Em nossos posts, costumamos falar sobre diversos programas de intercâmbio, destinos e cursos no exterior, mas hoje a gente decidiu falar um pouco sobre turismo e o que fazer na Austrália. Afinal, quem não quer passear durante seu intercâmbio, não é mesmo?!
Nesse sentido, um intercâmbio na Austrália não precisa ser feito só de estudo e/ou trabalho, o tempo livre e a diversidade cultural chamam a atenção para tudo mais o que fazer na Austrália além de aprender inglês: viagens, cultura, atividades ao ar livre etc.
Em outras palavras, o que fazer na Austrália é vivenciar dias em um cenário com cores vibrantes, paisagens extraordinárias, cidades, pontos turísticos australianos que contam histórias e nativos prontos a te mostrar o melhor.
Seja em uma viagem de turismo ou mesmo em um intercâmbio na Austrália, vale a pena passar um tempinho maior no país e visitar cidades, os pontos turísticos australianos, ir às praias, provar a gastronomia, tomar um cafezinho australiano, visitar locais históricos e muito mais.
São muitas coisas para conhecer e, sem dúvida, com a qualidade de vida, segurança e afeição dos nativos, você vai se sentir em casa e vai poder curtir tudo o que fazer na Austrália!
Principais cidades da Austrália
- Brisbane
- Camberra
- Gold Coast
- Melbourne
- Perth
- Sydney
Brisbane
A cidade de Brisbane fica no estado de Queensland e não é uma cidade costeira, porém tem o rio Brisbane que corta a cidade oferece uma praia artificial que garante a diversão da galera.
De qualquer forma, mesmo não estando no litoral, é possível chegar nas praias de Gold Coast (como veremos a seguir) em apenas 1h de carro ou 50 minutos de trem.
Fundada em 1825 pelos ingleses, atualmente a cidade é o maior centro financeiro do estado de Queensland, concentrando a maioria das ofertas de empregos. Veja o que fazer em Brisbane:
- Santuário Koala Lone Pine
- Parque de diversões South Bank Parklands
- Mirante do topo do Monte Coot-Tha Summit
- Jardim Botânico de Brisbane no Monte Coot-Tha
- Cervejaria XXXX
- Edifício da antiga cadeia Boggo Road Gaol
Camberra
A capital administrativa da Austrália está situada no extremo norte do Território da Capital Australiana (ACT), cerca de 650 km de distância de Melbourne e 300 km de Sydney, que é a maior cidade do país.
Construída para ser a capital, Camberra foi planejada e, nesse sentido, priorizou a natureza em sua construção. Razão pela qual foi apelidada de cidade arbusto, ou bush capital, em inglês.
Cercados por inúmeros parques e jardins, há grande quantidade de atrações culturais, como monumentos, museus, teatros e edifícios públicos. Dentre eles, destacam-se na cidade de Camberra:
- Academia de Ciências da Austrália
- Biblioteca Nacional
- Casa da Moeda Real da Austrália
- Galeria Nacional da Austrália
- Museu Nacional
Gold Coast
Bem próxima de Brisbane, a “Costa Dourada” está situada no litoral leste da Austrália e é um verdadeiro paraíso.
O balneário oferece condições de vida excelentes para aprender inglês, através de um intercâmbio na Austrália: ambiente descolado, com muito sol, praia, calor, surf, baladas e uma galera jovem que preza pela qualidade de vida.
Assim, não é de se espantar pela grande concentração de turistas e estudantes internacionais que, frequentemente, optam pela cidade para o seu intercâmbio na Austrália.
E, se você curte surf, saiba que todo ano acontece uma das principais e mais concorridas etapas do Campeonato Mundial de Surf (WSL). Aliás, o país é uma referência mundial no esporte.
Como o sol brilha cerca de 245 dias do ano em Gold Coast, o turismo de praia é muito popular e uma das principais atividades econômicas da região.
E, se o estudante quer estudar para aprender inglês e trabalhar nas horas vagas, as vagas mais comuns para intercambista são em hospitalidade, ou seja, hotéis, resorts, bares e restaurantes.
