A comprovação financeira para o Canadá é um passo importante para quem vai fazer intercâmbio e passar um tempo no país.
Além disso, com a comprovação financeira para o Canadá e os documentos exigidos pelo consulado é que você consegue aplicar para o visto, seja visto de turista ou de estudante.
E por isso, criamos este artigo para você entender o que é comprovação financeira para o Canadá, quanto precisa comprovar e o que precisa para entrar no Canadá.
O que é a comprovação financeira para o Canadá?
A comprovação financeira é uma prova de que você tem recursos financeiros para se manter no Canadá durante a sua estadia.
Independente se você vai ficar no Canadá por 1 mês, 2 meses, 6 meses, 1 ano ou mais, você precisa comprovar que pode se manter no país.
Sendo assim, essa comprovação é feita na hora de aplicar para o visto, seja ele qual for, e você pode comprovar através dos seguintes documentos:
- Contra-cheques;
- Por meio de extrato bancário;
- Saldo disponível na conta corrente ou poupança.
Outra pessoa pode me dar suporte financeiro?
Sim, chamamos de sponsor, e nesse caso, é necessário provar que essa pessoa tem ligação direta com você, como por exemplo um parente de 1 grau ou um cônjuge.
Sendo assim, quem deverá apresentar a comprovação usando as alternativas citadas acima do seu sponsor.
Além disso, também é necessário que o seu sponsor assine uma declaração informando que ele será seu patrocinador.
É válido lembrar que o seu sponsor também pode ser uma instituição de ensino.
Algumas instituições de ensino oferecem bolsas integrais de estudos para alunos internacionais, e se esse for o seu caso, você precisa da declaração preenchida pela instituição.
Quanto preciso comprovar para entrar no Canadá?
A comprovação financeira para o Canadá em 2024 é no valor de $20.653CAD anual, sendo assim, se você vai fazer intercâmbio no Canadá por um tempo menor que 1 ano, o valor é proporcional.
Porém, é válido lembrar que o Canadá funciona de uma forma diferente de outros países, por lá, cada província tem suas particularidades quanto às exigências do governo.
Na província de Quebec, por exemplo, o valor pedido pelo governo para aplicação do visto para o Canadá é de $15.078CAD anual.
Quais são os vistos para estudar no Canadá?
Você pode usar 2 tipos de visto para o Canadá caso sua finalidade seja o intercâmbio.
- Visto de turista;
- Visto de estudante.
Visto de turista
O visto de turista é um visto que dá direito a apenas 6 meses de permanência no Canadá.
Sendo assim, é um visto para programas de estudos de curta duração, como os cursos de inglês ou cursos de francês que tem duração a partir de 2 semanas.
Visto de estudante
O visto de estudante já é para alunos que têm a intenção de fazer intercâmbio por um período mais longo, acima de 6 meses.
Ou seja, o aluno pode fazer cursos de idiomas com duração acima de 6 meses, e outros programas de longa duração, como os Private Colleges, Public Colleges e Universidades.
Vale lembrar que o aluno que estuda em Private College, Public College ou em Universidades canadenses, pode trabalhar durante o intercâmbio no Canadá.
O que precisa para entrar no Canadá?
Falando em intercâmbio, você precisa apresentar os seguintes documentos:
- Passaporte válido;
- Visto adequado;
- Comprovação financeira;
- Comprovação de acomodação;
- Comprovante de matrícula da sua instituição de ensino.
Intercâmbio no Canadá
Ficou com alguma dúvida? Fale com um de nossos especialistas e entenda mais sobre o intercâmbio e a comprovação financeira para o Canadá.