A capital da Alemanha é conhecida, principalmente, por ter sido palco para muitos acontecimentos, e muitos deles são contados através dos pontos turísticos de Berlim.
Dessa forma, além de encantar os turistas, os pontos turísticos de Berlim dão aulas de história, mas sem tirar o ar de liberdade e inovação que a cidade transparece.
Pensando nisso, listamos neste artigo os principais pontos turísticos de Berlim que você precisa conhecer para curtir a qualidade de vida que a Alemanha tem para oferecer!
Vamos lá conhecer o turismo em Berlim?
Quando ir a Berlim?
Berlim é considerada uma cidade diversificada e ótima para conhecer em qualquer época do ano!
Para isso, basta decidir qual clima em Berlim você prefere curtir, se é o calor ou frio, pois as estações do ano são bem definidas.
Quem prefere os dias mais ensolarados, viajar para Berlim entre junho e agosto é o ideal.
Além das temperaturas mais elevadas, é uma época onde o turismo em Berlim conta com diversos festivais e eventos ao ar livre.
Já para quem prefere dias mais frios e neve, viajar para Berlim entre dezembro e março pode ser a melhor escolha.
Essa época possui muitas opções de museus e restaurantes para conhecer e se deliciar, além de curtir o friozinho em cafeterias e as pistas de patinação.
E entre a primavera e o outono as belas paisagens ganham destaque, sendo ótimo para visitar jardins e espaços ao ar livre.
Para entender melhor os pontos turísticos de Berlim e onde exatamente fica a cidade na Alemanha, a seguir é possível ver o mapa da região:
O que não posso deixar de fazer em Berlim?
Quer criar um roteiro com lugares em Berlim que você não pode deixar de conhecer?
Então confira abaixo os principais pontos turísticos de Berlim que não podem ficar de fora da sua viagem na Alemanha:
- Memorial do Holocausto;
- Portão de Brandemburgo;
- Muro de Berlim;
- Topografia do Terror;
- Reichstag;
- Ilha dos Museus.
Memorial do Holocausto
Sem dúvida, o Memorial do Holocausto é um dos mais emocionantes pontos turísticos da Alemanha em Berlim.
O local foi inaugurado em 2005 a fim de homenagear os judeus que perderam suas vidas durante o holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial.
Dessa forma, ele é composto por 2.711 blocos de cimento organizados em fileiras, que lembram caixões.
Se você está fazendo intercâmbio na Alemanha e não sabe o que fazer em Berlim, já pode acrescentar esse local no seu roteiro!
- Valor da entrada: Local público e gratuito.
Portão de Brandemburgo
O Portão de Brandemburgo era considerado uma das portas de entrada para a cidade de Berlim, e antigamente, só quem era da realeza podia passar por ele.
Além disso, ele é considerado um dos principais pontos turísticos de Berlim e também simboliza o triunfo da paz sobre as armas.
Com 26 metros de altura, no topo do monumento é possível ver a estátua da deusa grega Irene, puxada por quatro cavalos.
Localizada em uma das principais avenidas, a avenida Unter den Linden fica próximo ao parque Tiergaten (outro lugar em Berlim que você pode aproveitar para conhecer)
- Valor da entrada: Local público e gratuito.
Muro de Berlim
Quem nunca ouviu falar sobre o muro de Berlim? Esse é um dos pontos turísticos de Berlim mais famosos não só da cidade em si, mas de toda a Alemanha!
O muro de Berlim dividia a cidade entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental, o que marcava um conflito político entre o socialismo e o capitalismo.
Em 1989, o muro foi destruído, e o que restou dele, se transformou em um dos pontos mais visitados da cidade.
Hoje em dia, os “pedaços” de muro que sobraram servem como “tela”, conhecida também como East Side Gallery, e recebem pinturas feitas com grafite por muitos artistas.
- Valor da entrada: Local público e gratuito.
Topografia do Terror
Localizada na antiga sede da polícia secreta nazista conhecida como Gestapo, hoje, a Topografia do Terror é um museu ao ar livre e um dos lugares de o que fazer em Berlim imperdível.
Dessa forma, a exposição conta com várias memórias do regime nazista, como documentos e fotos.
- Valor da entrada: ingressos gratuitos.
Reichstag
Aproveitando a visita no Portão de Brandemburgo, não deixe de conhecer o prédio parlamentar da Alemanha, também conhecido como Reichstag.
O local tem grande importância histórica, principalmente por ter sido palco da Proclamação da República Alemã, além de ser um símbolo do renascimento em Berlim.
