Irlanda precisa de visto? Conheça quais são os vistos para Irlanda

Confira neste artigo se a Irlanda precisa de visto ou não, documentos essenciais para entrar no país e os principais tipos de visto para Irlanda.
Compartilhe:

Você está planejando uma viagem para a Ilha Esmeralda, uma das primeiras perguntas que pode surgir é: Irlanda precisa de visto? 

Essa é uma dúvida comum porque existem vários tipos de visto e, para entender se a Irlanda precisa de visto, é necessário entender quais seus objetivos no país. 

Se você é brasileiro e planeja uma viagem de até 90 dias, a Irlanda não exige visto prévio, mas, para estadias mais longas, a Irlanda precisa de visto.

Por isso, neste texto vamos entender os diferentes tipos de visto para Irlanda, como morar e trabalhar no país, entre outros detalhes. Vamos lá?

Brasileiros precisam de visto para Irlanda?
Tipos de visto para Irlanda
O que o brasileiro precisa para entrar na Irlanda
Quanto tempo posso ficar na Irlanda como turista?
Embaixada da Irlanda no Brasil
Como morar na Irlanda
Como trabalhar na Irlanda
Quantos euros levar para Irlanda?
PPS na Irlanda
Quanto custa morar na Irlanda?
Qual o valor de um intercâmbio para Irlanda?
Viajar para a Irlanda: dicas e informações

Brasileiros precisam de visto para a Irlanda?

Depende! Para viagens de até 90 dias, seja turismo ou cursos rápidos, não é necessário visto. 

No entanto, ao desembarcar, a imigração irlandesa pode solicitar alguns documentos, como:

  • Passaporte válido durante toda a estadia;
  • Comprovante de hospedagem, como reservas de hotel ou carta convite;
  • Passagem de volta para demonstrar sua intenção de retornar ao Brasil;
  • Comprovante financeiro para mostrar que possui recursos suficientes para se manter durante a viagem;
  • Seguro viagem com uma cobertura mínima de €30.000;
  • Carta de aceitação da escola (para estudantes).

Para estadias por mais de 90 dias, será necessário obter um visto específico, conforme o propósito da sua visita.

Quais são os tipos de visto para Irlanda?

A Irlanda tem diversos tipos de visto, conhecidos como “stamps”. Os principais são:

  1. Stamp 0
  2. Stamp 1
  3. Stamp 1G
  4. Stamp 2
  5. Stamp 2A
  6. Stamp 3
  7. Stamp 4

Na Irlanda, os “stamps” são frequentemente usados para se referir aos diferentes tipos de autorizações de residência ou permissões de trabalho carimbadas no passaporte.

Cada um deles pode indicar um status ou condição específica em relação à imigração, como permissão de trabalho, estudo, residência, etc.

Enquanto um visto se refere à autorização inicial para entrar no país, o “stamp” pode ser usado para descrever a extensão dessa autorização ou as categorias de permissões.

Neste texto, utilizaremos os termos como sinônimos de “visto” para que a leitura fique mais fácil. Então: sim, a Irlanda precisa de visto dependendo da finalidade da sua visita.

O carimbo impresso em seu passaporte e que também consta no seu Cartão de Permissão de Residência Irlandês determina suas permissões.

Isso inclui as atividades permitidas e a duração do tempo que você poderá morar na Irlanda.

Stamp 0

Esse tipo de visto para Irlanda é destinado a 2 grupos:

Aposentados com renda própria: pessoas financeiramente independentes com rendimento de 50.000€/ano e uma quantia para cobrir despesas importantes.

Residentes temporários: para viver como acadêmico visitante ou pesquisador por menos de 12 meses, que conseguem se manter ou que o patrocinador cubra todos os custos.

Stamp 1

A Irlanda precisa de visto quando é assunto é permissão para trabalhar ou operar um negócio sem limites de carga horária e o Stamp 1 é usado para esta finalidade. 

Para obtê-lo, você deve possuir uma autorização de trabalho válida ou uma carta do Immigration Service Delivery informando que pode trabalhar sem autorização de trabalho.

Este carimbo também indicará se você tem permissão para abrir uma empresa ou trabalhar por conta própria no país. 

É válido lembrar que, para aplicar para uma vaga de trabalho na Irlanda diretamente, sem ser por meio do intercâmbio, é necessário falar inglês avançado, que é o idioma da Irlanda.

Stamp 1G

É uma categoria específica de visto de estudante para Irlanda projetada para alunos que concluíram seus estudos em instituições de ensino superior, alcançando níveis de qualificação NFQ de 8 a 10. 

