A cultura árabe envolve idiomas, tradições e povos que se originaram nos territórios da África Setentrional, Ásia ocidental e Oriente Médio.
Ao contrário do que muitos imaginam, a cultura árabe independe de religião, pois abrange povos muçulmanos, cristãos, pagãos e judeus.
E para você conhecer mais sobre a cultura árabe, criamos esse artigo com informações sobre a cultura, os costumes árabes e muito mais. Vamos lá?
Qual a origem da cultura árabe?
Primeiramente, a cultura árabe foi surgindo na península arábica com povos semitas, os descendentes de Ismael, filho patriarca de Abraão.
Porém, com a formação do império árabe no século VII, a religião e a cultura se alastraram por toda a península, que mudou os costumes dos povos nômades.
Dessa forma, o Islamismo e o idioma foram a base do processo, principalmente ao norte da África.
Através das viagens, os árabes entraram em contato com povos helênicos, aprendendo e preservando a filosofia grega.
Por isso, as comunidades judaicas e cristãs, eram aceitas em territórios onde a maioria era muçulmana, e por consequência, absorvendo as tradições árabes.
Como é a cultura e tradição árabe?
Em primeiro lugar, a hospitalidade é destaque na cultura árabe, tanto que na cidade de Dubai, a maior parte dos habitantes são estrangeiros.
Por isso, a oportunidade de saborear um café arábico, faz parte da recepção e dos costumes árabes.
Além disso, a tradição artística árabe se baseia na “Caligrafia Arábica”, que usa a escrita para criar padrões artísticos e geométricos que são importantes na cultura árabe.
E não é só isso, as tradições árabes contam coisas incríveis, como:
- Existem eventos e exposições que são dedicados a celebrar não só o talento internacional, mas o local também, como o Distrito Dubai Design (D3);
- A poesia é uma tradição que foi enraizada pelos nômades beduínos, com a principal função de contar histórias;
- Além de lidar com uma sociedade magnífica, receber os visitantes de maneira acolhedora é tradição e respeito na cultura árabe.
5 curiosidades sobre a cultura árabe
- A culinária é repleta de influências de outros povos, como a Índia, o Paquistão e a Turquia;
- Existem muitas palavras no nosso vocabulário que possuem origens árabes, como o açúcar (as-sukar), azeite (azz-zayt), entre outros;
- Não são todos os árabes que são muçulmanos, é possível encontrar cristãos, judeus e várias outras crenças que são da cultura árabe;
- A língua árabe possui 3 vogais e 22 consoantes, e sua escrita é feita da direita para a esquerda;
- O árabe é o idioma oficial em 26 países, e uma das línguas mais faladas do mundo.
Descobertas e conhecimentos da cultura árabe
Os árabes são considerados grandes criadores e transmissores ao ocidente sobre conhecimentos, como a criação da bússola, por exemplo.
Além disso, os alquimistas da região foram os primeiros a lidar com a química moderna, e a descoberta do álcool é atribuída a eles também.
Sem contar os matemáticos árabes, que deixaram como herança todo o conhecimento dos algoritmos arábicos, bem como álgebra e o conceito do zero, que veio da índia.
Devido a isso, a arquitetura e engenharia dos Emirados Árabes evoluiu num ponto, em que se tornou possível construir mesquitas, cúpulas, mirantes, lindos palácios, e instituições renomadas no mundo todo!
Por isso, quando o assunto é conhecer a cultura árabe, fazer intercâmbio em Dubai, o lugar mais moderno dos Emirados Árabes, está no topo da lista dos viajantes!
Descubra mais a cultura árabe com a IE
Conhecer um lugar tão rico culturalmente, moderno, acolhedor e com qualidade de vida é incrível, não é mesmo?
E com a IE é possível trabalhar e estudar com programas incríveis de intercâmbio em Dubai, por exemplo!
Vem conhecer de pertinho a cultura árabe, entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e voe rumo aos seus sonhos!