A perda de passaporte é um problema que pode afetar muitas pessoas que viajam pelo mundo.
Seja por descuido, furto ou extravio, a perda de passaporte, ou seja, ficar sem o famoso documento de identidade no exterior, pode causar transtornos e dores de cabeça.
Neste artigo, vamos abordar o assunto da perda de passaporte e dar algumas dicas de como evitar e resolver essa situação.
O que fazer em caso de perda de passaporte?
Para conseguir um novo passaporte oficial, é necessário seguir um passo a passo, que vamos detalhar logo abaixo:
- Registro de Boletim de Ocorrência (B.O.);
- Agende uma visita ao posto da Polícia Federal;
- Taxa de emissão;
- Passaporte de emergência;
- Recomendação para perda de passaporte.
Registro de Boletim de Ocorrência (B.O.)
O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência (B.O.) na Polícia Civil, informando os dados do seu passaporte perdido, como:
- Número;
- Data de emissão;
- Validade.
Se você não tiver essas informações, é recomendável que você tenha uma cópia digitalizada do seu passaporte em algum lugar seguro, como um e-mail ou um aplicativo de armazenamento em nuvem.
Agende uma visita ao posto da Polícia Federal
O segundo passo é acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário eletrônico de solicitação de um novo passaporte oficial.
Você vai precisar informar os seus dados pessoais, o número do B.O. e a data da perda.
Depois, você deve agendar um atendimento em um dos postos emissores de passaporte, levando toda a documentação exigida, como:
- RG;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Certificado de reservista (se for o caso);
- Comprovante de pagamento da taxa.
Taxa de emissão
O terceiro passo é pagar a taxa de emissão de passaporte, que tem o valor de aproximadamente R$ 257,25 para o passaporte comum ou R$ 334,42 para o passaporte de urgência (os valores podem mudar dependendo do ano).
Você pode pagar essa taxa por meio do QRcode do PagTesouro2 ou pelo código de barras do boleto. O pagamento deve ser feito antes do atendimento no posto emissor de passaporte.
Passaporte de emergência
É importante ressaltar que a perda do documento não é considerada uma situação de emergência pela Polícia Federal.
Por isso, não é possível solicitar um passaporte de emergência para viagens a turismo.
Esse tipo de documento só é emitido em casos de catástrofes naturais, conflitos armados, necessidade médica, ajuda humanitária, trabalho ou outra situação grave e comprovada.
Recomendação para perda do documento
Portanto, se você perdeu o seu passaporte às vésperas de uma viagem internacional, o mais prudente é adiar a sua viagem ou alterar o seu destino para algum país do Mercosul.
Lá, você pode entrar apenas com o seu RG. Caso contrário, você corre o risco de não conseguir embarcar ou ter problemas na imigração do país que pretende visitar.
Entenda sobre passaporte oficial, perda de passaporte e tudo sobre sua viagem internacional com a IE!
Fale com nossos consultores e entenda como podemos te ajudar a entender regras de intercâmbio, além de emergências como perda de passaporte e outras situações urgentes.