Este país é um dos destinos mais procurados por estudantes brasileiros para estudar inglês e trabalhar. Mas você já se perguntou qual o custo de vida na Nova Zelândia?
Para comentar sobre o custo de vida na Nova Zelândia, antes de tudo, é preciso entender que o país é formado, basicamente, por duas grandes ilhas: Norte e Sul.
Dessa forma o custo de vida na Nova Zelândia é variável, de acordo com a localização da cidade onde vai morar, principalmente no tipo de aluguel da moradia, por exemplo.
Mas fique tranquilo, porque com este artigo você vai entender de forma detalhada quanto precisará ter para morar no país. Continue a leitura!
Afinal, qual o custo de vida na Nova Zelândia?
Utilizando a cidade de Auckland e o mês de novembro de 2023 como parâmetro, o custo de vida na Nova Zelândia mensal para uma única pessoa é 1.860,7 NZ$ sem aluguel.
Vale ressaltar que estas informações são retiradas do site Numbeo, uma plataforma que é constantemente atualizada com gastos em cidades do mundo inteiro.
Agora, tendo esta informação em mãos, vamos entender melhor como funciona o custo de vida na Nova Zelândia na prática através de alimentação, transportes, gastos básicos e aluguel.
Alimentação
Gastos para comer fora:
- Refeição em restaurante barato: 25,00 NZ$
- Refeição para 2 pessoas em restaurante médio com três pratos: 120,00 NZ$
- Combo de um lanche no McDonalds: 16,00 NZ$
No mercado:
- Leite (1 litro): 3.29 NZ$
- Pão Branco (500g): 3.64 NZ$
- Arroz (1 kg): 3,57 NZ$
- Ovos (12): 11,10 NZ$
- Queijo (1 kg): 15,24 NZ$
- Filé de Frango (1 kg): 17,42 NZ$
- Carne vermelha (1 kg): 22,60 NZ$
- Maçãs (1 kg): 4,72 NZ$
- Banana (1 kg) 3,86 NZ$
- Laranjas (1 kg): 5,16 NZ$
- Tomate (1 kg): 10,71 NZ$
- Batata (1 kg): 4,29 NZ$
- Cebola (1 kg): 3,66 NZ$
- Alface (1 unidade): 4,86 NZ$
- Água (1,5 litros): 2,31 NZ$
Transportes
- Passe em transporte local: 4,00 NZ$
- Passe mensal: 215,00 NZ$
- Partida de táxi + corrida de 1km: 7,50 NZ$
Gastos básicos
- Eletricidade, aquecimento, refrigeração, água para um apartamento de 85m²: 274,60 NZ$
- Plano mensal de celular com chamadas e mais de 10 GB de dados: 66,73 NZ$
- Internet: 90,38 NZ$
Quanto custa o aluguel na Nova Zelândia?
- Apartamento de 1 quarto no centro da cidade: 2.219,60 NZ$
- Apartamento de 1 quarto fora do centro: 2.085,91 NZ$
- Apartamento de 3 quartos no centro da cidade: 4.111,52 NZ$
- Apartamento de 3 quartos fora do centro: 3.317,93 NZ$
Qual o valor do salário mínimo na Nova Zelândia em 2023?
O salário mínimo da Nova Zelândia mensal (após impostos) é de aproximadamente 5.593,62 NZ$. Lembrando que o valor se refere a novembro de 2023, segundo o Numbeo.
Podemos ver que os gastos mensais médios são facilmente cobertos pelo salário mínimo da Nova Zelândia, o que indica uma boa qualidade de vida para os residentes do país.
Qual é a moeda da Nova Zelândia?
A moeda da Nova Zelândia oficial é o dólar neozelandês. Além da Nova Zelândia, também é usado em algumas ilhas do Pacífico Sul, como Tokelau, Ilhas Cook, Niue, etc.
O código internacional de moeda da Nova Zelândia para o dólar neozelandês é NZD. O símbolo do dólar neozelandês é “$”, o mesmo usado para o dólar americano.
Atualmente, em novembro de 2023, R$ 1 na Nova Zelândia está custando 0,34 NZ$.
Olhando de forma oposta, vemos que 1 NZ$ está valendo R$ 2,96.
Como trabalhar na Nova Zelândia?
Trabalhar na Nova Zelândia envolve alguns passos específicos, e o processo pode variar dependendo do tipo de trabalho que você está buscando.
Ao fazer um intercâmbio na Nova Zelândia, por exemplo, você pode aprender inglês e trabalhar ao mesmo tempo.
O trabalho desempenhado pelos intercambistas normalmente é associado às áreas de serviços, atendimento ao cliente e auxiliar, como garçom ou garçonete.
Mas caso sua intenção não seja unir o estudo ao trabalho e sim morar na Nova Zelândia por conta própria, temos alguns passos gerais que podem te ajudar:
- Verifique os requisitos de visto: certifique-se de que você tem o visto apropriado para trabalhar. O tipo de visto dependerá do motivo da sua estadia e do tipo de trabalho.
- Encontre um emprego: você pode procurar através de sites de emprego, agências, redes profissionais e outros. Ter uma oferta antes de chegar pode facilitar.
- Tenha uma oferta de emprego: a oferta é frequentemente necessária para alguns tipos de vistos de trabalho.
- Obtenha o visto apropriado: os vistos geralmente exigem a comprovação de suas habilidades, experiência e, em alguns casos, a oferta de emprego.
