Faculdades internacionais que aceitam o ENEM: Conheça o guia completo

Quer saber quais faculdades internacionais que aceitam o ENEM? Conheça neste artigo quais são as faculdades para estudar no exterior e onde ficam!
Compartilhe:

Para quem quer fazer o ensino superior no exterior, a boa notícia é que existem algumas faculdades internacionais que aceitam o ENEM como parte do processo seletivo. 

Essas faculdades internacionais que aceitam o ENEM geralmente são de países que têm parcerias educacionais com o Brasil, como Portugal, França, Canadá e Estados Unidos. 

Dessa forma, estudar em uma das faculdades internacionais que aceitam o ENEM pode ser uma boa oportunidade de ampliar os horizontes culturais, acadêmicos e profissionais.

Além de obter um diploma reconhecido internacionalmente, os estudantes podem vivenciar novas experiências, fazer contatos e aprender com diferentes perspectivas. 

Sendo assim, sim, é possível estudar no exterior com a nota do ENEM! Continue lendo este artigo para saber mais sobre os países que aceitam a nota do ENEM e as instituições.

Quais universidades internacionais aceitam o ENEM?

Entre as faculdades internacionais que aceitam o ENEM, podemos citar alguns países que aceitam a nota do ENEM e suas principais instituições. 

Além disso, esses países são considerados um dos melhores destinos para fazer intercâmbio:

  • Portugal: Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Algarve, Instituto Politécnico de Beja;
  • França: Université Paris-Saclay, École Normale Supérieure;
  • Reino Unido: Universidade de Bristol, Universidade de Oxford, Universidade de Glasgow, Kingston University, Birkbeck University of London;
  • Canadá: Toronto University, Humber College;
  • Estados Unidos: New York University, Northeastern University, Temple University.

Portugal

Portugal tem muitas faculdades internacionais que aceitam o ENEM, graças a um acordo entre o Inep e as instituições portuguesas. 

São mais de 50 faculdades internacionais que aceitam o ENEM e oferecem vagas para brasileiros com ensino médio completo e que não tenham cidadania portuguesa ou de outro país da União Europeia. 

Sendo assim, o passo a passo para ingressar em uma das universidades internacionais que aceitam ENEM em Portugal pode ser feito da seguinte maneira:

  1. Escolha o curso que deseja cursar, verifique se o curso aceita o ENEM e qual é a nota mínima exigida para cada área do conhecimento;
  2. Faça a sua inscrição no site da universidade, preenchendo os dados pessoais e acadêmicos, e enviando os documentos solicitados;
  3. Aguarde a resposta, que pode ser positiva, negativa ou condicional;
  4. Providencie os demais trâmites para viajar e estudar em Portugal, como comprar passagens, reservar acomodação, contratar seguro de saúde, entre outros.

Se a resposta for positiva, você receberá uma carta de aceitação da universidade internacional, que deverá ser apresentada no consulado português.

Assim, poderá solicitar o visto de estudante e estudar em uma das faculdades internacionais que aceitam brasileiros

Caso seja negativa, você poderá tentar outra opção ou recorrer da decisão. E no caso de condicional, será preciso cumprir uma exigência condicional, que pode ser uma entrevista, prova, etc.

Cada uma das faculdades internacionais que aceitam o ENEM tem seu próprio calendário, critérios e nota mínima exigida. Por aqui, podemos citar alguns exemplos de instituições, como:

Universidade de Coimbra

A UC é a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais prestigiadas da Europa, oferecendo mais de 300 cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

O valor de candidatura da taxa é de 70 euros.

Universidade de Lisboa

A ULisboa é a maior universidade de Portugal e uma das melhores do país, oferecendo mais de 400 cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. 

Sua taxa de candidatura, nesse caso, é de 60 euros.

Universidade de Porto

A UP é uma das universidades que aceitam ENEM no exterior e é uma das melhores de Portugal e da Europa.

Ela oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

O valor da taxa de candidatura é de 100 euros por curso.

Universidade de Algarve

A UAlg é uma universidade pública e uma das faculdades internacionais que aceitam o ENEM.

Ela oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, por uma taxa no valor de 70 euros pela candidatura. 

Instituto Politécnico de Beja

O IPBeja é uma instituição pública que oferece cursos de graduação e pós-graduação em áreas como agronomia, educação, engenharia, saúde e tecnologia, com uma taxa de candidatura de 50 euros.

