Saber se a França precisa de visto é essencial para planejar sua viagem, independente se seu objetivo é um intercâmbio ou apenas turismo.
Isso porque a França precisa de visto de acordo com a intenção da viagem e o tempo de estadia no país.
E para você entender sobre os tipos de visto para França e quando a França precisa de visto, criamos esse artigo com tudo o que você precisa saber para te ajudar nessa viagem e para curtir cidades incríveis, como Paris. Vamos lá?
Precisa de visto para França?
O visto para a França para os brasileiros não é necessário em caso de turismo e negócios, desde que a permanência no país seja de até 90 dias.
Claro que os requisitos para a entrada no país variam dependendo do motivo da viagem para França e da duração da estadia.
Caso faça um intercâmbio na França por até 3 meses, por exemplo, seu caso se enquadra aqui, pois o visto de turismo pode ser usado para essa finalidade.
Uma outra dúvida muito comum é se existe alguma exceção de cidade na França que não precisa de visto, e a resposta é não.
A regra é válida para todo o país, sendo assim, Paris precisa de visto, assim como Lyon, Nice, Bordéus e todas as cidades francesas.
Sendo assim, confira abaixo o que brasileiro precisa para entrar na França:
- Passaporte
- Visto (em alguns casos)
- Comprovação de meios financeiros
- Comprovante de hospedagem
- Seguro viagem
- Passagens de retorno
- Documentações adicionais
Passaporte
Certifique-se de que o seu passaporte tenha validade superior a 3 meses a partir da data prevista para sair do Espaço Schengen.
Caso não saiba do que o Espaço Schengen se trata, explicaremos de forma breve.
Este é o nome dado a uma área que engloba países europeus e permite a livre circulação de pessoas, sem a necessidade de controles de fronteira interna.
Dessa forma, alguns dos países mais conhecidos do Espaço Schengen incluem a França, Alemanha, Espanha, Itália, Portugal, Suécia, entre outros.
Visto
Para estadias mais longas ou para outros fins, a França precisa de visto.
Confira abaixo os tipos de visto para França disponíveis e mais a frente, a documentação necessária para alguns deles.
- Visto de curta duração;
- Visto de longa duração para Au Pair;
- Visto de longa duração para cientistas e professores de ensino superior;
- Visto de longa duração para cônjuge de francês;
- Visto de longa duração para estudante (curso de francês, estágios e outros);
- Visto de longa duração de férias;
- Visto de longa duração de trabalho;
- Visto de longa duração de visitante;
- Visto de longa duração de religiosos.
Visto de curta duração
Servem para estadias com duração inferior a 90 dias e que não sejam a turismo.
Esses são os documentos necessários para viajar para França nestas condições:
- Formulário de Pedido de Visto de Curta Duração devidamente preenchido no portal France-Visas;
- Carta datada e explicando o motivo da viagem;
- Visto com validade superior a estada prevista na França;
- Passaporte emitido há menos de 10 anos e com validade mínima de 3 meses além do período de estada prevista na França;
- Declaração completa do último Imposto de Renda;
- Comprovante de hospedagem;
- Reserva do bilhete aéreo com ida e volta constando todo itinerário;
- Carteira de trabalho mencionando o período de férias;
- Seguro viagem e de repatriamento internacional, válido para todo território Schengen, no valor mínimo de 30.000 € para o período total de permanência;
- 2 fotos 4×5.
Visto de longa duração
Esse é um dos tipos de visto para França que serve para situações em que a estadia dure mais de 90 dias, independente do motivo da viagem.
Sendo assim, a lista de documentos necessários varia de acordo com o seu objetivo no país, sendo preciso verificar o site da Embaixada da França no Brasil.
Dessa forma, essas são algumas das opções que você encontrará por lá e em todas elas essas opções, a França precisa de visto:
- Au Pair;
- Cientistas;
- Cônjuge de Francês;
- Estudante;
- Férias;
- Outros.
Dessa forma, se você vai fazer intercâmbio na França por um período superior a 90 dias, precisa se atentar para as documentações e os prazos.
E quando falamos em intercâmbio, falamos sobre estudar na França em qualquer curso, seja ele curso de idioma, cursos de graduação ou cursos de pós graduação na França.
Comprovação de meios financeiros
Caso não tenha reserva de hotel, o visitante deve comprovar possuir 120 euros por dia de estadia. Em uma permanência de 10 dias, por exemplo, seriam em média 1200 euros.
Se já tiver reserva de hotel, o montante a ser comprovado para gastos diários é em média de 65 euros.
Em caso de hospedagem em casa de familiares ou amigos, havendo atestado de acolhimento particular, 32,50 euros por dia.
Comprovante de hospedagem
No caso de hospedagem em hotel, é necessário apresentar às autoridades de imigração o comprovante da reserva de hotel pelo período da estadia na França.
Além disso, se a hospedagem for em residência de conhecidos, é necessária a apresentação, no desembarque na França, do documento “atestado de acolhimento”.
Este deve ser providenciado pelo anfitrião junto à Prefeitura da cidade de residência do familiar ou amigo.
Da mesma forma deve ocorrer para quem faz intercâmbio na França, deve comprovar que possui estadia garantida, seja em casas de família, hostel ou residência estudantil.