- Registro fiscal e seguro saúde: ao chegar no país, você pode precisar se registrar para obter um número fiscal e adquirir um seguro saúde.
- Pesquise sobre a Nova Zelândia: familiarize-se com a cultura neozelandesa. Isso pode facilitar a sua adaptação.
- Idioma: o inglês é a língua oficial da Nova Zelândia. Ter habilidades de comunicação em inglês é fundamental para o sucesso no local de trabalho.
- Custo de vida na Nova Zelândia: considere os custos que vimos acima ao planejar sua mudança. Isso inclui aluguel, transporte, alimentação e outras despesas diárias.
- Certificações e qualificações: certifique-se de que elas são reconhecidas na Nova Zelândia, especialmente se você estiver em uma profissão regulamentada.
- Compreenda os direitos trabalhistas: familiarize-se com os direitos trabalhistas para garantir que você esteja ciente das leis relacionadas ao seu emprego.
Como um brasileiro pode morar na Nova Zelândia?
Como já vimos, para um brasileiro conseguir morar no país, ele deverá primeiro traçar seu objetivo no destino e considerar diversos fatores, como o custo de vida na Nova Zelândia.
O intercâmbio na Nova Zelândia costuma ser uma das opções mais requisitadas, pois é possível aliar vários objetivos, como estudar, trabalhar e morar durante um tempo no país.
Portanto, você pode morar no país através de um intercâmbio ou ir por conta própria, sendo este último um pouco mais desafiador.
Além das dicas que já foram dadas no tópico anterior, considere essas abaixo caso sua intenção seja ir para Nova Zelândia sem ajuda de uma agência de intercâmbio:
- Oferta de emprego ou admissão em uma instituição de ensino: muitos vistos requerem uma oferta válida ou uma carta de aceitação de uma instituição.
- Solicite o visto correspondente: após obter uma oferta de emprego ou admissão em uma instituição. Certifique-se de fornecer todos os documentos necessários.
- Atenda aos requisitos de saúde e caráter: isso pode incluir exames médicos e verificação de antecedentes criminais.
- Registre-se para um número fiscal: ao chegar, é aconselhável registrar-se para obter um número fiscal, que será necessário para questões fiscais e emprego.
- Integre-se ao local: ao se estabelecer, envolva-se para facilitar a adaptação e construir uma rede de contatos.
- Compreenda os costumes locais: familiarize-se com as leis, regulamentações e costumes locais para garantir uma transição suave para a vida na Nova Zelândia.
- Considere a aprendizagem do inglês: o inglês é a língua oficial na Nova Zelândia. Saber falar o idioma facilitará a comunicação e a integração.
- Planeje o orçamento: considere o custo de vida na Nova Zelândia ao planejar sua mudança. Isso inclui habitação, alimentação, transporte e outros gastos.
O que é necessário para fazer intercâmbio na Nova Zelândia?
O intercambista deve ter acima de 18 anos (sem limite de idade), se matricular em cursos de, no mínimo, 14 semanas e com o inglês a partir do básico.
Isso caso o objetivo seja participar do programa de trabalho e estudar na Nova Zelândia.
Já se for apenas para aprender ou aprimorar o inglês, deverá seguir as seguintes regras:
- Mínimo de 16 anos (sem limite de idade)
- Curso com duração mínima de 2 semanas
- Nível de inglês do zero ao avançado
Em ambas opções, o estudante poderá optar por ficar em uma das cidades abaixo, onde o custo de vida na Nova Zelândia irá variar de acordo com a escolha:
- Auckland
- Wellington
- Queenstown
- Christchurch
Além disso, o custo de vida na Nova Zelândia pode ser reduzido se o intercambista escolher se hospedar em uma casa de família ou residência estudantil.
Estas opções costumam ser mais acessíveis em comparação ao aluguel de ambientes privativos.
Quanto ganha um brasileiro na Nova Zelândia?
Ao conseguir um emprego na Nova Zelândia durante o intercâmbio, o estudante ganha aproximadamente 4.000 NZ$ por mês.
Lembrando que, neste caso, a autorização de trabalho é para 20 horas por semana durante os estudos e até 40 horas por semana nas férias.
Assim como no caso do salário mínimo da Nova Zelândia, o custo de vida na Nova Zelândia estimado não ultrapassa esta remuneração, sendo fácil cobrir as despesas.
Quanto tempo o brasileiro pode ficar na Nova Zelândia?
A duração da estadia depende do tipo de visto. Para turismo, o visto de visitante permite até 3 meses. Com os vistos de estudo, corresponderá à duração do curso.
Com vistos de trabalho temporário, irá variar conforme o contrato. Já os vistos de residência são permanentes.
Dúvidas sobre o custo de vida na Nova Zelândia? Fale com a IE!
Se você chegou até aqui, já descobriu várias informações importantes sobre o custo de vida na Nova Zelândia.
Porém, sabemos que tomar a decisão de morar na Nova Zelândia para fazer um intercâmbio, seja para estudar ou trabalhar, pode ser um processo desafiador.
Caso ainda esteja com alguma insegurança sobre o assunto, a IE conta com uma equipe especializada para te ajudar a tomar a melhor decisão baseada nos seus objetivos.
Portanto, se ainda houver dúvidas sobre o custo de vida na Nova Zelândia ou assuntos relacionados, entre em contato com nossos especialistas.