Sendo assim, o terraço do prédio, assim como a cúpula, ficam abertos e podem receber visitantes durante o roteiro de o que fazer em Berlim.
- Valor da entrada: visita gratuita, mas precisa ser reservado através do site oficial.
Ilha dos Museus
E para você que ama um museu, a ilha localizada no Rio Spree abriga 5 museus que contam histórias da Grécia antiga, Egito, além de obras das épocas romancista e impressionista, é também reconhecida como um dos patrimônios culturais da UNESCO.
- Bode Museum;
- Altes Museum;
- Museu Real Prussiano;
- Pergamon Museum;
- Alte Nationalgalerie.
Valor da entrada: Passear pela ilha é gratuito, porém os museus cobram a entrada. Uma forma mais prática, é o ingresso de passe que inclui a entrada de todos os museus.
O que fazer em Berlim: Outros pontos turísticos de Berlim imperdíveis para conhecer!
Além dos lugares em Berlim citados acima, existem diversos pontos turísticos de Berlim para visitar que são imperdíveis.
Portanto, confira mais 13 opções para ter o que fazer em Berlim durante a sua viagem:
- Parque Tiergarten;
- Siegessaule (Coluna da Vitória);
- Potsdamer Platz;
- Checkpoint Charlie;
- Gendarenmarkt;
- Berliner Dom;
- Bebelplatz;
- Alexanderplatz;
- Berliner Fernsehturm (Torre de TV de Berlim);
- Rio Spree;
- Palácio de Charlottenburg;
- Palácio Sanssouci;
- Mauerpark.
1. Parque Tiergarten
Significando Jardim de animais, é considerado o segundo maior e o parque mais importante do turismo em Berlim.
Localizado próximo ao portão de Brandemburgo – outro ponto turístico de Berlim -, possui uma vasta área verde de mais de 200 hectares, com pistas para andar, pedalar e correr.
Além de possuir diversas atrações, como o famoso Zoológico de Berlim.
- Valor da entrada: Parque público e gratuito, o Zoológico e demais atrações dentro do parque podem possuir taxas de entrada.
2. Siegessaule (Coluna da Vitória)
Com mais de 60 metros de altura, é um dos principais locais para turismo em Berlim.
A Coluna da Vitória foi construída para celebrar a vitória da Prússia perante a Dinamarca, na Guerra dos Ducados do Elba em 1864.
- Valor da entrada: Monumento de rua, no meio da rotatória, com acesso gratuito.
3. Potsdamer Platz
Famoso centro financeiro de Berlim, fica localizado em uma região que já foi muito bombardeada na Segunda Guerra Mundial.
Atualmente, é considerado um dos locais mais modernos da cidade de Berlim, além de ser possível encontrar opções de lazer como lojas, hotéis, museus e cinema.
- Valor da entrada: apenas cinemas, museus e teatro cobram algum tipo de entrada.
4. Checkpoint Charlie
No local funcionava a principal passagem de Berlim Oriental para Berlim Ocidental, divididas por muros entre 1961 e 1989.
O local também presenciou muita tensão entre os russos e os capitalistas, transformando-se em um dos símbolos da Guerra Fria.
Depois da queda do Muro de Berlim, esse se tornou um dos lugares em Berlim mais visitados.
- Valor da entrada: Local público e gratuito.
5. Gendarenmarkt
A praça reúne alguns dos lugares em Berlim com maior interesse arquitetônico, com destaque para as duas igrejas que são praticamente idênticas.
Mesmo possuindo uma assustadora semelhança, a igreja Französischer Dom possui estilo francês, e a igreja Deutscher Dom em estilo alemão.
A praça Gendarenmarkt possui uma abundância de atrações, é considerada a praça mais bonita da cidade, além de ponto turístico de Berlim quase obrigatório.
- Valor da entrada: Local público e gratuito.
6.Berliner Dom
A catedral luterana é considerada a igreja mais bonita de Berlim, e ficou pronta em 1905.
Com mais de 110 metros de altura, teve grande parte da estrutura bombardeada por aliados em meados de 1944.
Tendo sido restaurada e reconstruída, atualmente é um dos pontos turísticos da Alemanha em Berlim mais comentados, e fica localizado na Ilha dos Museus.
- Valor da entrada: Visita gratuita.
7. Bebelplatz
Esse ponto turístico em Berlim foi o local onde o Partido Nazista Alemão incendiou os livros científicos e outros temas nos quais eles não acordavam.