França

A França também é uma opção para quem quer estudar no exterior com o Enem. 

Algumas universidades francesas aceitam o resultado do exame como um dos requisitos para a admissão de estudantes estrangeiros. 

Porém, é preciso ter outros documentos, como histórico escolar, carta de motivação, proficiência em francês e se inscrever pelo Campus France. 

O passo a passo para estudar em faculdades internacionais que aceitam o ENEM é bem parecido com o de Portugal, tendo alguns critérios particulares para cada universidade internacional, como:

Université Paris-Saclay

É uma das melhores universidades da França e do mundo, com destaque nas áreas de:

  • Ciências;
  • Engenharia;
  • Tecnologia. 

A universidade oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação em francês e em inglês. 

Para ingressar na Université Paris-Saclay pelo ENEM, você deve ter obtido uma nota mínima de 600 pontos na média geral do exame e em cada uma das quatro provas objetivas.

Já a proficiência em francês necessita ser comprovada por meio de teste nível C2 em diante.

École Normale Supérieure

A universidade internacional é uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior da França e do mundo, com foco na formação de pesquisadores e professores nas áreas de:

  • Humanidades;
  • Ciências sociais;
  • Ciências exatas. 

Com cerca de 40 cursos de graduação e pós-graduação em francês e em inglês, para ingressar pelo ENEM, você deve ter obtido uma nota mínima de 700 pontos na média geral do exame.

Da mesma forma, deve ter obtido a nota em cada uma das quatro provas objetivas e comprovar nível C1 ou superior no idioma para ingressar com o enem em faculdades internacionais.

Reino Unido

8

No geral, a maioria dos países com faculdades internacionais que aceitam o ENEM apresenta um passo a passo bem parecido para o ingresso de brasileiros.

Já no site unificado de candidaturas, chamado UCAS, é possível acessar todas as universidades do Reino Unido que aceitam essa forma de ingresso e suas principais características.

Entre as faculdades internacionais que aceitam brasileiros pelo ENEM no Reino Unido, podemos citar exemplos como:

Universidade de Bristol

Com mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação em inglês, a Universidade de Bristol é uma das melhores universidades do Reino Unido e do mundo, com destaque nas áreas de:

  • Ciências;
  • Engenharia;
  • Tecnologia. 

Para ingressar na Universidade de Bristol como uma das faculdades internacionais que aceitam o ENEM, você deve ter obtido uma nota mínima de 600 pontos na média geral do exame e em cada uma das quatro provas objetivas.

Também é preciso comprovar nível C1 ou mais em proficiência em inglês.

Universidade de Oxford

A Universidade de Oxford é uma das universidades mais antigas do mundo e fica na cidade de Oxford, Inglaterra, com foco na formação de pesquisadores e líderes nas áreas de:

  • Humanidades;
  • Ciências Sociais;
  • Ciências Exatas. 

São cerca de 250 cursos de graduação e pós-graduação em inglês e, para ingressar pelo ENEM, você deve ter obtido uma nota mínima de 700 pontos na média geral do exame e em cada uma das quatro provas objetivas.

O nível de proficiência exigido é o C1 ou superior.

Universidade de Glasgow

Considerada uma das melhores universidades da Escócia e da Europa, a Universidade de Glasgow tem destaque nas áreas de:

  • Saúde;
  • Ciências da vida;
  • Ciências sociais. 

São mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação em uma das faculdades internacionais que aceitam o ENEM. 

Para ingressar na Universidade de Glasgow pelo ENEM, além de atestar proficiência C1 acima ou mais, você deve:

  • Ter concluído o Certificado de Ensino Médio com notas 7+ ou Bom, Muito Bom ou Excelente; ou A ou B; 
  • Ter obtido uma nota mínima de 55% no ENEM.

Kingston University

É uma universidade moderna e inovadora, localizada na região metropolitana de Londres. Além disso, ela oferece mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação em inglês. 

Para ingressar na Kingston University pelo ENEM, você deve ter obtido uma nota mínima de 55% na média geral do exame e em cada uma das quatro provas objetivas e proficiência nível C1 ou acima no idioma.

Essa é uma das universidades em Londres mais requisitadas pelos estudantes.

Birkbeck University of London

Com cursos de graduação e pós-graduação, tanto para ingressar na Birkbeck University of London com o enem faculdades internacionais, você deve ter:

  • Concluído o Certificado de Ensino Médio com notas 7+ ou Bom, Muito Bom ou Excelente; ou A ou B;
  • Obtido uma nota mínima de 55% no ENEM.

