Apreciada todos os dias em diversas partes do mundo, dia 4 de agosto é a data que oficializa o Dia Internacional da Cerveja! Aquela que está nos happy hours com os amigos, nas festas de aniversário com a família, no churrasco do final de semana ou em um bate papo para descontrair.
Produzida a partir da fermentação da cevada, é a bebida alcoólica mais consumida do planeta. O quinto líquido mais ingerido pelas pessoas, perdendo apenas para o leite, chá e café, na sequência. Nem preciso citar que a água está em primeiro lugar, né?
No ranking mundial, o Brasil ocupa a 17ª posição de maiores degustadores da gelada, consumindo anualmente 62 litros por habitante, segundo uma pesquisa feita pela empresa alemã Bath-Haas Group.
Para saber quem figura os primeiros lugares, levante o copo e vamos brindar ao TOP 3 países cervejeiros de carteirinha:
3° lugar – ALEMANHA
Se enganou quem pensava que os alemães eram os campeões desse título. Mesmo sendo considerada ‘a terra da breja’, a criadora da prestigiada Oktoberfest (maior festival de cerveja do mundo) figura a terceira posição nesse ranking.
Cada habitante da Alemanha consome em média 107 litros todos os anos. Não é à toa que o ramo de bebidas alcoólicas chega ser atração cultural por lá, pois possui uma enorme variedade. Nada mais justo que levar essa medalha de bronze.
2° lugar – ÁUSTRIA
Apontada como um dos melhores lugares para beber cerveja no mundo, a Áustria surpreende nesse quesito. Anualmente, 108 litros são consumidos por cada austríaco o que faz o país garantir a medalha de prata no ranking mundial.
Só para ter uma ideia do poder da cerva na Áustria, existe uma fábrica de cerveja instalada para cada 56 mil pessoas. O número impressiona ainda mais quando comparado com o Brasil, cerca de uma única cervejaria para 4 milhões de habitantes.
1° lugar – REPÚBLICA TCHECA
E ocupando o primeiro lugar no topo dos países cervejeiros de carteirinha está a República Tcheca com seus impressionantes 143 litros ingeridos a cada ano pelos seus habitantes. O número corresponde à uma latinha e meia todos os dias, um total de 1,5 bilhões de líquidos!!!!!!
O consumo de cerveja por lá é tão grande que os tchecos apreciam a bebida praticamente em todas as refeições. Alguns chamam até de ‘pão líquido’. E, em vários lugares do país, é fácil encontrar spas que utilizam a cevada como uma maneira de escapar do stress diário. Medalha de ouro merecida!!!
RANKING / CONSUMO ANUAL
4° Irlanda – 94
5° Polônia – 89
6° Romênia – 89
7° Austrália – 82
8° Bélgica – 81
9° Espanha – 78
10° Reino Unido – 77