Veja abaixo mais detalhes de como funciona o Stamp 1G:

  • Período de permanência pós-estudos: os beneficiários do Stamp 1G têm permissão para permanecer na Irlanda por até um ano após a conclusão de seus estudos.
  • Emprego em período integral: durante o período de validade do visto, os estudantes podem trabalhar em período integral, o que equivale a 40 horas por semana.
  • Procura de emprego: permite que os estudantes busquem emprego após a conclusão dos estudos. Este visto de estudante para Irlanda facilita sua transição para o mercado de trabalho.
  • Work Permit: um benefício é que ele pode abrir portas para a obtenção do Work Permit ou situações em que a Irlanda precisa de visto, como ficar de forma permanente.

Stamp 2

O visto Stamp 2 é um tipo de visto de estudante para Irlanda.

Ele é destinado a estudantes não pertencentes à União Europeia ou Espaço Econômico Europeu que desejam estudar e trabalhar no país. 

Este é um dos vistos mais desejados pelos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio na Irlanda, pois possibilita aprender inglês e ainda fazer uma renda extra no país.

O visto Stamp 2 da Irlanda é emitido para estudantes matriculados em cursos de tempo integral e é válido durante o período de duração do curso, uma das situações em que a Irlanda precisa de visto.

Durante o período letivo, os estudantes têm permissão para trabalhar até 20 horas por semana.

Já nos períodos de férias acadêmicas ou recessos, os estudantes podem trabalhar em tempo integral (até 40 horas por semana).

Dessa forma, quem possui o visto Stamp 2 da Irlanda pode participar de estágios e programas de colocação profissional, desde que essas atividades sejam uma parte obrigatória de seus cursos. 

Se um estudante decidir estender seu curso de estudo, ele pode solicitar uma extensão do visto Stamp 2 da Irlanda e morar na Irlanda por mais tempo.

Após a conclusão do curso, o estudante pode solicitar um visto de trabalho ou outro tipo de visto para Irlanda, dependendo de suas circunstâncias e planos futuros.

Stamp 2A

O Stamp 2A está associado a programas específicos, como cursos de inglês ou de curta duração, mas sem permissão de trabalho.

Ele concede permissão para estudar em cursos que não estejam listados no Irish Naturalisation and Immigration Service.

Estes cursos não devem ser integrais, seja cursos de inglês ou universitários.

Esse tipo de visto para Irlanda permite a estadia de cidadãos não europeus na Irlanda por até seis meses no máximo.

Estudantes que se enquadram nesse visto geralmente realizam cursos profissionalizantes ou até mesmo um semestre em uma faculdade irlandesa

Além disso, ele é necessário para estudantes estrangeiros que desejam cursar o ensino médio, pois a Irlanda precisa de visto nesse caso.

O processo para sua obtenção é semelhante ao do visto Stamp 2 da Irlanda, mas a renovação só é permitida por mais duas vezes.

Stamp 3

O Stamp 3 é usado no seguinte caso em que a Irlanda precisa de visto: familiares de cidadãos de países fora do Espaço Econômico Europeu que estão residindo no país.

Este geralmente é concedido a cônjuges, parceiros registrados e familiares dependentes de titulares de visto de trabalho ou estudantes na Irlanda.

É emitido de acordo com o período de validade do visto do membro da família ao qual está vinculado.

Historicamente, o Stamp 3 não concedia permissão de trabalho no país. No entanto, as regras podem variar, e mudanças na política de imigração podem ocorrer. 

A Irlanda precisa de visto nesta situação porque os portadores geralmente têm acesso a serviços públicos, como saúde e educação.

Você pode renovar o Stamp 3 de acordo com as condições estabelecidas pelas autoridades de imigração. 

A renovação está geralmente vinculada ao visto do membro da família no qual o Stamp 3 está baseado.

Geralmente, os candidatos devem fornecer documentação comprovando o relacionamento e, quando aplicável, a dependência financeira do membro da família na Irlanda.

Stamp 4 

Concedem o Stamp 4 para não europeus que moram na Irlanda, permitindo que fiquem por um longo período, caso em que a Irlanda precisa de visto.

Geralmente é associado a uma permissão de residência, permite trabalho sem restrições e acesso a serviços públicos. 

Você pode renovar o Stamp 4, sendo as condições específicas baseadas na categoria de visto ou permissão subjacente. 

A elegibilidade varia, incluindo cônjuges de cidadãos irlandeses ou detentores de Critical Skills Employment Permit. 

