Las prisas nunca son buenas! Se você pesquisar por curiosidades sobre a Espanha, vai se deparar com alguns ditados populares. É o caso deste, que significa ‘’a pressa é inimiga da perfeição’’.
Então, lembre-se dessa expressão sempre que bater ansiedade de organizar a sua viagem no impulso. Afinal, nem a melhor paella – comida típica da Espanha – se faz às pressas.
Ou seja, cada curiosidade da cultura espanhola merece ser descoberto com calma. Por exemplo, os espanhóis costumam jantar bem mais tarde do que estamos acostumados, sabia?
Assim, se a ideia é estudar, trabalhar ou simplesmente curtir a Espanha, comece devagar e conheça uma curiosidade de cada vez. Vem com a gente!
- 1. O horário das refeições é bem diferente
- 2. A famosa “siesta” ainda existe (em algumas regiões)
- 3. A vida acontece nas ruas
- 4. Tapas, cañas e cultura de bar
- 5. Educação de qualidade e custo de vida acessível
- 6. Espanhóis são diretos – e isso não é falta de educação
1. O horário das refeições é bem diferente do Brasil
Esquece aquele almoço ao meio-dia ou o jantar às 19h, como é comum no Brasil. Os espanhóis costumam fazer tudo um pouco (ou muito) mais tarde. Olha só como são os horários das refeições por lá:
- almoço pelas 14h ou 15h – você até pode tentar achar um restaurante aberto ao meio-dia, mas não é tão fácil;
- jantar só depois das 21h – é super comum receber convite para jantar às 22h – e não, isso não é exagero!
- restaurantes abrem tarde – a maioria só começa a funcionar a partir das 20h.
Isso tem uma explicação: a Espanha, tecnicamente, está no fuso horário errado. Após a Guerra Civil, a Espanha adotou o horário da Europa Central (CET), como a Alemanha, mesmo estando mais alinhada geograficamente com Portugal. Porém, os hábitos continuaram os mesmos.
Então, se você vai para a Espanha, no começo tende a parecer estranho, mas logo se acostumará com o novo ritmo. Inclusive, nas grandes cidades e em pontos turísticos, muitos lugares funcionam em horários “normais”. Preparado para a próxima curiosidade sobre a Espanha?
2. A famosa “siesta” ainda existe (em algumas regiões)
A siesta – pausa depois do almoço para tirar um cochilo – não é tão comum quanto a gente imagina – especialmente nas cidades grandes. Mas em alguns lugares, o costume ainda sobrevive.
Em locais menores ou mais tradicionais, é normal o comércio fechar entre 14h e 17h, mas não é porque está todo mundo indo dormir. Em geral, esse tempo é usado para almoçar com calma, resolver coisas pessoais, tomar um sol…
Já nas grandes cidades, como Madri, Barcelona e outras capitais, o comércio funciona sem interrupção. Ou seja, a maioria segue a vida normalmente. Afinal, assim como os brasileiros, eles também têm dias corridos e nem sempre conseguem parar tudo no meio da tarde para descansar.
3. A vida acontece nas ruas
Na Espanha, tem sempre alguém tomando um café ao ar livre, curtindo uma conversa animada ou aproveitando o sol. Até porque, no sul, principalmente, tem sol quase o ano inteiro.
Então, é comum marcar de encontrar os amigos ao ar livre nas praças, parques, barracas de comida, calçadões, barracas de comida etc. Gostou da ideia? O melhor é que muitas lojas ficam abertas até depois que escurece. Com isso, dá tempo de estudar, trabalhar e ainda resolver a vida com calma.
4. Tapas, cañas e cultura de bar
Você vai perceber rapidinho que a vida social na Espanha gira em torno dos bares. E não é só para beber: é ali que os espanhóis também se encontram, conversam, dão risada… tudo isso acompanhado de uma boa tapa e uma caña geladinha.
Tapa é um petisco que costuma vir com a bebida. Já caña é uma cerveja pequena e gelada que combina perfeitamente com qualquer tapa. Em alguns bares, você pede a bebida e a tapa já vem junto – melhor do que isso, só dois disso!
Participar dessa cultura é uma forma de se conectar com o país, praticar o espanhol e fazer amigos. Isto é, em cidades como Madrid, por exemplo, ir comer tapas é quase um ritual.
5. Educação de qualidade e custo de vida acessível
Se você quer estudar fora, mas sem estourar o orçamento, a Espanha pode ser uma ótima escolha, principalmente comparado com outros países da Europa.
A média de gastos de um estudante internacional gira em torno de €200 por semana. Entretanto, para não passar aperto, o ideal é ter uns €1.000 por mês para cobrir despesas essenciais, como moradia, comida, transporte e lazer.
Além disso, a Espanha está entre os 20 melhores países do mundo para se viver, segundo a US News (2024). O país é especialmente bem avaliado em categorias como Herança Cultural, Aventura e Influência Cultural.
E para fechar com chave de ouro: saiba que a Espanha é segura. Ela está entre os países com melhor índice de paz no mundo, conforme o Global Peace Index de 2024.
6. Espanhóis são diretos – e isso não é falta de educação
Em geral, os espanhóis não fazem rodeios. Eles falam na lata e isso é super normal por lá! No começo, pode parecer que estão sendo secos ou meio bravos, mas é só o jeito deles.
Além disso, mesmo com quem você acabou de conhecer, usar o “tu” é super normal na Espanha. Formalidade demais só em reuniões bem oficiais. Entender as particularidades na comunicação ajuda a evitar mal-entendidos e facilita muito a adaptação, especialmente no ambiente profissional e acadêmico.
Faça intercâmbio na Espanha com a IE
Viu só quantas curiosidades sobre a Espanha podem te ajudar a entender melhor o país antes de embarcar nessa experiência? Se você quer estudar, trabalhar ou apenas viver algo novo, conhecer essas particularidades já é um ótimo primeiro passo. E que tal levar isso adiante? Com a IE, você aprende espanhol direto na Espanha, vive a cultura local de perto e ainda aproveita tudo que o país tem. Vamos te ajudar a planejar o seu intercâmbio para a Espanha. Fale com a gente!