O Canadá é um dos destinos mais procurados pelos intercambistas. A cultura do Canadá, a diversidade da população e claro, a qualidade de vida são alguns dos aspectos tornam esse destino requisitado.
Além disso, o Canadá é um país com altíssimo nível de alfabetização, sendo assim, a educação de qualidade faz parte da cultura do Canadá, mais um motivo para esse país chamar tanto a atenção.
E por isso, no post de hoje, vamos entender mais sobre a cultura do Canadá, suas principais características e aspectos que tornam esse país único e que recebe turistas do mundo inteiro.
Continue com a gente até o final e descubra muito mais sobre os costumes do Canadá, este incrível destino para morar, estudar, trabalhar e se apaixonar!
Como é a cultura do Canadá?
Em primeiro lugar, a cultura canadense tem muita influência francesa, inglesa e até mesmo americana.
Além disso, por ser um país multicultural e receber muitos intercambistas e turistas, as tradições do Canadá são uma mistura cheia de símbolos e representatividades singulares.
Além disso, o país é bilíngue, onde os idiomas inglês e francês são considerados como línguas oficiais e podem ser estudadas através de um intercâmbio no Canadá.
As cidades de Montreal e de Quebec City, situadas na província de Quebec, são as que mantiveram o francês mais do que as outras cidades, e por isso, o Canadá também é um excelente destino para estudar francês.
Ademais, o Canadá é um país conhecido principalmente pela sua qualidade de vida. O IDH do Canadá é alto, e isso significa que é um país seguro.
Outra característica da cultura do Canadá é o seu elevado grau de alfabetização como vimos mais acima: cerca de 99% da população é alfabetizada! Legal, não é?
O país também é um dos mais abertos a imigrantes estrangeiros (ótima notícia para quem deseja estudar no Canadá) e organiza, regularmente, planos de imigração direcionados para estrangeiros de vários países do mundo, inclusive o Brasil.
Principais símbolos da cultura do Canadá
- Maple leaf
- Castor (beaver)
- Esportes – hóquei no gelo, futebol feminino, basquete, lacrosse e beisebol
- Datas comemorativas
- Gastronomia
Maple leaf
Quando falamos em ícones nacionais, a folha presente na bandeira do país é um dos principais símbolos nacionais, reconhecido internacionalmente.
A famosa folha vermelha da árvore maple (maple leaf) está presente na bandeira e em muitas outras imagens e lembranças associadas à cultura do Canadá.
O maple syrup, por exemplo, é aquela calda doce para colocar em cima das panquecas e waffles, principalmente durante o café da manhã!
Beaver (castor)
Outra das representações marcantes é o animal castor, chamado de beaver no país.
Assim, é considerado o animal símbolo do país, estando presente em algumas coisas, como moedas, selos e afins.
Além disso, também nomeia a famosa iguaria doce “beaver tail”, que você pode provar durante o período em que morar no Canadá, pois é servida em várias cidades com grande popularidade.
Esportes no Canadá
Se você curte esportes, morar no Canadá também pode ser uma excelente opção de destino para você.
Apesar do clima bem frio, em algumas épocas do ano, beisebol, basquete e futebol fazem parte do dia a dia de quem vive por lá.
Aliás, o basquete foi inventado pelo professor canadense James Naismith em 1891! Pois é, eu também pensei que tinha sido um americano.
Além disso, lá também foi criada a luva de beisebol.
No caso do futebol, a atenção está focada para as meninas, que jogam muito bem e compõem uma das melhores seleções do mundo!
Além de tudo, a prática de esportes é bastante incentivada nas escolas, inclusive pelo governo do país e representa uma oportunidade para estreitar relacionamentos e gerar uma rede de convívio e compartilhamento ainda mais especial.
Neste contexto, o Canadá já sediou os Jogos Olímpicos por três vezes: 1976 em Montreal; 1988 em Calgary; e 2010 na cidade de Vancouver.
Datas comemorativas
As tradições do Canadá envolvem ainda muitas comemorações de datas típicas, todas com sua importância única para os canadenses, como por exemplo:
- Dia de Ação de Graças
- Halloween
- Natal
- Canada Day (1º de julho)
Todos eles trazem consigo símbolos e representações visuais do que a data significa para os nativos.
Sendo assim, se tem uma coisa que os canadenses gostam é de comemoração. Parecem até com a gente, não é mesmo?
Logo, eles capricham nos preparativos e tornam uma vivência única para quem vai estudar no Canadá.
Como um feriado nacional oficial, o Canada Day inclusive é marcado por muita festa em eventos produzidos pelo próprio governo do país e que fazem parte de um cenário de muita comemoração, respeito e homenagens.
Gastronomia da cultura do Canadá
Quando falamos em cultura do Canadá não podemos deixar de abordar a culinária canadense.
Nesse sentido, como esquecer da poutine, o prato mais tradicional da cultura do Canadá, criado no Quebec e consumido em cada cantinho desse país?
Além de poutine, tem o beavertail, a carne defumada de Montreal, as tortinhas de manteiga, o bacon de amendoim, o mac & cheese, o tourtière, o nanaimo bar, o coffee crisps e muito mais.
