A Páscoa é um dos mais importantes feriados Cristãos, e por isso, é celebrado com muita alegria em vários países do mundo. Curioso é perceber como cada país tem costumes diferentes para celebrar a Semana Santa. Vamos dar uma olhada nos hábitos além dos ovos de páscoa?
Páscoa na França
Em respeito a Páscoa (Paques, em francês) os sinos na França não são tocados por três dias. No Domingo de Páscoa, as crianças correm para os jardins para procurar os sinos que ‘voltam de Roma’, e claro, procurar os ovos escondidos por seus pais.
Páscoa na Alemanha
Assim como nós, eles também evitam o peixe na sexta-feira Santa. No Sábado, o país é tomado por fogueiras por todas as partes. A Páscoa também serve para comemorar a chegada da primavera, e (com esperança) o fim do frio que toma conta no começo do ano.
Páscoa no México
A Procissão de Silêncio acontece na maioria das cidades do México em homenagem à cruficicação de Jesus Cristo, e chegam até a queimar um boneco de Judas. Mexicanos se deliciam com a comida regional ‘nopal’ (um tipo de cacto), preparada com saladas, camarões, ovos, ou claro, tacos. E assim como no Brasil, também rola espetáculo tipo Paixão de Cristo
Páscoa na Suécia
As crianças se vestem com saias longas, lenços coloridos e pintam suas bochechas, se fantasiando de ‘bruxas’ da Páscoa. No Domingo de Páscoa elas saem para visitar as casas dos vizinhos e trocam desenhos por chocolate. Parece Halloween, mas é Páscoa.
Páscoa no Canadá
Além das tradicionais comemorações católicas, o Canadá vira até um cenário para uma rave, a Bal en Blanc, em Montréal – é sinal que e o blanc (a neve) está prestes a sumir para dar lugar à bela primavera, que nas regiões temperadas, assume as flores em seu esplendor.