Hoje em dia, dominar mais de um idioma não é apenas uma habilidade, é uma vantagem em um mundo cada vez mais globalizado, e por isso existe a importância de ser bilíngue.
Muita gente acha que a importância de ser bilíngue está apenas ligada à carreira, porém, se comunicar em outro idioma vai muito além disso.
Sendo assim, vamos explorar juntos a importância de ser bilíngue e entender quais são suas alternativas para aprender um novo idioma.
A importância de ser bilíngue
Imagine que você decidiu tirar férias no exterior, na Inglaterra, por exemplo, e como seria interessante saber falar inglês, conversar e criar networking durante a viagem?
Quantas oportunidades você pode estar perdendo por não saber falar inglês, espanhol, francês, ou qualquer idioma extrangeiro?
Vamos entender melhor sobre essa importância de aprender um novo idioma nos tópicos abaixo:
- Mercado de trabalho
- Viajar e conhecer o mundo
- Conseguir uma vaga em uma universidade no exterior
Mercado de trabalho
No dias de hoje, as empresas buscam profissionais que possam lidar facilmente com contextos multiculturais e multilingues.
Ser bilíngue não apenas abre portas para oportunidades de emprego, mas também aumenta significativamente o potencial de progressão na carreira.
Dessa forma, os empregadores de hoje em dia valorizam habilidades linguísticas pelo fato de facilitar a comunicação com clientes e pessoas ao redor do mundo.
Além disso, ser bilíngue abre caminhos para oportunidades de trabalho no exterior, e hoje em dia com o trabalho remoto, as possibilidades são ainda maiores.
Importância na hora de viajar e conhecer o mundo
Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras da vida, e ser bilíngue pode transformar essa jornada em oportunidades.
Desde pedir um café em Paris até negociar preços em um mercado de rua em Bangkok, conhecer o idioma local ou inglês que é a língua universal, facilita a interação com os habitantes.
Está aí mais uma importância de ser bilíngue: se conectar com o mundo!
Além disso, permite uma compreensão mais profunda da cultura e dos costumes de cada destino.
E como vimos mais acima, ser bilíngue abre oportunidades, principalmente para fazer networking.
Conseguir uma vaga em uma universidade no exterior
O sonho de estudar em uma universidade no exterior é uma meta para muitos jovens, e ser bilíngue pode transformar esse sonho em realidade.
Imagine conseguir uma vaga em uma universidade na Inglaterra, Estados Unidos, no Canadá, e entre muitos outros países que são casas de universidades de renome?
Além disso, falar mais de um idioma pode facilitar o processo de integração em um novo ambiente acadêmico e social.
Como ser bilíngue?
A resposta é simples: primeiro, você precisa escolher o idioma que deseja aprender e começar a estudar.
Mas tem como ser bilíngue estudando sozinho?
Bom, você pode estudar sozinho, mas entenda que aprender um idioma sozinho pode demorar um certo tempo, e não tem problema algum caso essa seja a sua escolha.
Porém, para quem prefere ter ajuda e acelerar o processo, existem os programas de intercâmbio.
Você escolhe o país e se matricula em um curso de idiomas no exterior, e isso facilita muito o processo de aprendizagem já que você irá passar todo o tempo falando em outro idioma.
Onde fazer intercâmbio?
Existem diversos países para aprender um novo idioma, e se o seu foco é aprender inglês, você pode escolher países como:
- Irlanda;
- Inglaterra;
- Estados Unidos;
- Austrália;
- Canadá;
- Nova Zelândia;
- Malta;
- Emirados Árabes.
Agora, se você quer aprender espanhol, pode optar pela Espanha ou Argentina. E para quem quer aprender francês temos a França e o Canadá, que é um país bilíngue.
Intercâmbio no exterior
Entendemos até aqui que, falar mais de um idioma vai além de conseguir empregos melhores, ser bilíngue tem a ver com oportunidades e conexão com o mundo.
E agora que você entendeu a importância de ser bilíngue e quer estudar um novo idioma converse com um de nossos consultores!