O Reino Unido é um país referência em qualidade de ensino. E com o ensino superior na Inglaterra, não poderia ser diferente.
Na verdade, no ano de 2020 a universidade de Oxford foi eleita pela THE – Times Higher Education, como a melhor Universidade do mundo. O ensino superior na Inglaterra formou grandes nomes como: o escritor J. R. R. Tolkien, o astrofísico Stephen Hawking e o matemático Isaac Newton, sendo considerado um país que forma profissionais brilhantes que se destacam independente da área em que atuem.
Portanto, no artigo a seguir, você vai entender mais sobre o ensino superior na Inglaterra: tipos de programas, formas de ingresso, dicas e muito mais!
Ensino Superior na Inglaterra: O que é o Foundation Year?
Enquanto no Brasil um aluno conclui o Ensino Médio no décimo segundo ano, na Inglaterra o aluno conclui no décimo terceiro ano.
Resumidamente, o Foundation Year é um curso que funciona como uma equivalência das grades curriculares dos países, além de preparar o aluno para o ensino superior na Inglaterra.
Portanto, todo jovem brasileiro que deseja fazer o ensino superior lá, deverá cursar o Foundation Year.
Algumas exceções podem ser aplicadas. Por exemplo, algumas universidades podem aceitar as notas do primeiro ano da faculdade brasileira (no caso dos estudantes que pensam em trancar a faculdade). Alternativamente, o Brasil conta com algumas escolas internacionais, que atendem os pré-requisitos de ingresso para o ensino superior na Inglaterra.
Por fim, você também pode fazer o Ensino Médio na Inglaterra. A IE também oferece esta modalidade de intercâmbio. Saiba mais!
Cursos de Graduação
Os cursos de graduação oferecem inúmeras qualificações, que incluem:
- Bacharelados,
- Foundation Degree,
- Diploma of Higher Education (DipHE),
- Certificate of Higher Education e
- Higher National Diploma (HND).
Geralmente, os Bacharelados têm a duração de três anos com aulas em período integral, mas podem variar a depender do curso optado. Os alunos são classificados em Ordinary ou Honours mediante o desempenho acadêmico.
Durante a graduação, os alunos completam o programa em uma área geral e depois se especializam em uma área específica. Tal área intitula-se major.
Pós-graduação
Já os programas de pós-graduação incluem:
- Especializações;
- Programas profissionalizantes;
- MBAs;
- Cursos de convenção profissional;
- Mestrados;
- Doutorados.
Os cursos gerais de especializações, programas profissionalizantes, MBA’S e cursos de convenção profissional possuem aprofundamento em áreas específicas estudadas na graduação. Como se fosse um aperfeiçoamento de uma área que você se identificou e se dedicou.
Já os mestrados possuem duração de um ano e podem ser divididos em aulas e a realização de projetos de pesquisa (Taught Degree), semelhante ao mestrado brasileiro, ou sem aulas, apenas com pesquisa e dissertação (Research Degree).
Por outro lado, os cursos de doutorado possuem alto reconhecimento acadêmico e o estudante recebe o título de PhD após concluí-lo.
Para ingressar em qualquer um destes programas, é necessário apresentar um diploma de graduação e no caso de mestrado e doutorado, uma proposta de pesquisa.
Realize a graduação dos sonhos do Reino Unido
É importante você saber que no Reino Unido, assim como nos Estados Unidos, não existe vestibular. Mas os nossos consultores de intercâmbio estão à sua disposição para explicar todas as etapas de ingresso!
De modo geral, você precisa apresentar os seguintes documentos:
- Histórico escolar do Ensino Médio
- Certificado de conclusão do Ensino Médio
- Exame de proficiência em língua inglesa (IELTS)
- Carta pessoal de motivação (personal statement)
Com a IE, você pode cursar o Ensino Superior na Inglaterra de maneira segura e organizada! Que tal consultar um de nossos especialistas? Entre em contato e aproveite as nossas oportunidades!