Se você está pensando em fazer intercâmbio no Canadá, é válido saber que você pode estudar no país com o eTA do Canadá, sem precisar aplicar para um visto canadense.
O eTA do Canadá não é um visto, e sim uma autorização que o Canadá concede para alguns países, e felizmente o Brasil está nessa lista de países.
Continue com a leitura para entender tudo sobre o eTA do Canadá e quem tem direito a viajar para o Canadá apenas com essa autorização.
O que é o eTA Canadá?
O eTA (Electronic Travel Authorization) é uma autorização eletrônica concedida pelo governo canadense que permite a entrada de turistas e estudantes no Canadá sem necessidade de visto.
Porém, existem alguns requisitos para obter o eTA.
Se você já tirou um visto canadense nos últimos 10 anos, você pode solicitar o eTA.
Além disso, se você tem um visto de turista americano válido, também pode solicitar o eTA e conhecer o Canadá ou estudar no Canadá sem precisar aplicar para um visto.
É válido lembrar que, para intercâmbio, o eTA é válido somente para quem vai fazer cursos de inglês com duração de até 6 meses.
Caso o seu curso tenha o tempo de duração maior que 6 meses, será necessário aplicar para o Study Permit, que é o visto de estudante no Canadá.
Vale ressaltar também que o eTA não substitui o passaporte. Ainda que você tenha direito a obter o eTA, é necessário possuir passaporte válido para viajar para o Canadá.
Como obter o eTA canadense?
A boa notícia é que a solicitação do eTA do Canadá é online, sendo assim, não tem burocracia.
E o que você precisa fazer é:
- Acessar o site do Governo do Canadá;
- Buscar pelo formulário Eletronic Travel Authorization;
- Preencher corretamente o formulário com as informações solicitadas;
- Pagar a taxa, que atualmente está em CAD$7.
As informações solicitadas no formulário são dados pessoais, como nome completo, endereço, número de documentos pessoais e informações sobre a viagem.
Após o pagamento da taxa, é só aguardar a confirmação da sua autorização que normalmente chega em 48hrs.
Não tenho direito ao eTA, como proceder?
Para os viajantes que querem estudar no Canadá mas não têm direito ao eTA, a solução é aplicar para o visto de turista, no caso de cursos de até 6 meses.
O visto de turista também não é tão burocrático, ele é mais simples que o visto de estudante e não requer entrevista prévia.
Sendo assim, para aplicar para o visto de turista e estudar no Canadá, é necessário se matricular em um curso, e após a confirmação, você pode aplicar para o visto.
Como vimos mais acima, se seu curso tiver uma duração maior que 6 meses, será necessário o visto de estudante no Canadá, que você também aplica após a matrícula no curso.
Normalmente, quem pode estudar com o eTA do Canadá, são alunos que pretendem fazer curso de idiomas no país, já que os cursos de ensino superior duram mais de 6 meses.
Intercâmbio no Canadá
O Canadá não é um dos países mais burocráticos para estudar no exterior, e entre esse e vários outros motivos, é um dos países mais procurados para intercâmbio.
Ficou com alguma dúvida sobre o eTA do Canadá e sobre os outros tipos de visto? Fale com um de nossos especialistas!