Cada visto possui requisitos específicos, por isso é ideal verificar qual se adapta ao seu objetivo.

O que o brasileiro precisa para entrar na Irlanda

Caso o objetivo seja um intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar ou apenas a turismo por menos de 90 dias, sugere-se apresentar no mínimo:

  1. Passaporte com validade de no mínimo 06 meses após a data que se pretende sair da Irlanda
  1. Comprovante de hospedagem para o período em que o turista pretende ficar na Irlanda (comprovante de reserva em hotel ou carta-convite)
  1. Seguro viagem
  1. Comprovante de fundos suficientes para se manter durante o período pretendido no país (mesmo que seja para estudar e trabalhar)
  1. Comprovante de vínculo com o país de origem
  1. Todo e qualquer documento comprovando os dados da viagem com dados para contato no caso de a imigração precisar entrar em contato é recomendável

Como vimos, você só saberá se a Irlanda precisa de visto e toda a documentação necessária ao ter ideia de qual a duração e finalidade da viagem para Irlanda.

Quanto tempo posso ficar na Irlanda como turista?

O tempo máximo que você pode receber para visitar o país como turista é de 90 dias, independentemente de saber se a Irlanda precisa de visto ou não. 

Se houver uma mudança inesperada em suas circunstâncias desde que você entrou na Irlanda, você pode solicitar uma prorrogação temporária até 90 dias adicionais.

Quem pode pedir extensão de permanência na Irlanda?

Você pode ser elegível para uma extensão da permissão se:

  • Tem permissão atual para estar no país, independente se a Irlanda precisa de visto no seu caso;
  • Entrou com um visto “C” de visita nos últimos 90 dias;
  • Há uma mudança inesperada de circunstâncias desde que você entrou no país;
  • Você não está apto a viajar, sendo que isto precisa ser verificado por um médico.

Como solicitar a extensão de permissão?

Há duas formas de solicitar a extensão da sua permissão de visitante.

Se você recebeu menos de 90 dias e ainda está com permissão, você deve comparecer ao escritório local de imigração e solicitar uma extensão até o máximo de 90 dias. 

Você deve trazer seu passaporte original e detalhes de seu voo de partida para o escritório de imigração. Além disso, a Entrega do Serviço de Imigração deve ser solicitada. 

As solicitações costumam ser negadas diante das seguintes situações:

  • Não há mudança nas circunstâncias desde o momento em que você entrou na Irlanda;
  • Não há mudança nas circunstâncias desde o momento em que você recebeu um visto;
  • Você está na Irlanda para buscar atendimento médico;
  • Você está procurando uma permissão para se casar na Irlanda;
  • Você está na Irlanda para oferecer serviços de creche;
  • Você deseja viver na Irlanda em tempo integral.

Embaixada da Irlanda no Brasil

Viajar para Irlanda

A Embaixada e os Consulados da Irlanda no Brasil são os pontos de contato oficiais para assuntos relacionados a vistos e outras questões consulares.

Eles oferecem orientações e suporte para quem planeja viajar ou se mudar para a Irlanda.

  • Embaixada da Irlanda em Brasília: SES – Av. das Nações, Quadra 801, Conjunto K, Brasília – DF, 70408-900
  • Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo: Edifício JK, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Torre E – 12º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04543-011

Como morar na Irlanda?

Morar na Irlanda

Sonha em viver na Irlanda? Uma das maneiras é através de uma oferta de trabalho. No entanto, conseguir um emprego diretamente do Brasil pode ser desafiador e geralmente exige fluência em inglês.

Outra forma mais buscada é através do intercâmbio, que combina estudos e a possibilidade de trabalho. Veja as opções de intercâmbio disponíveis:

  1. Programa de estudo e trabalho;
  2. Programa acadêmico;
  3. Programa de curta duração.

Programa de estudo e trabalho

Optar por um intercâmbio é uma excelente forma de imersão na cultura irlandesa. 

Com o Stamp 2, estudantes de cursos de inglês com duração mínima de 25 semanas podem trabalhar até 20 horas semanais durante as aulas e 40 horas em períodos de férias.

Programa acadêmico

Para quem busca educação superior, a Irlanda oferece diversas instituições renomadas. 

Estudantes matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação também podem se qualificar para o Stamp 2, com permissões de trabalho similares.

Programa de curta duração

Se a ideia é uma experiência mais breve, há cursos de inglês ou programas específicos que não permitem trabalho, mas o aluno pode morar um tempo no país. Essa opção é associada ao Stamp 2A.