Outras atrações imperdíveis para quem visita Gold Coast são:
- Parques Wet’n’Wild e o DreamWorld
- Zoo de Gold Coast
- Vista do mirante da torre Q1, com 322 metros de altura
- Praias
Melbourne
Segundo maior centro industrial e um dos principais centros financeiros do país, Melbourne tem cerca de 4,5 milhões de residentes e é a segunda maior, atrás apenas de Sydney.
Igualmente concorrida para intercâmbio na Austrália, a cidade possui excelente qualidade de vida e é uma das melhores para se viver no mundo, com muitas oportunidades de trabalho, alguns dos pontos turísticos australianos mais populares, estudo e diversão.
Como é uma cidade litorânea, oferece inúmeras opções de praias que são espetaculares. Sua localização, no sul do país, no estado de Victoria, proporciona temperaturas mais baixas e as praias são mais frequentadas durante o verão, de dezembro a março.
A capital sedia ainda, algumas das maiores e mais antigas instituições culturais nacionais:
- Centro Australiano para a Imagem em Movimento
- Edifício da Exposição Real (Patrimônio da Humanidade – UNESCO)
- Melbourne Cricket Ground
- Museu de Melbourne
- National Gallery of Victoria
- Zoológico de Melbourne
O estudante que vai para a cidade para aprender inglês pode desfrutar ainda de eficiente sistema de transporte público, segurança e muita expressão cultural, seja na arte grafite de rua, na gastronomia tradicional, nos festivais, shows e peças de teatro.
A cidade que respira arte possui um viés hipster e chama atenção pela enorme diversidade de cafeterias. A propósito, os australianos são apaixonados por café e conhecem muito sobre a iguaria!
De forma única, Melbourne hospeda com eficiência e requinte grandes eventos de esportes bastante elitizados, como por exemplo:
- Australian Open de Tênis
- Grande Prêmio de Fórmula 1
- Melbourne Cup (tradicional corrida de cavalos)
Perth
Perth está localizada na Austrália Ocidental, sendo a maior cidade deste lado do país, com aproximadamente 2 milhões de habitantes.
É banhada pelo oceano Índico e, acredite, fica mais perto da Indonésia do que de Sydney. Conta com temperaturas bem agradáveis que variam entre 7°C até 30°C.
Sua economia é baseada na mineração, possui um porto bastante movimentado e infraestrutura adequada, com serviços de educação, segurança e transportes bem eficientes.
Veja alguns de seus principais pontos turísticos australianos:
- Parque e jardim botânico Kings
- Rio Swam
- Casa da Moeda
- Torre Bell (imagem de destaque)
- Museu Scitech
- Mirante da avenida Fraser
- Catedral de St. Mary
Sydney
Fazer intercâmbio na Austrália e aprender inglês em Sydney é uma oportunidade de vivenciar a maior cidade do país e principal centro financeiro de New South Wales (NSW).
Entretanto, diferentemente do que muita gente pensa, a cidade de Sydney não é a capital da Austrália! Contudo, é conhecida mundialmente, desponta nas preferências de destinos para intercâmbio na Austrália, seja para estudar ou estudar e trabalhar.
É lá que está, por exemplo, um dos principais pontos turísticos australianos e talvez, o mais popular: a Sydney Opera House, além de mais de 100 praias que embelezam o extenso litoral da cidade. Então, dentre todas não deixe de visitar as maravilhosas praias de:
- Bondi
- Coogee
- Manly
- Watsons Bay
Os habitantes da cidade são chamados de sydneysiders e a caracterizam como a cidade mais multicultural do país. Sydney tem sido palco também de muitos eventos e festivais mundiais, como as Olimpíadas de Sydney em 2000 e a famosa festa de fim de ano.
Como grande pólo turístico, dispõe de ampla infraestrutura turística e de serviços, que proporcionam inúmeras oportunidades de trabalho para os estudantes estrangeiros que têm permissão para trabalhar.
Da mesma forma, o transporte público é bem integrado e funciona muito bem com um sistema de ônibus, trem e ferry.
