña.
Um dos restaurantes em Madrid ideais para quem está procurando um lugar bom, bonito e (relativamente) barato para comer em Madri.
É uma opção do que fazer em Madrid conhecer esse restaurante, pois oferece deliciosas comidas da cozinha mediterrânica e um bar onde pode relaxar com uma cerveja ou outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Conheça o que fazer em Madrid com a IE
O turismo em Madrid é cheio de pontos turísticos e atrações, sendo um dos melhores locais para conhecer a cultura espanhola.
Agora que já sabe o que fazer em Madrid, que tal realizar sua própria viagem para o destino?
Entre em contato com um de nossos especialistas e se prepare para conhecer tudo o que fazer em Madrid.