Está planejando fazer um intercâmbio de 3 meses e quer saber se a experiência vale a pena?
A boa notícia é que fazer intercâmbio, seja ele de 1 mês, 2 mês ou um intercâmbio de 3 meses, sempre valerá a pena. Passar um tempo no exterior abre muitas oportunidades.
Sendo assim, para você entender melhor como funciona um intercâmbio de 3 meses, criamos este artigo com os programas que você pode fazer e dicas de destinos. Vamos lá?
Quanto custa um intercâmbio de 3 meses?
No geral, os custos para uma escola de inglês nos Estados Unidos por 3 meses, por exemplo, pode custar aproximadamente $7.000 dólares.
Porém, o valor total de um intercâmbio de 3 meses vai depender do destino escolhido, da escola e de outros fatores como estilo de vida, alimentação, passagens, etc.
Fazer intercâmbio no exterior é se planejar financeiramente para literalmente morar em outro país, ou seja, é preciso ter recursos para se manter fora do país por um tempo.
Onde fazer intercâmbio?
Existem diversos destinos para fazer intercâmbio de 3 meses
- Canadá;
- Irlanda;
- Inglaterra;
- Austrália;
- Nova Zelândia;
- Estados Unidos;
- Malta;
- Emirados Árabes;
- Espanha;
- Alemanha e entre outros.
Em todos esses destinos, o aluno pode estudar fora por 3 meses.
Lembrando que o programa de intercâmbio para esse período é o intercâmbio de idiomas, onde o foco do curso é aprender uma língua, como inglês, espanhol, alemão, etc.
Qual é o intercâmbio mais barato?
Os países em que o real vale mais normalmente são ótimas opções para quem tem um orçamento mais curto mas ainda assim quer estudar fora.
Como exemplo, existe a Argentina com cursos de espanhol e a África do Sul e Emirados Árabes com cursos de inglês.
Porém, existem opções que podem te atrair também, como o Canadá e a Austrália, por exemplo.
O dólar canadense e o australiano estão mais em conta que o dólar americano e o euro.
3 meses de intercâmbio vale a pena?
Se a sua intenção é evoluir em um novo idioma, conhecer cidades no exterior, pontos turísticos icônicos e fazer amizades com pessoas do mundo todo, a resposta é sim.
O intercâmbio de 3 meses é um tempo mais que suficiente para ter diversas experiências em outro país.
É claro que você pode fazer um intercâmbio por mais tempo ou menos tempo, não existe um tempo exato, existe o que funciona para você.
Sendo assim, confira abaixo algumas das principais vantagens em fazer intercâmbio no exterior por 3 meses:
- Evolução em um novo idioma;
- Contato diário com diversidades de culturas;
- Oportunidades de conhecer outros países;
- Possibilidade de negociar com seu empregador.
Evolução em um novo idioma
Mesmo que você não saiba nada de inglês ou de espanhol, por exemplo, em 3 meses pode haver alguma evolução. É claro que isso depende de pessoa para pessoa.
Tem gente que precisa de um pouco mais de tempo, tem pessoas que já tem um nível intermediário de inglês e em 3 meses consegue evoluir para o avançado, realmente é relativo.
Na realidade, o tempo médio que o aluno consegue evoluir em um curso de qualidade no exterior é de 6 semanas, ou seja, de 6 em 6 semanas, o aluno aumenta de nível.
Contato diário com diversidades de culturas
Além de aprender um novo idioma, a troca cultural é uma das finalidades do intercâmbio, e 3 meses é um bom tempo para conhecer diversas culturas, se adaptar e conhecer pessoas.
Isso porque normalmente, os países recebem estudantes estrangeiros, sendo assim, em sua sala de aula pode haver alunos do Japão, da Rússia, França e entre outros países.
Oportunidade de conhecer outros países
É muito comum que, durante o intercâmbio, o aluno conheça outros países por conta da proximidade, principalmente quem faz intercâmbio na Europa.
Tanto a Inglaterra, quanto a Irlanda, Espanha, Alemanha, são países que têm fácil acesso a outros países europeus.
Além disso, existem passagens a baixo custo para conhecer esses países, o que torna mais fácil as viagens para os alunos.
Possibilidade de negociar com seu empregador
Muitas pessoas tiram férias em seus empregos e fazem um intercâmbio de 1 mês (o que também vale a pena).
Porém, há possibilidade de negociar com seu empregador para fazer 3 meses de intercâmbio, afinal, fazer intercâmbio e aprender um novo idioma é investir na carreira.
Muitos empregadores e instituições de ensino têm essa consciência sobre o intercâmbio no exterior e liberam esse tempo para que a pessoa evolua profissionalmente.
Intercâmbio de 3 meses no exterior
Se você quer estudar fora e só tem 3 meses disponíveis, o intercâmbio de idiomas é a oportunidade certa para realizar esse objetivo.
Converse com um de nossos consultores para entender melhor sobre o programa e destinos para o intercâmbio de 3 meses.