Você sabe o que é necessário para realizar um intercâmbio seguro? Já imaginou quantas pessoas passam por situações que podem prejudicar sua viagem pelo simples fato de não ter se planejado com antecedência e com o auxílio de pessoas especializadas?
Nesse sentido, o artigo de hoje aborda esse assunto e contempla dicas e insights para você fazer o seu intercâmbio seguro. Livre de prejuízos, problemas ou mesmo surpresas. Mas, é claro que nós sabemos que não dá pra prever tudo e que situações inesperadas podem surgir. Porém, toda precaução reduz essas possibilidades.
Em outras palavras, se você está pensando em realizar um programa no exterior, o momento de se planejar é o momento da antecedência. Não espere chegar o momento de viajar para resolver tudo, as chances de problemas são altas.
Por isso, fazer um intercâmbio seguro é prever o objetivo, listar as preferências e procurar a IE mais próxima a você para você começar o planejamento. Assim, normalmente, recomendamos um período de 6 meses de antecedência, tendo preparo de tempo e dinheiro.
Afinal, além de investir seu tempo disponível, é preciso investir dinheiro para a realização desse tipo de viagem. Sendo um dos primeiros passos, enxergar isso não como um gasto ou uma despesa, mas de fato como algo para sua carreira, pessoal e profissional.
Mas, antes de saber mais sobre as nossas dicas para uma viagem segura, que tal conferir as modalidades de intercâmbio da IE? Separamos uma lista logo abaixo com os programas e alguns destinos ao lado, confere:
- Curso de Idiomas – Canadá, Irlanda, Malta, Austrália e EUA;
- Estudar e Trabalhar – Malta, Emirados Árabes, Nova Zelândia, Irlanda e Canadá;
- High School – EUA, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia;
- Férias Teen – EUA, Reino Unido e Canadá;
- Universidade – EUA, Inglaterra, Irlanda e Canadá;
- Au Pair – EUA;
- Work Experience – EUA;
5 dicas para fazer do intercâmbio seguro
Consultor IE
Sabe aquele ditado “o barato sai caro”? Pois bem, não tente procurar o intercâmbio mais barato ou mesmo a oportunidade mais fácil. Fazer um intercâmbio por conta própria, mesmo sendo possível, é um risco que você assume.
E, nós acreditamos que o melhor caminho é aquele que te dá segurança, mesmo que para isso você precise investir um pouco a mais. Nesse sentido, nossa primeira dica é: tire um tempo para conversar com um de nossos especialistas, o contato inicial é gratuito!
Seguro viagem
Quem aí despensa um seguro viagem? Se você é essa pessoa, está fazendo errado. Os seguros cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Além disso, oferecem outras garantias para os viajantes, por exemplo, a indenização no caso de extravio de bagagem.
A probabilidade de algo dar errado pode fugir do controle e isso é um fato. O seguro normalmente serve como uma prevenção de possíveis danos. Aqueles imprevistos que você sequer imagina que vai passar, sabe? Mas, a verdade é que ninguém quer sofrer durante sua viagem por conta disso e é por esse motivo que os seguros existem.
Planejamento financeiro
O ponto mais levantado no momento de optar por realizar um intercâmbio, é o investimento. Para alguns isso é visto como uma despesa e o erro começa a partir daí. É preciso enxergar essa escolha como um investimento em educação e carreira, pois de fato é.
Logo, se você é alguém que sonha em viver essa experiência, comece a guardar dinheiro com antecedência. Assim, você consegue pagar tudo certinho e viaja com as contas quitadas, sem ter que se preocupar com taxas durante sua viagem. Planejamento financeiro é tudo e para um intercâmbio não seria diferente.
Disponibilidade de tempo
Tempo é rei quando falamos de planejamento e no intercâmbio não é diferente. Um sonho que precisa de investimento financeiro, precisa ser organizado ao pé da letra, com o passo a passo. Logo, para isso, é preciso que você disponha de tempo, não só para realizar a viagem, mas para programá-la.
Isso é necessário porque por diversas vezes as pessoas perdem chances e oportunidades por falta de organização em relação aos horários. A sua disponibilidade faz total diferença dentro do cenário de planejamento, não esqueça disso.
Dinheiro em espécie e cartão de crédito
Em qualquer viagem sua, tenha dinheiro em mãos. Como já falamos por aqui, infelizmente não conseguimos ter o controle de tudo e você pode ser pego de surpresa a qualquer hora, em qualquer lugar. Por isso, tenha uma segurança, leve dinheiro em espécie, mesmo que em pouca quantidade.
Além disso, lembre-se de ativar o cartão de crédito. Hoje em dia é muito simples fazer qualquer tipo de pagamento através de um cartão ou mesmo do celular. Mas cheque a funcionalidade do seu cartão no exterior, com antecedência, às vezes é preciso que ele seja desbloqueado.
E aí? O que achou das nossas dicas? Elas fizeram sentido para você? Resolveram seus questionamentos? Pois bem, outras diversas coisas podem ser feitas para que você evite o máximo quaisquer imprevistos, mas essas são as principais, sem dúvida.
Em suma, se você está em dúvida sobre por onde começar, bate um papo com um consultor IE e tira todas as suas dúvidas. Não tem como dar errado! Para você fazer um intercâmbio seguro, nossa principal dica sempre será: esteja acompanhado de um especialista durante o processo.
Isso é de extrema importância para que você evite situações das quais não espera passar. Seja viajando a turismo ou mesmo para realizar um intercâmbio, uma experiência de um amigo, um conselho de um familiar sempre é levado em consideração. Mas, não se deixe basear por vivências de outras pessoas. A sua é e deve ser única, baseada nos seus objetivos.