Você já parou pra pensar como surgiu essa data comemorativa e o que faz dela tão falada por aí? Provavelmente sua resposta seja não. Porém, hoje nós trouxemos algumas curiosidades sobre o Halloween para que você entenda melhor.
Por isso, nada mais justo do que começar esse papo te contando qual a origem do Halloween, certo? A data festiva, ao contrário do que muitos pensam, não tem origem nos Estados Unidos, mas sim na Irlanda. Logo, o surgimento foi marcado a partir de um festival chamado Samhain, que comemorava o fim do verão.
Check para a primeira curiosidade do Halloween. Porém, não para por aí não. As tradições pagãs que contemplam o Samhain e as tradições católicas do festival romano dos mortos se unificaram. Ambos, dessa forma, são comemorados dia primeiro de novembro.
Agora, se tratando do surgimento dessa data, ele é comemorado dia 31 de Outubro porque ambos, pagãos e cristãos, acreditavam ser na noite deste dia que o mundo espiritual e material se encontram.
Ou seja, as curiosidades do Halloween são representadas pela crença da maioria das pessoas em relação ao comportamento dos espíritos perante a elas. Por isso, a criação de rituais, orações e dogmas nesta data.
Enfim, essa história de surgimento da muito pano pra manga. A tradição foi chegando a outros destinos e criando sua personalidade diante de cada um deles. Desse modo, as curiosidades sobre o Halloween se estendem a muitos lugares.
Gostosuras e travessuras também marcam a data de “Dia das Bruxas” no Brasil e, em alguns lugares, as pessoas até se fantasiam para comemorar a data. Os costumes e a história nativa influenciam essa cultura mundo afora.
Mas, antes, confere alguns destinos em que o Halloween é uma tradição e contempla festividades:
- Irlanda (nem precisava falar, né?);
- Estados Unidos;
- Alemanha;
- China;
- México;
A história do Halloween
Antes de conhecermos as tradições do feriado, é necessário conhecermos a história do Halloween! Qual a origem desse feriado? Quando ele é comemorado? Você sabe? Então continue lendo que você irá descobrir!
O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma celebração de origem pagã típica da cultura norte-americana.
Estudos realizados por historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelo povo celta, que habitava as Ilhas Britânicas e praticava uma religião pagã séculos antes do cristianismo surgir na região.
Esse festival, conhecido como Samhain, era dedicado aos mortos, mas também era uma passagem de ano, além de celebrar a passagem do verão para o inverno sendo o período de colheita dos celtas.
Os povos celtas acreditavam que, na época do Samhain, as barreiras que existem entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos deixam de existir. Dessa forma, os mortos do último ano caminhariam pela terra antes de irem a caminho de seu destino final.
O surgimento do Halloween se deu por meio da fusão de elementos culturais pagãos celtas juntamente com elementos introduzidos pelos cristãos quando as Ilhas Britânicas foram cristianizadas.
Dessa maneira, em 1º de novembro, passou a ser comemorado o All Saints’ Day, enquanto o dia 31 de outubro acabou transformando-se no All Hallows’ Eve ou véspera do Dia de Todos os Santos.
O termo Halloween
Um ponto muito interessante sobre a história do Halloween é que, apesar de ser uma festa originalmente pagã, Halloween é um nome vindo de uma festa cristã: a All Hallows’ Eve. A contração dessa expressão em inglês resultou no termo Halloween.
Confira 10 curiosidades do Halloween que listamos para você conhecer:
Significado do gato preto
Há uma crença que permeia alguns povos sobre a transformação das bruxas em gatos pretos. Ainda além disso, alguns supõem que esses gatos na verdade representavam espíritos mortos. São muitas as especulações sobre o bichinho, mas há quem reforce que ele seja símbolo de autoconfiança, liberdade, espiritualidade e muito mais.
Símbolos do Halloween
Alguns símbolos estão constantemente presentes nas comemorações de Halloween, como velas, caldeirões, morcegos, teias, aranhas e digamos que em alguns lugares, muitas coisas mais.
Cada um desses elementos não é usado por acaso e, por isso, possui uma representação única, como a vela que indica os caminhos para os espíritos, por exemplo.
Por que abóboras?
Sem dúvida, essa é a primeira imagem que vem na cabeça se tratando de Halloween, certo?
Não há quem discorde. Assim, a referência é denominada como “Jack O’Lantern”, como era chamado um alcoólatra que ultrapassou dos limites da bebida no dia 31 de Outubro e, segundo o mesmo folclore, o diabo o levou.
Porém, o que conta o folclore Irlandês é que enganou o diabo e viveu por mais uns bons anos. Com o passar do tempo, Jack havia sido rejeitado pelo diabo e desde então habitava a noite escura com uma espécie de lanterna.
Enfim, como a imaginação é fértil, as pessoas foram criando representações de Jack em diversas versões, inclusive nas abóboras. Há quem diga que o intuito era libertar não apenas ele, mas todos os espíritos ruins.
Doces ou travessuras?
Essa aqui teve origem na Irlanda, o famoso “Trick or treat” se refere a brincadeira de gostosuras ou travessuras. Logo, como parte da celebração de Halloween, as crianças saem de porta em porta, vestindo roupas característica, pedindo doces ou travessuras para as comemorações.
Há quem diga e acredite que a única maneira de liberar os espíritos do mal era ofertar comida a eles, por isso a prática dos pedintes.
Aranha
Você deve se perguntar o porquê da aranha ser tão presente em algumas festividades de Halloween, não é mesmo?
Isso acontece porque a maioria das pessoas acreditam que a presença do animal nesse período seja referente a um espírito falecido ou até mesmo um ente querido familiar que busca ter um cuidado genuíno com você.
Caveiras mexicanas
No México, em primeiro de Novembro, acontece o Dia dos Santos Inocentes e no dia seguinte, é a vez dos mortos serem homenageados no Día de Los Muertos. Porém, os mexicanos não veem esses dias como algo triste, muito pelo contrário, é dia de comemoração.
Até porque eles acreditam que as pessoas falecidas retornam para visitar seus entes queridos. O costume da caveira surgiu como uma representação da lembrança de uma pessoa já falecida. Ou seja, era como se esses crânios fossem considerados a parte mais relevante do corpo de um ser humano.
Definitivamente, agora você ficou mais por dentro da história do famoso 31 de Outubro e também sobre as curiosidades do Halloween que marcam a história e os costumes de tantos países. Ficou com vontade de passar essa data por aí? Quem sabe durante um intercâmbio na Irlanda você não passa por essa experiência.
Uso de fantasias
Nessa tradição, as pessoas usam fantasias típicas do feriado em festas que muitas vezes são promovidas por escolas e empresas. O foco é a criatividade, diversão e socialização.
Abóbora do Dia das Bruxas
Essa não podia faltar, não é mesmo? O que é um Halloween nos Estados Unidos sem uma abóbora esculpida com uma face assustadora?
Essa tradição é levada tão a sério que em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa!
Festas e bailes à fantasia
Nessa época acontecem muitos bailes e festas temáticas onde as pessoas usam as fantasias mais criativas.
Visita a atrações assombradas
Muitas destas atrações são montadas em parques de diversão ou shoppings centers e funcionam como passeios nessa época do ano.
Acender fogueiras
Por fim, mas não menos importante, acender fogueiras é uma tradição típica do feriado! Antigamente muitos diziam que essa prática espantava os maus espíritos.
Caso queira saber mais sobre esse destino e talvez sobre as possibilidades que ele oferece, contate um de nossos especialistas em intercâmbio e tire todas as suas dúvidas.