Quando você viaja pelo mundo afora sempre acaba esbarrando em alguma arte de rua, com vários estilos e propostas diferentes. Por dispensar galerias e museus, a arte de rua acontece nos lugares menos esperados. Democrática e interessante, esse tipo de arte vai de imensos painéis a pequenos desenhos espalhados pelas cidades.
Há alguns lugares no mundo que se destacam pelas pinturas a céu aberto. Pensando nisso separamos algumas dessas cidades para você apreciar. Confira:
Paris, França
Quando o assunto é arte, quem visita Paris, geralmente pensa em primeiro lugar no Louvre e a Catedral de Notre Dame, mas a cidade tem muito mais a oferecer. Em suas ruas você vai encontrar um dos cenários mais ricos de arte de rua da atualidade. A capital francesa é um dos pontos de encontro dos melhores artistas de rua do mundo.
Nova York, Estados Unidos
Impossível falar de arte de rua sem mencionar Nova York, o berço do grafite moderno. A cidade que nunca dorme, reúne sobre suas paredes e muros uma série de trabalhos de artistas de todos os lugares. Nova York conta com diversas excursões turísticas para quem quer conhecer mais sobre a história e cultura da arte urbana.
Berlim, Alemanha
Assim como em Nova York, a cultura urbana de Berlim é muito agitada. A história do grafite na cidade está fortemente ligada à divisão do país e ao muro de Berlim.
O local mais interessante para apreciar a arte de rua, é sem dúvidas, a East Side Galery, com mais de um quilômetro do muro de Berlim mantido intacto, conta com obras de mais de 100 artistas.
Cidade do Cabo, África do Sul
Aqui você vai encontrar referências ao período do apartheid e homenagens a Nelson Mandela. O intuito dos artistas parece ser a realização de um tipo de inclusão social para acabar de vez com o preconceito ainda existente. Lugares como, a baía City Bowl e os subúrbios de Oranjezicht e Gardens são super indicados para quem gosta de apreciar a arte de rua.
Londres, Inglaterra
A casa de um dos maiores artistas do ramo, tem as ruas enfeitadas pela arte urbana. Grafiteiros de diversos países já deixaram sua marca nos muros da capital britânica. A cidade ainda oferece passeios turísticos pelos principais pontos onde o movimento do grafite acontece.