Certamente, a cultura do Canadá envolve ingredientes e sabores diversificados, frutos da influência dos vários imigrantes que escolhem morar no Canadá ao longo de muitos anos.
Agora que você já conhece sobre a cultura do Canadá, que tal investir no aprendizado do inglês ou do francês?
Mas antes, conheça os diversos destinos para intercâmbio no Canadá, onde você poderá ter oportunidades incríveis de conhecimento, de aprendizado e diversão.
6 curiosidades e tradições do Canadá
- No Canadá, é possível deduzir do imposto de renda os gastos com comida de pet
- O país é o segundo maior do mundo em área total
- 9% do suprimento de água renovável do mundo está no Canadá
- É um dos maiores produtores de queijo do mundo
- Toronto está entre as cidades mais seguras do mundo
- O querosene, o microscópico eletrônico, a insulina, o fogão elétrico surgiram no Canadá
- O Canadá tem a maior costa litorânea do mundo
- Artistas famosos: Neil Young, Rush, Bryan Adams, Drake, Celine Dion, Justin Bieber, Jim Carrey, Keanu Reeves, são canadenses.
Principais cidades para conhecer a cultura do canadá
- Vancouver é a cidade mais “verde” do país
- Toronto é a maior cidade do Canadá
- Ottawa é a capital canadense
- Montreal foi palco dos Jogos Olímpicos
- Quebec City mantém as tradições francesas
- Calgary já sediou as Olimpíadas de Inverno
Em todas essas cidades, você pode fazer intercâmbio no Canadá tanto de estudo como de férias e até mesmo uma viagem para turismo.
Além, é claro, de poder unir duas possibilidades aproveitando uma única viagem.
Abaixo, separamos alguns tipos de intercâmbio no Canadá que você pode escolher. Lembrando que, para a maioria dos programas, não existe limite de idade.
Tipos de intercâmbio no Canadá
- Intercâmbio com curso de idioma – inglês ou francês
- Intercâmbio com High School
- Intercâmbio com curso profissionalizante
- Intercâmbio universitário – cursos de graduação e pós-graduação
- Intercâmbio Férias Teen – Discover Vancouver
Intercâmbio com curso de idiomas
Nesse tipo de intercâmbio você pode fazer um curso de idioma a partir de 2 semanas, podendo ser um intercâmbio de 1 mês também, 3 meses, 6 meses, 1 ano ou mais.
E você não precisa falar inglês muito menos francês, existem turmas para todos os níveis.
Além disso, esse tipo de intercâmbio é sem limite de idade, ou seja, tanto os mais jovens quanto os mais velhos podem se planejar para aprender um novo idioma no Canadá.
Você pode estudar em Vancouver, Toronto, Ottawa, Montreal, Quebec e entre outras cidades, e lembrando que, se você quer aprender francês, Montreal e Quebec são as melhores opções.
Intercâmbio com High School
Nesse tipo de intercâmbio no Canadá, você pode fazer parte do ensino médio no país.
O high school é restrito para alunos entre 14 e 18 anos e é necessário ter pelo menos inglês intermediário para acompanhar as aulas.
Ademais, fazer o high school no Canadá é uma ótima forma de conhecer mais sobre os costumes do Canadá, porque o aluno mora na casa de uma família canadense durante o intercâmbio. Legal, não é?
Intercâmbio com curso profissionalizante
Os cursos profissionalizantes são oferecidos pelos colleges no Canadá, e eles preparam o aluno para o mercado de trabalho canadense, e nesse intercâmbio, também é necessário falar inglês.
Sendo assim, ao se formar, você pode se candidatar para vagas de trabalho tanto no Brasil quanto no Canadá.
E uma das vantagens desse tipo de intercâmbio é a possibilidade de trabalhar durante o intercâmbio como uma forma de aumentar sua renda durante sua estadia no país.
Intercâmbio universitário
Aqui, você irá se matricular em uma universidade no Canadá para cursos de graduação ou pós graduação.
E entre os requisitos para ingressar em uma universidade canadense estão ter inglês pelo menos intermediário, ótimo histórico escolar e condições financeiras para se manter no país.
Além disso, assim como nos cursos profissionalizantes, o aluno também pode trabalhar durante o período de estudos.
Intercâmbio de Férias Teen
O Férias Teen é um intercâmbio para jovens até 17 anos, eles exploram os costumes do Canadá, os pontos turísticos, além de aulas de inglês.
É um intercâmbio para explorar uma nova cultura, conhecer pessoas e coisas novas e ter um contato com outro idioma no período de férias da escola.
Conheça a cultura do Canadá fazendo um intercâmbio
Como vimos, você pode estudar no Canadá em diversos programas de intercâmbio, é só escolher o que mais tem a ver com seus objetivos.
Com certeza, você vai vivenciar a cultura do Canadá de uma forma completa, interagindo com a população local e se aprofundando nos costumes e tradições do Canadá. Fale com um de nossos especialistas e arrume suas malas!