É uma vantagem a mais para quem vai estudar em Sydney, seja um intercâmbio para aprender inglês, trabalhar ou cursar uma graduação. Veja mais o que fazer em Sydney:
- Ponte da Baía de Sydney
- Jardim Botânico Real
- Arte de rua em Newtown
- Estádio Oval Drummoyne
- Cervejaria Batch Brewing Co.
- Mercado orgânico Marrickville
Em conclusão, agora que você já conhece mais sobre as suas principais cidades, veja um resumo sobre o que fazer na Austrália:
O que fazer na Austrália: visite as praias
O clima ensolarado da Austrália favorece os amantes de praia, mas não só eles. Os estrangeiros e os nativos costumam aproveitar esses dias de calor para pegar uma prainha e até para conhecer novas pessoas, praticar e aprender inglês ainda mais.
No verão australiano, os termômetros variam, mas podemos garantir que chegam rapidamente aos 30°. Mas, como um bom brasileiro já está acostumado com temperaturas mais quentes, conhecer as praias da Austrália podem fazer dessa viagem ainda mais especial.
O que fazer na Austrália: passeie ao ar livre
Os passeios ao ar livre também são bastante comuns, é natural que os australianos se juntem para um passeio no parque, por exemplo.
Apesar de gostarem de pus, barzinhos e de curtir uma vida noturna, os nativos adoram eventos mais informais com os amigos e, como já citado, são grandes amantes e defensores da natureza!
Os festivais de música também contemplam esses espaços e fazem as reuniões entre amigos ainda mais divertidas e descoladas. Assim, são possibilidades de descontração e de confraternização.
Com certeza, são excelentes oportunidades para imergir na cultura da Austrália, se entrosar mais com os australianos e quem sabe fazer novas amizades. Além, claro, disso ajudar no aperfeiçoamento do idioma.
O que fazer na Austrália: viaje pelo país
Por que não viajar para aproveitar a folga do seu intercâmbio na Austrália e conhecer mais deste país tão diferenciado?
Com tantas cidades e cartões postais lindos fica difícil não querer desbravar esse mundão. Nos feriados e datas comemorativas, os australianos costumam viajar para curtir o tempo livre, mesmo que seja uma escapada bem rapidinha!
É possível alugar um carro, ir de barco, de trem ou mesmo de avião, conhecer desde cidadezinhas à praias paradisíacas e lugares para relaxar.
Isso porque a Austrália é cheia de paisagens em lugares menos habitados que podem servir de descanso naquele período de recesso de estudo e/ou trabalho, por exemplo. Explore o que fazer na Austrália, certamente, os cenários são surpreendentes.
O que fazer na Austrália: visite os cartões postais
- Sydney Opera House
- Uluru Rock
- Doze Apóstolos
- Grande Barreira de Corais
Sydney Opera House
Um exemplo de cartão postal é o Opera House, também conhecido como Teatro de Sydney, é um dos edifícios de espetáculo mais conhecidos mundialmente.
O pôr do sol e a vista de lá marcam o lugar na mente de quem quer que passe por lá. Vale a pena curtir um fim de tarde com a vista para a Harbour Bridge.
Do mesmo modo, mais uma dica de cartão postal não poderia deixar de incluir praia não é? A famosa Bondi Beach é a praia mais famosa da Austrália. Super badalada, fica há alguns minutos do centro de Sydney.
O bom de se aventurar em um passeio como esse é que também é possível encontrar outros turistas e quem sabe, brasileiros. Cheio de bares, surf e restaurantes, o lugar chama atenção de quem passa por lá.
Uluru Rock
Outro cartão postal, que é um dos mais populares pontos turísticos australianos, é a Uluru Rock, que fica dentro do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, na região do Território do Norte. É uma das opções mais místicas para o que fazer na Austrália!
A Uluru Rock é um bloco único de arenito com 348 metros de altitude (o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro tem 396 metros) que fica no meio do deserto australiano e, por causa da sua composição em arenito, adquire um tom avermelhado com a luz do sol.
Também está na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 1987 e, sem dúvida, representa um dos pontos turísticos australianos mais representativos da natureza e da história das populações originárias da Austrália.