Como trabalhar na Irlanda

Uma das formas mais comuns de trabalhar na Irlanda é por meio do intercâmbio.

Estudantes matriculados em cursos de inglês com duração superior a 25 semanas podem trabalhar legalmente no país por até 20 horas semanais durante o período letivo e 40 horas semanais nas férias.

Além disso, as agências de intercâmbio podem auxiliar na escolha do curso adequado e no processo de aplicação para o visto.

Como é o processo para trabalhar na Irlanda

  1. Escolher um curso de inglês com duração mínima de 25 semanas;
  2. Aplicar para o visto de estudante para Irlanda (Stamp 2), que permite trabalhar;
  3. Contar com o suporte de uma agência de intercâmbio para organizar documentação e matrícula;
  4. Buscar emprego em setores que mais contratam estrangeiros, como: restaurantes, cafés, lojas e construção civil;
  5. Ter pelo menos um nível intermediário de inglês aumenta as chances de conseguir boas oportunidades de trabalho na Irlanda.

Quantos euros levar para Irlanda?

Morar na Irlanda

Ao entrar na Irlanda, é necessário comprovar que possui no mínimo € 4.500 (para estudantes), assim você mostra para imigração que tem recursos financeiros suficientes para se manter no país.

Esse valor pode ser comprovado através de extratos bancários de contas no Brasil ou conta no exterior, ou extrato de um cartão pré-pago de viagem.

PPS na Irlanda

pps na Irlanda

O Personal Public Service Number (PPS) é um número de identificação necessário para trabalhar e acessar serviços públicos na Irlanda.

Todos que pretendem trabalhar legalmente no país devem solicitá-lo. O processo para solicitar é da seguinte forma:

  1. Agendar um horário em um centro de atendimento Social Welfare;
  2. Levar documentos como passaporte, comprovante de residência e carta do empregador;
  3. Aguardar a emissão do número PPS, que será enviado por correio.

Você pode ter mais informações sobre o PPS no site do governo irlandês.

Quanto custa morar na Irlanda?

Custa morar na Irlanda

O custo de vida na Irlanda pode variar conforme a cidade e o estilo de vida. Abaixo, fizemos uma estimativa mensal baseada em dados do Numbeo:

  • Moradia: €600 a €1.200 (quarto individual ou apartamento);
  • Alimentação: €250 a €400;
  • Transporte: €80 a €120 (passe mensal);
  • Lazer: €100 a €300;
  • Contas fixas: €100 a €200 (energia, internet, celular).

Qual o valor de um intercâmbio para Irlanda?

Isso depende do tipo e da duração programa de intercâmbio que você escolher, assim como a cidade onde você vai morar, do tipo de acomodação, entre outros fatores.

Normalmente, os valores de um intercâmbio são em média:

  • Curso de inglês de 4 semanas: €800 a €1.200
  • Curso de inglês de 25 semanas: €3.000 a €5.000
  • Cursos de Higher Education: Podem variar entre €8.000 a € 20.000 anuais dependendo do curso escolhido.

Além do valor do curso, é importante considerar o custo de vida na Irlanda para se planejar financeiramente bem.

Viajar para a Irlanda: dicas e informações

viagem para Irlanda

Antes de embarcar para a Irlanda, é importante não esquecer alguns detalhes:

  • Documentos importantes: passaporte, passagem de volta, seguro viagem, comprovantes financeiros e comprovantes da reserva de acomodação;
  • Melhor época para viajar: entre abril e setembro, quando o clima é mais ameno;
  • Valores de passagens: variam de €600 a €1.500, dependendo da época do ano;
  • Seguro viagem: obrigatório para estudantes e altamente recomendado para turistas.

Ainda em dúvida sobre o visto para Irlanda? Fale com a IE!

Ao longo do texto, descobrimos várias informações interessantes sobre a documentação necessária para uma viagem para Irlanda.

Porém, sabemos que não basta saber se a Irlanda precisa de visto ou não. Na prática, a organização dos documentos pode ser um processo desafiador.

Caso ainda esteja com alguma insegurança sobre o assunto, a IE conta com uma equipe especializada para te ajudar de acordo com seus objetivos.

Portanto, se ainda houver dúvidas se a Irlanda precisa de visto ou assuntos relacionados, entre em contato com nossos especialistas.

FALE COM A IE

Escolha como prefere falar conosco e envie a sua mensagem. Em breve um consultor entrará em contato.

Receba nossas novidades