A maioria dos cursos desta, que é uma das faculdades internacionais que aceitam o ENEM, são ministrados à noite, permitindo que os estudantes trabalhem ou façam outras atividades durante o dia.

Canadá

O passo a passo para estudar no Canadá através do ENEM, é parecido com os citados em outros países, tendo algumas instituições com suas próprias regras, como:

Toronto University

A Toronto University é a melhor universidade da cidade de Toronto e uma das melhores do Canadá e do mundo, com destaque nas áreas de:

  • Ciências.
  • Engenharia;
  • Tecnologia. 

Ela conta com mais de 700 cursos de graduação e pós-graduação em inglês e para ingressar na instituição, você deve obter nota mínima de 600 pontos na média geral do exame e em cada prova objetiva.

O nível de proficiência exigido para estudar em uma destas faculdades internacionais que aceitam o ENEM é de C1 em diante.

Humber College

Humber College é um instituto de tecnologia e aprendizagem avançada que oferece mais de 150 cursos nas modalidades:

  • Graduate Certificate (Pós-Graduação);
  • Diploma (2 anos);
  • Advanced Diploma (3 anos). 

Essas duas últimas modalidades não exigem nenhum tipo de formação universitária prévia para o ingresso pelo enem em universidades estrangeiras.

Para ingressar no Humber College pelo ENEM, você deve ter obtido uma nota mínima de 55% na média geral do exame e em cada uma das quatro provas objetivas e nível C1 ou superior em proficiência em inglês.

Estados Unidos

7

São 3 faculdades nos Estados Unidos que aceitam brasileiros com o ENEM. 

Porém, é válido dizer que as faculdades de forma geral aceitam brasileiros, mas aqui estamos falando mais especificamente sobre o ENEM.

Assim como em outros países que aceitam a nota do ENEM, o passo a passo para estudar nos Estados Unidos segue os padrões que já falamos, mantendo algumas características particulares de cada instituição.

New York University

Considerada uma das melhores universidades dos Estados Unidos e do mundo, com destaque nas áreas de:

  • Artes;
  • Ciências Sociais;
  • Negócios. 

São mais de 400 cursos de graduação e pós-graduação em inglês e, para realizar ingresso, é necessária uma nota mínima de 600 pontos na média geral do exame e em cada uma das quatro provas objetivas.

O nível de proficiência do idioma exigido é o C1 ou acima.

Northeastern University

Com foco na aprendizagem experiencial e na pesquisa interdisciplinar, a Northeastern University é uma instituição inovadora no que se propõe, oferecendo mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação em inglês. 

Para ingressar na universidade, você deve ter obtido uma nota mínima de 600 pontos na média geral do exame e em cada uma das quatro provas objetivas, além de proficiência nível C1 em inglês ou mais.

Temple University

A Temple University é uma das faculdades internacionais que aceitam o ENEM, sendo uma universidade pública nos EUA, com destaque nas áreas de:

  • Saúde;
  • Comunicação;
  • Educação. 

Para ingressar na Temple University pelo ENEM, você deve ter obtido uma nota mínima de 55% na média geral do exame e em cada uma das quatro provas objetivas, além de comprovar nível C1 em proficiência.

Por meio do EducationUSA, um tipo de rede de orientação acadêmica do Departamento de Estado dos EUA, você pode consultar a lista completa de universidades e regras necessárias para ingresso.

Como cursar faculdade no exterior?

Faculdades internacionais que aceitam brasileiros

Para saber como cursar faculdade no exterior, é preciso entender que as faculdades internacionais que aceitam o ENEM geralmente são de países que têm parcerias educacionais com o Brasil, como:

  1. Portugal;
  2. França;
  3. Canadá;
  4. Estados Unidos. 

O enem faculdades internacionais serve como uma forma de avaliar o desempenho acadêmico dos candidatos. 

No entanto, como mostrado anteriormente, o ENEM não pode ser visto como único critério de seleção sobre como cursar faculdade no exterior, pois estas instituições utilizam os pontos apenas como parte da soma total.

No geral, os estudantes devem cumprir outras exigências e passar por outras avaliações também.

Entre elas, citamos comprovante de proficiência em língua estrangeira, apresentação de cartas de recomendação e currículo, entre outras, a depender de cada universidade internacional.