Seguro viagem
Embora não seja obrigatório, é recomendável ter um seguro viagem que cubra despesas médicas e hospitalares durante sua estadia na França.
Isso inclui despesas de repatriação por motivos médicos, no valor de 30 mil euros. O seguro deve ser providenciado antes da chegada ao território francês.
Passagens de retorno
É possível que você seja solicitado a apresentar comprovantes de passagens de retorno ao Brasil ou para seu próximo destino.
Documentação adicional
Dependendo do motivo da viagem para França, podem ser necessários documentos adicionais.
Alguns exemplos são uma carta de aceitação de uma instituição de ensino para estudantes ou documentos relacionados a negócios para viagens de trabalho.
Quanto custa para tirar o visto para a França?
Para os de curta duração, a taxa para tirar o visto para França é equivalente a 80 euros.
Já em relação aos tipos de vistos para a França de longa duração, a taxa varia de acordo com seu objetivo, mas se for para um curso de francês, por exemplo, são 50 euros.
Onde tirar visto para França no Brasil?
Para tirar um dos tipos de visto para França, você precisará visitar o Centro de Vistos da França ou a Embaixada ou Consulado Francês, dependendo de onde você reside.
Eles estão localizados em várias cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outras.
Você pode agendar um horário para apresentar sua solicitação de visto por meio do site da VFS Global e obter informações detalhadas sobre os requisitos.
Se você estiver em Brasília, pode solicitar um visto diretamente na Embaixada da França. Eles têm uma seção consular que processa solicitações de visto.
Sabendo que a França precisa de visto, certifique-se de verificar os requisitos específicos e agendar um horário com antecedência.
Além da Embaixada, a França tem consulados em várias cidades do Brasil, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, que também podem processar solicitações.
Lembre-se de que é essencial agendar um horário antes de visitar qualquer um desses locais para apresentar sua solicitação de visto.
Além disso, verifique os requisitos para o tipo de visto que você está solicitando e reúna todos os documentos necessários antes de sua visita.
Quanto tempo demora para tirar o visto francês?
O tempo necessário para tirar o visto depende do tipo, época do ano e demanda na embaixada ou consulado.
Para visto de curta duração, o tempo de processamento costuma ser de aproximadamente 15 dias úteis após a apresentação completa da solicitação.
No entanto, em épocas de alta demanda, pode levar mais tempo, por isso é aconselhável solicitar o visto com antecedência.
Para vistos de longa duração, como vistos de estudo, trabalho ou residência, o tempo de processamento geralmente é mais longo, de algumas semanas a meses.
Em épocas de alta temporada, como o período de férias de verão na Europa, o tempo de processamento pode ser mais longo devido à maior demanda por vistos.
Portanto, sabendo que a França precisa de visto, aproveite para iniciar o processo com antecedência, especialmente se você for nos meses de maior movimento.
O tempo de processamento também pode ser afetado pelo agendamento de entrevistas e pela rapidez com que você fornece todos os documentos necessários.
Como ir para França sem visto?
A única forma de viajar para França sem visto sendo brasileiro é ir como turista e permanecer no país por menos de 90 dias.
Como já foi dito, em viagens de curta duração com essa finalidade, há isenção de visto.
Lembrando que para estudos, trabalho ou duração maior que 90 dias, a França precisa de visto.
É possível estudar e trabalhar na França?
Sim, é possível fazer intercâmbio na França para estudar e trabalhar. Mas nesse caso existem alguns pré-requisitos, como por exemplo, o estudante deve optar por um curso de longa duração.
Nesse caso, a França precisa de visto caso sua intenção seja estudar e ter permissão de trabalho.
Qual a melhor época para viajar para França?
A melhor época dependerá dos seus interesses pessoais, das atividades que você gosta e das condições climáticas que prefere.
Sabendo que a França precisa de visto e organizando a documentação necessária, é hora de pensar em outros detalhes, como a estação do ano que deseja aproveitar.
De março a maio, temos a primavera, em que as temperaturas começam a subir e os jardins florescem. É uma época boa para explorar cidades e fazer passeios.
O verão é a alta temporada. O clima é geralmente ensolarado, tornando-o ideal para viagens à praia, passeios de bicicleta, festivais de música e atividades ao ar livre.
Já no outono, as multidões diminuem, o clima ainda é agradável e as folhas das árvores começam a mudar de cor.
E finalmente temos o inverno, que é encantador especialmente durante a época de Natal, quando as cidades são decoradas com luzes e mercados de Natal.
Se você gosta de esqui, os Alpes Franceses oferecem ótimas opções. No entanto, o clima pode ser frio, especialmente no norte da França.
Já se você está interessado em eventos, como o Carnaval de Nice em fevereiro ou o Tour de France em julho, planeje sua viagem para França em torno deles.
Conheça e estude na França com a IE
Esperamos que você tenha conseguido todas as informações que buscava para saber se a França precisa de visto.
Caso ainda não tenha entendido quais documentos necessários ou como fazer o processo, a IE conta com uma equipe especializada para te ajudar com qualquer problema.
Portanto, se ainda tiver dúvidas se a França precisa de visto ou outros assuntos relacionados ao país, entre em contato com nossos especialistas.