Um dos maiores desafios para as viagens internacionais de intercâmbio é, sem dúvida, a obtenção do visto. Agora, imagine se você pudesse viajar para vários países sem precisar tirar visto? No Espaço Schengen isto é possível!
Localizado na Europa, o Espaço Schengen confere esta super vantagem de viajar sem visto entre os países integrantes do Tratado de Schengen.
Então, continue com a gente e descubra mais sobre o Espaço Schengen e como ele pode facilitar a sua viagem de intercâmbio no exterior!
O que é o Espaço Schengen?
Em primeiro lugar, o Espaço Schengen é um acordo internacional firmado em 1995 na Europa que regula a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entre seus 26 estados membros.
Dessa forma, as viagens para intercâmbio na Europa podem ser facilitadas por mais esta vantagem única, além da proximidade dos países europeus. Assim, é possível visitar vários países em uma única viagem.
Então, vamos conhecer mais sobre esta super vantagem e como os brasileiros podem aproveitar os benefícios desse acordo internacional?
Características do Espaço Schengen
Por conta do Tratado de Schengen, todos os cidadãos desses 26 países integrantes podem circular livremente entre todos eles, sem a necessidade de verificação dos passaportes nas fronteiras.
Porém, não apenas os cidadãos dos estados membros podem se beneficiar disso, os turistas brasileiros também podem ter a chance de circularem pelo Espaço Schengen.
Em outras palavras, o seu passaporte só é verificado quando você chega no seu primeiro destino e não mais quando fizer viagens entre os demais países integrantes do acordo internacional de Schengen.
Requisitos mínimos para integrar o Espaço Schengen
- Os estados membros precisam controlar as fronteiras externas da União Europeia com demais países que não pertencem à União Europeia.
- De acordo com o Tratado de Schengen, os países integrantes compartilham regras comuns do Espaço Schengen, tais como o controle das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, assim como a emissão de vistos padronizados.
- Com objetivo de manter a segurança para os cidadãos no Espaço Schengen, os Estados Membros devem atuar em conjunto com demais organismos legais internacionais.
- Além disso, os países que fazem parte do Tratado de Schengen precisam estar aptos a utilizar o Sistema de Informação Schengen (SIS), que é um instrumento de monitoramento de segurança.
Países integrantes do Espaço Schengen
Confira a lista de todos os países que fazem parte deste tratado internacional.
O Espaço Schengen é composto por 26 países, sendo 22 da União Européia (UE) e 4 de fora da União.
22 estados membros do Espaço Schengen que fazem parte da União Européia
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Itália;
- Letônia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- República Checa;
- Suécia.
4 estados membros do Espaço Schengen que NÃO fazem parte da União Européia
- Islândia;
- Liechtenstein;
- Noruega;
- Suíça.
Entretanto, além destes 26 países integrantes do Espaço Schengen, outros 3 microestados também fazem parte dessa área.
Nesse sentido, turistas e estudantes devem solicitar um visto Schengen para entrar nos seguintes microestados abaixo:
- Vaticano
- Mônaco
- San Marino
Países como a Irlanda, a Croácia, a Romênia, a Bulgária e o Chipre e a Roménia ainda não fazem parte do acordo internacional para o Espaço Schengen, mas devem aderir futuramente.
Regulamento do Tratado Schengen para brasileiros
- Os brasileiros podem circular livremente pelos 26 países do tratado por 90 dias a cada 180 dias – prepare-se para aquela super trip de mochilão!
- É obrigatória a apresentação do seu passaporte com validade mínima de pelo menos 3 meses após a data do seu retorno – olho no prazo!
- Também é obrigatório para o turista ou estudante brasileiro apresentar um seguro-viagem (saúde internacional) para ingressar no Espaço Schengen.
E se você vai para algum dos países integrantes do Espaço Schengen, confira mais detalhes com nosso consultor de intercâmbio.
Isto porque, em breve, também poderá ser necessário contar com um ETIAS aprovado para entrar nos estados membros do Espaço Schengen com finalidade de turismo, negócios ou trânsito.
O que é ETIAS?
A sigla ETIAS quer dizer “Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem” e funciona como um tipo de permissão para a entrada de visitantes de outros países.
Seu principal objetivo é facilitar as viagens mais curtas, de até 90 dias de duração, e é obrigatória desde 2021.
Entretanto, para brasileiros, a obrigatoriedade somente passará a valer a partir do fim de 2022.