Além da tragédia histórica, o local chama atenção pelo interesse arquitetônico e cultural, onde a Staatsoper Unter den Linden (Ópera Estatal de Berlim) e a faculdade de Berlim se encontram.
- Valor da entrada: Local público e gratuito.
8. Alexanderplatz
Considerada uma das centrais de esportes mais importantes de Berlim, a praça Alexanderplatz faz conexões com ônibus, bondes elétricos, metrô e trem.
Ainda é possível encontrar bares, galerias comerciais, e diversos restaurantes, e ainda é um dos melhores lugares em Berlim para observar a Torre de TV da cidade.
- Valor da entrada: Local público e gratuito.
9. Berliner Fernsehturm (Torre de TV de Berlim)
Com 368 metros de altura, foi construído para ser um símbolo de modernidade e poder da Alemanha Ocidental.
Inaugurado em 1969, foi considerado a segunda torre mais alta do mundo.
Possuindo um mirante a 203 metros de altura, é possível encontrar também um restaurante a 207 metros.
- Valor da entrada: o ingresso simples custa 13 euros (2022), na bilheteria local, porém existe uma longa fila, e caso não queira passar por ela, é possível comprar o ingresso prioritário.
10. Rio Spree
Sendo o maior rio que passa pela cidade, é possível realizar um passeio de barco, conhecendo alguns pontos turísticos da Alemanha em Berlim.
No verão em Berlim o rio se torna ponto oficial, com direito a uma piscina pública enorme, conhecida como Badeschiff.
- Valor da entrada: Local público e gratuito.
11. Palácio de Charlottenburg
Com estilo barroco italiano, o palácio foi construído em 1699, com intuito de ser um palácio real imponente do Reino da Prússia.
Além de possuir um belíssimo jardim francês, é possível encontrar móveis da época, obras de arte e muitas outras relíquias nesse ponto turístico de Berlim.
- Valor da entrada: 10 euros para adultos (2022).
12. Palácio Sanssouci.
Localizado fora da cidade de Berlim, fica, na verdade, na cidade de Potsdam.
Esse antigo palácio foi usado como residência de veraneio do rei da Prússia entre 1740 e 1746, o Rei Frederico o Grande.
- Valor da entrada: 14 euros por pessoa (2022).
13. Mauerpark
Ótima opção para o que fazer em Berlim ao ar livre, esse parque fica localizado no bairro Prenzlauer Berg.
O local funcionava como a faixa da morte, pois era uma faixa de terra que ficava nos dois lados do Muro de Berlim, vindo daí seu nome.
Atualmente, o local possui uma quadra de esportes, play área, e gramado, que permite piqueniques, a prática de esportes e até mesmo andar de bicicleta. Legal, né?
Nesse mesmo local também é possível encontrar paredes de escalada, e aos domingos acontece o conhecido mercado de pulgas da cidade.
O que se come em Berlim?
Agora que você já sabe quais pontos de turismo em Berlim incluir no seu roteiro, que tal se aventurar na gastronomia alemã?
Um bom exemplo da gastronomia alemã é o Currywurst, que é uma das salsichas mais populares da Alemanha e muitos recomendam para aproveitar a experiência cultural em Berlim.
Feito de linguiça de porco, curry em pó e ketchup, costuma ser servido com batatas de acompanhamento.
Outra opção para conhecer a cultura alemã gastronomica é o Strudel de Maçã, considerada a sobremesa oficial do país, é ótimo após todas as refeições.
Principalmente servido com café e acompanhado de creme de baunilha, o aroma de maçã e da canela ficam ainda melhores.
Confira mais alguns pratos típicos de Berlim que você precisa experimentar:
- Eisbein;
- Schnitzel;
- Pretzels;
- Kartoffelpuffer;
- Königsberger Klopse;
- Kartoffelsuppe.
- Berliner Pfannkuche;
- Cerveja alemã.
Conheça os pontos turísticos de Berlim com a IE!
Fazer intercâmbio em Berlim certamente é uma experiência sem igual!
E com as dicas de pontos turísticos em Berlim que listamos, o roteiro da sua viagem fica melhor ainda – os valores dos ingressos das atrações citadas acima podem mudar conforme a data e a cotação do dia.
Além de ser um dos destinos mais requisitados para turismo na Europa, também atrai muitos estudantes.
Por isso, conhecer os pontos turísticos de Berlim durante o intercâmbio é uma das melhores formas de estar mais conectado com a cultura da Alemanha.
E que tal conhecer os pontos turísticos de Berlim de pertinho? Fale com um de nossos especialistas para conhecer as opções de intercâmbio com a IE!