Como a Austrália é um país com dimensões continentais e a Uluru fica no meio do deserto, para visitá-la você vai precisar de alguns dias. Você vai precisar voar até uma cidade próxima – Alice Springs ou Yulara e depois dirigir mais um trecho.
Para Alice Springs, que é a maior cidade, há voos partindo desde as principais cidades australianas, como Sydney, Melbourne, Perth, Cairns, Adelaide, Darwin e Brisbane.
Doze Apóstolos
Outro atrativo natural, digno dos cartões postais mais vendidos na Austrália, são Os Doze Apóstolos.
Essas incríveis formações de arenito despontam do oceano, como se fossem gigantes de pedra, protegendo o litoral. Uma paisagem de tirar o fôlego e deixar qualquer um anestesiado pela sua beleza!
O conjunto de 8 colunas de pedra e até 45 metros de altura é chamado de Doze Apóstolos e faz parte do Parque Nacional de Port Campbell, a cerca de 220 quilômetros de Melbourne, seu ponto de partida para esta viagem super irada!
Para chegar lá, você vai percorrer a belíssima estrada costeira Great Ocean Road, considerada uma das mais bonitas do mundo.
Ela tem altos visuais e diversas outras atrações, como por exemplo, visitar a praia de Loch Ard George, ver cangurus livres pelo caminho e os ursos coalas em seu habitat natural, na cidade de Kennett River.
Grande Barreira de Corais
A Grande Barreira de Corais completa nossa lista dos 4 pontos turísticos australianos dignos de cartões postais. É uma enorme faixa de corais com mais de 2.200 km de comprimento, que tem mais de 30.000 anos. Tão grande que pode ser vista do espaço.
É formada por quase 3000 recifes, mais de 800 ilhas e 300 atóis de coral e fica numa área mais quente, com predominância de dias ensolarados em todo o ano. Possui uma diversidade imensa e é um destino perfeito para mergulho de lazer.
O colorido cenário subaquático é formado por milhares espécies de peixes de todos os tamanhos, estrelas-do-mar, golfinhos, moluscos, além de tartarugas e tubarões.
Foi eleita, em 1981, como um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade, pela UNESCO. Um dos pontos turísticos australianos mais visitados, a Grande Barreira está localizada na costa do estado de Queensland, onde fica a cidade de Brisbane.
Entretanto, para conhecer a Grande Barreira de Corais, as cidades mais próximas são Cairns e Townsville. Ambas oferecem excelente infraestrutura de escolas e operadoras de mergulho para fazer passeios pelos recifes de corais.
Então, quem aí não ficou com vontade de viajar para a Austrália? Conta pra gente aqui nos comentários qual cidade você tem mais vontade de visitar no país.
Sendo para turismo ou em um intercâmbio na Austrália para aprender inglês, fazer um curso profissionalizante ou ingressar em uma graduação, o país proporciona ao intercambista viver experiências únicas e incríveis.
O que fazer na Austrália: aprenda inglês e trabalhe
Outra super coisa para fazer no país dos cangurus é estudar para aprender inglês e trabalhar nas horas vagas.
Sem dúvida, possibilita grande desenvolvimento pessoal e profissional, além de potencializar o aprendizado do idioma. Veja alguns detalhes no programa de IE Intercâmbio na Austrália, para estudar e trabalhar.
- Duração mínima do curso: 14 semanas
- Carga horária mínima: 20 horas semanais
- Tempo do trabalho: durante o período de estudo
- Horas de trabalho permitidas durante os estudos: 20 horas por semana
- Horas de trabalho permitidas nas férias e feriados: até 40 horas semanais
- Salário mínimo: AUD 20 por hora.
- Visto: solicitado no Brasil, o visto de estudante já vem com a permissão de trabalho
- Documentação: passaporte válido, visto, Seguro Saúde OSHC e renda financeira
Finalmente, esperamos que tenham gostado das nossas dicas sobre o que fazer na Austrália. Caso tenha ficado curioso para saber mais sobre as possibilidades de intercâmbio no país, converse com um de nossos especialistas e coloque esse sonho dentro do seu planejamento.