Então, fique de olho na data da sua viagem, pois você poderá precisar solicitar esta autorização. Veja como você deverá fazer.
Você precisará apresentar um passaporte válido e a solicitação do ETIAS será feita online, com o preenchimento e envio do formulário com os seus dados e documentos pessoais. Além de um questionário com perguntas-padrão.
Depois de enviar o formulário, você vai precisar pagar a taxa com cartão de crédito ou débito. O valor é de 7 euros para maiores de 18 anos e menores dessa idade não precisam pagar.
Após o processamento, você receberá a confirmação e o seu ETIAS. Caso seja negado, você receberá um e-mail justificando o motivo. Porém, mesmo assim, você ainda pode recorrer para uma nova avaliação.
Conheça opções de intercâmbio no Espaço Schengen
Estudar no exterior é uma oportunidade única de conhecer outra cultura e vivenciar uma experiência longe de casa, que vai te proporcionar um imenso amadurecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
Neste sentido, a IE Intercâmbio oferece programas de intercâmbio em diversos destinos por todo o mundo, incluindo no Espaço Schengen, onde você terá grande facilidade de trânsito entre os países vizinhos.
Inclusive, em alguns estados membros existem programas de estudo e trabalho que possibilitam você trabalhar legalmente enquanto estuda idiomas ou outros cursos.
Confira os tipos de intercâmbio disponíveis em vários destinos do mundo, incluindo os países integrantes do Espaço Schengen.
Modalidades de intercâmbio
- Intercâmbio com curso de idiomas – regular, profissionalizante, executivo, preparatório
- Intercâmbio com curso profissionalizante
- Intercâmbio com High School – ensino médio no exterior
- Intercâmbio com estudo e trabalho – curso de idiomas + trabalho legal
- Intercâmbio com college ou universidade – cursos de graduação ou pós-graduação
- Au Pair – trabalhar como babá no exterior
Dentre todas estas modalidades, uma das mais procuradas é o programa de estudo e trabalho.
Ele está disponível apenas em alguns destinos elegíveis dentro do Espaço Schengen, como Malta, Espanha e Alemanha, por exemplo, que vamos detalhar para você abaixo.
Já em Portugal, o intercâmbio disponível é o Work Experience, que é uma experiência de trabalho no exterior para universitários, e as vagas normalmente são em hotéis e resorts, na área de atendimento.
Intercâmbio para estudo e trabalho
Quem pode participar: estudantes com idade superior a 18 anos e matriculados em cursos com 14 ou mais semanas de duração.
Qual a documentação necessária: passaporte válido, seguro saúde internacional, comprovação de renda e de matrícula no curso.
Quando é melhor para ir: este programa possibilita o início em qualquer época do ano.
Além disso, é válido lembrar que o estudante deverá buscar a vaga de emprego por conta própria.
E para conseguir a permissão de trabalho, o intercambista precisa comprovar que está matriculado (e estudando regularmente) em um curso e que tem as condições financeiras necessárias para se manter durante a viagem.
E se tratando de hospedagem, existem duas opções de acomodação: casas de famílias locais (host family) ou em residências estudantis. Ambas conferem oportunidades únicas de aprendizado e imersão cultural.
Vagas de emprego no exterior para brasileiros
Normalmente, as vagas disponíveis para brasileiros são em funções como:
- Waiter/Waitress
- Housekeeper
- Barman/bargirl
- Motoboy;
- Babysitter;
- Dishwasher, etc.
Sem sombra de dúvidas, um intercâmbio como este confere a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, e faz com que você esteja ainda mais imerso na cultura e nos costumes do país, o que é excelente para quem está buscando aprimorar o inglês.
Mas não é só isso, você também vai enfrentar muitos desafios e situações fora da sua zona de conforto que vão ajudar a destravar todo o seu potencial de crescimento.
Além de aprender um novo idioma, você vai aprimorar a sua responsabilidade, flexibilidade, autonomia e autoconfiança.
Também vai abrir a cabeça para a diversidade mundial, fazendo de você um verdadeiro cidadão do mundo!
Por fim, vai possibilitar ganhar uma grana extra, que pode te ajudar a custear parte da viagem ou usar como você bem entender!
Viaje pelo Espaço Schengen com a IE
Agora que você conhece tudo sobre o Espaço Schengen e as opções de intercâmbio disponíveis, que tal transitar pelos países participantes do Tratado de Schengen em um mochilão ou intercâmbio na Europa? Entre em contato e aproveite as nossas oportunidades!