Além disso, podemos citar uma parte do processo para cursar faculdade no exterior, como:

  1. Escolha o país e a universidade que você deseja estudar. Verifique se a instituição aceita o ENEM e quais são as notas mínimas exigidas para o seu curso;
  2. Prepare-se para o ENEM, faça a prova e guarde o seu boletim de desempenho com a sua nota;
  3. Acesse o site da universidade e faça a sua inscrição online, preenchendo os dados solicitados e enviando os documentos necessários, já citados por aqui. Não se esqueça de anexar o seu boletim do ENEM;
  4. Aguarde a resposta da universidade. Se você for pré-selecionado, terá que passar por uma avaliação na universidade estrangeira, que pode incluir uma entrevista, uma prova escrita ou oral, ou uma análise de currículo;
  5. Se você for aprovado, você receberá uma carta de aceitação da universidade. Com ela, você poderá solicitar o visto de estudante no consulado do país escolhido e providenciar os demais trâmites para viajar e estudar no exterior.

Quanto precisa tirar no Enem para estudar no exterior?

Enem faculdades internacionais

Para estudar em uma das faculdades internacionais que aceitam o enem, é preciso ter uma boa nota no exame, que pode variar entre 600 e 700 pontos, dependendo do país e da universidade. 

Além disso, é preciso se preparar com antecedência e verificar todos os requisitos e prazos para se candidatar e entender a fundo como cursar faculdade no exterior

A nota do ENEM é uma média ponderada das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e da prova de redação, que vão de 0 a 1000 pontos cada uma. 

Ela pode variar de acordo com o ano e a edição do exame, pois é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta o grau de dificuldade das questões e o padrão de resposta dos participantes.

Vantagens de estudar em faculdades internacionais que aceitam brasileiros

Como cursar faculdade no exterior

Algumas das vantagens de procurar e efetuar meios de como cursar faculdade no exterior, são:

Flexibilidade

Você pode escolher entre diferentes tipos de cursos de preparação acadêmica até doutorado, em diversas áreas do conhecimento e em vários países do mundo. 

Também é possível adaptar sua carga horária e seu currículo de acordo com seus interesses e objetivos a partir do enem em faculdades internacionais.

Nova maneira de aprender o conteúdo

A partir do intercâmbio, você terá contato com diferentes metodologias, abordagens e perspectivas de ensino e aprendizagem, que podem enriquecer sua formação e estimular seu pensamento crítico e criativo.

Experiência em uma universidade internacional

É possível vivenciar novas culturas, costumes e realidades, além de fazer amigos e contatos de diferentes nacionalidades.

Além disso, você também pode conhecer lugares incríveis e participar de atividades extracurriculares que complementam sua formação.

Estudar em uma das melhores universidades do mundo

Muitas faculdades internacionais que aceitam brasileiros estão entre as mais renomadas e prestigiadas do mundo, com alta qualidade de ensino, pesquisa e infraestrutura. 

Você terá acesso a professores, pesquisadores e profissionais de excelência, além de recursos e tecnologias de ponta.

Domínio/fluência em outro idioma

Excelente para aprimorar suas habilidades linguísticas em inglês, francês, espanhol ou qualquer outro idioma que seja o oficial ou o utilizado no curso que você escolher. 

O domínio de outro idioma é um diferencial no mercado de trabalho e na vida pessoal.

Maior autonomia

Ao estudar em uma das universidades estrangeiras que aceitam ENEM, você terá que lidar com desafios, responsabilidades e decisões que envolvem morar e estudar em outro país.

Assim, desenvolverá sua capacidade de organização, planejamento, adaptação e resolução de problemas, ganhando mais confiança, independência e maturidade.

Valorização no mercado de trabalho

Ter uma formação em universidades internacionais que aceitam ENEM, pode aumentar suas chances de conseguir um emprego melhor, tanto no Brasil quanto em outros países. 

Dessa forma, você terá um diploma reconhecido internacionalmente, além de competências e experiências que são valorizadas pelos empregadores.

Estude nas faculdades internacionais que aceitam o ENEM com a IE

9

Fale com nossos consultores e descubra como estudar em uma das faculdades internacionais que aceitam o ENEM e viva a experiência do intercâmbio com quem entende do assunto!

FALE COM A IE

Escolha como prefere falar conosco e envie a sua mensagem. Em breve um consultor entrará em contato.

Receba nossas novidades