Intercâmbio na faculdade: Conheça 3 principais opções

Compartilhe:

Fazer intercâmbio na faculdade é uma das melhores maneiras de expandir seus conhecimentos, vivenciar novas culturas e claro, dar um up no currículo. 

Por isso, separamos para esse texto, algumas opções de intercâmbio na faculdade que você pode fazer mesmo que você não tenha terminado sua graduação no Brasil

Por que fazer intercâmbio durante a faculdade?

Já podemos começar com as principais vantagens de fazer um intercâmbio na faculdade:

  1. Aumento da empregabilidade.
  2. Expansão do networking global.
  3. Desenvolvimento de novas habilidades interculturais.
  4. Melhor compreensão de culturas e práticas empresariais internacionais.

O intercâmbio universitário oferece mais do que uma experiência de viagem: é uma oportunidade de formação pessoal e profissional. 

Durante um intercâmbio no exterior, você amplia a rede de contatos, se adapta a diferentes culturas e desenvolve habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

Programas de intercâmbio para universitários

Existem várias opções de intercâmbio para universitários. Cada programa oferece vantagens únicas e se adapta a perfis diferentes. 

Sendo assim, conheça abaixo as principais alternativas.

1. Graduação no exterior

Diversas universidades internacionais oferecem programas que permitem que estudantes brasileiros façam graduação no exterior. 

Dessa forma, você pode fazer tanto uma graduação completa aplicando para a universidade no próprio site, ou apenas uma parte da graduação no exterior.

Esses programas para fazer parte da graduação costumam ser por parcerias entre universidades brasileiras e estrangeiras.

Desse modo, se você quer fazer parte da graduação exterior, precisa procurar algumas informações com a sua universidade no Brasil:

  • A sua universidade tem parcerias com as universidades internacionais?
  • Se tiver parceria, com quais universidades?
  • Seu curso é aplicável para fazer parte dele no exterior?

É importante lembrar que, para estudar em uma universidade no exterior, o aluno precisa ter o inglês avançado.

2. Experiência profissional no exterior

O Work Experience, que é a experiência de trabalho no exterior para universitários, é um programa de média duração (entre 3 e 4 meses) e é realizado durante as férias.

Sendo assim, é uma experiência de trabalho no exterior que não compromete os estudos. 

Normalmente, o intercambista trabalha em resorts e hotéis nos EUA, em funções como lifeguard, waiter, hostess, bartender e entre outras funções relacionadas a serviços.

Aqui, o aluno precisa ter o inglês pelo menos intermediário para se candidatar ao Work Experience.

3. Curso de idiomas durante a faculdade

O curso de idiomas é um programa clássico de intercâmbio, e é ideal para quem quer se destacar no mercado de trabalho.

Dessa forma, os cursos mais procurados são os cursos de inglês, mas se você já fala inglês ou prefere outros idiomas, você também pode fazer francês, espanhol ou alemão. 

A duração dos cursos de idiomas vai variar, pode ser 4 semanas, 2 meses, 3 meses e até mais.

Dessa forma, você vai adaptar o tempo de acordo com as suas possibilidades, até mesmo para coincidir para com o calendário universitário.

Como escolher o programa de intercâmbio ideal?

Para escolher o intercâmbio na faculdade certo, depende de seus objetivos pessoais e acadêmicos. 

E para facilitar sua decisão, separamos aqui algumas dicas:

  • Defina suas prioridades: pense no que mais deseja alcançar — melhorar o idioma, obter experiência profissional ou estudar em uma universidade internacional.
  • Considere seu tempo disponível: programas como Work Experience e graduação são mais longos, no entanto, o curso de idioma você pode adaptar.
  • Analisar os custos: tenha em mente seu orçamento disponível, os programas podem ter diferenças de valores consideráveis.

Intercâmbio no exterior

O intercâmbio para universitários, sem dúvida, é uma experiência que contribui para o desenvolvimento profissional e conta muito para o mercado de trabalho.

Sendo assim, se você tem o sonho de fazer intercâmbio na faculdade, a dica extra é começar a planejar com pelo menos 1 ano de antecedência para que você consiga alcançar seus objetivos.

FALE COM A IE

Escolha como prefere falar conosco e envie a sua mensagem. Em breve um consultor entrará em contato.

Receba nossas novidades