A Irlanda oferece uma gama enorme de cursos e instituições de ensino que vão desde Curso Geral de Inglês, Inglês para Negócios, fazer graduação e pós-graduação em universidades renomadas do país. Os representantes de educação na Irlanda estão focados em fortalecer a qualidade no ensino e manter somente opções que oferecem segurança para quem vai estudar na ilha
A IE é especialista no assunto e motivos não irão faltar do porquê escolher a Irlanda para o seu intercâmbio! Então, confira as informações no nosso blog e aproveite para agendar uma visita com um dos nossos consultores!
Curso de Inglês
Para fazer o Curso de Inglês Geral você não tem nenhum pré-requisito além de ser maior de idade (18 anos). Geralmente os níveis variam entre Iniciante, Básico, Pré-intermediário, Intermediário, Pré-avançado, Avançado (C1) e Avançado (C2). Além disso, existem cursos específicos para os exames de proficiência, como o IELTS, TIE ou Cambridge.
Os cursos têm duração média de 20h por semana e opções de aulas de manhã ou à tarde. O país oferece várias diversas escolas, a maioria concentrada nos centros das cidades e com um mix variado de nacionalidades. Vale lembrar que quanto mais baratos, provavelmente será maior o número de brasileiros estudando naquela instituição
Inglês para negócios
O curso de Inglês para Negócios, onde o pré-requisito é ter um inglês mínimo de intermediário tem como foco principal, aprimorar as habilidades de comunicação através da conversação, escuta, leitura, escrita, gramática, vocabulário e pronúncia.
Com o diferencial que estes passam a incluir módulos de negócios, tais como: participação em reuniões e discussões, negociações de sucesso, utilização eficaz do telefone e e-mail e elaboração de apresentações claras e concisas. Geralmente é necessário fazer uma apresentação por semana na sala de aula.
Graduação ou Pós
Para quem deseja fazer faculdade ou pós-graduação na Irlanda vai contar com cursos em diversas áreas de ensino, seja humana, exatas ou saúde! Neste caso, é necessário comprovar um nível de inglês de, pelo menos, entre intermediário e pré-avançado. Mas isso não quer dizer que você precisa de fluência na língua.
Você deverá fazer o Exame IELTS para comprovar sua proficiência na língua inglesa. Nessa prova serão testadas suas habilidades com a língua em 4 aspectos: leitura, escrita, fala e compreensão. Em cada área você receberá uma nota, e a nota máxima é 9. No final tudo é somado e dividido por quatro. O exame tem validade de 2 anos.
Em média, as faculdades no país requerem uma nota mínima de 6, e para MBAs e mestrados, uma nota mínima de 6,5. O que equivale à um nível de Inglês B2 (Upper Intermediate) e Inglês C1 (Avançado). Além da proficiência, você também deverá traduzir e juramentar seu diploma e histórico escolar. Os cursos de graduação geralmente têm 3 anos de duração.
Mais tempo na ilha!
Ao formar-se em uma faculdade, você terá direito ao Stamp 1G – visto que permite sua permanência no país por mais 1 ano trabalhando 40h por semana, uma oportunidade para mostrar que você está apto a entrar no mercado profissional, o que atrai olhares de muitas empresas.
Vale lembrar que durante sua graduação você tem a mesma autorização de trabalho de um estudante na Irlanda, ou seja, 20h semanais e 40h semanais durante o verão (junho a setembro) e entre os dias 15 de dezembro e 15 de janeiro.
Para retirar o visto vai ser necessário a carta oferta da faculdade, seu passaporte, comprovação de acomodação e comprovação de €7,000 (dinheiro que prova que você poderá se sustentar por um ano na Irlanda).
Quanto a trabalhar e estudar dependerá totalmente de você conciliar as duas coisas. Lembre-se que o que te mantêm o direito de permanecer legalmente no país são seus estudos, e se você não vai bem nisso, terá problemas com o Governo. Podendo até, colocar em risco sua permanência no país.
Visite nossa página no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as informações e dicas para quem quer viver na Irlanda: @ieirlanda. Para saber sobre esse e demais destinos com condições especiais acompanhe nossa mídia nacional: @ieintercambio ou acesse o site www.ie.com.br.