Que qualquer pessoa pode fazer intercâmbio você já sabe, não é? Mas, você já sabe como planejar um intercâmbio do zero de forma eficiente?
Como planejar um intercâmbio do zero pode ser a dúvida de muitos intercambistas iniciantes. Muitas vezes, as pessoas têm vontade de viver uma experiência no exterior mas não sabem por onde começar.
Por isso, criamos este artigo para que você saiba como planejar um intercâmbio do zero. Aqui te mostramos um passo a passo do que você precisa saber antes de dar os primeiros passos para essa jornada. Vamos lá?
Afinal, como planejar um intercâmbio do zero?
Fazer um intercâmbio no exterior requer de você definir além de prazos, orçamentos também.
Dessa forma, para dar os primeiros passos no caminho dessa realização, é necessário ter organização e um bom planejamento financeiro, além de calma, pois você precisará de tempo.
Fazer um intercâmbio é um investimento para a sua carreira, educação e para sua vida! Encarar uma oportunidade como essa pode mudar completamente o seu futuro.
E para te ajudar nessa jornada, criamos uma lista com os primeiros passos de como planejar um intercâmbio do zero de forma prática e eficaz:
- Planejamento Financeiro;
- Defina seu PPO;
- Defina a duração de seu intercâmbio;
- Encontre seu destino;
- Pesquise sobre o procedimento para solicitar o visto;
- Contrate um seguro viagem;
- Encontre uma agência.
Planejamento Financeiro
A primeira coisa que devemos pensar quando decidimos realizar um intercâmbio é o planejamento financeiro.
Isso porque é preciso avaliar todos os custos de uma vida nova fora da sua zona de conforto.
Além disso, procure sempre entender o que está incluso e o que não está na hora de fechar com uma agência.
Ao realizar um planejamento financeiro, é imprescindível que você pesquise determinados pontos muito importantes como:
- O câmbio para a moeda do país;
- Entender qual é a média do custo de vida no destino escolhido;
- O custo do visto para o destino;
- Um valor mínimo para evitar imprevistos.
É muito importante ressaltar que a chave do sucesso de como organizar um intercâmbio é o planejamento, principalmente para que você não seja pego de surpresa e passe por algum imprevisto!
Defina seu PPO
Quando falamos sobre intercâmbio, organização, planejamento e aluno, é necessário definir o seu PPO (perfil, preferências e objetivos).
Com a definição desses três pontos, o planejamento flui de uma forma mais eficaz.
Definir seu perfil é essencial para que você entenda que tipo de intercâmbio mais combina com você, além do destino que mais combina com o seu estilo de vida.
Dessa forma, você poderá identificar e traçar suas preferências e objetivos com o programa de intercâmbio, entender qual modalidade atende mais suas necessidades, além da duração do intercâmbio.
Defina a duração de seu intercâmbio
Outro ponto muito importante na hora de planejar seu intercâmbio é definir o tempo que você espera ficar no país.
Isso porque é necessário procurar o intercâmbio que mais se adeque às suas necessidades. Os programas podem variar, por exemplo, de uma semana, um mês, seis meses e até um ano.
Se você tem apenas 1 mês livre, por exemplo, fazer um curso de inglês no exterior entre 2 a 4 semanas é uma boa escolha.
Mas se você tem um tempo a mais disponível, estudar um idioma com permissão de trabalho pode ser uma boa opção.
Encontre seu destino
Depois de realizar o seu PPO e definir a duração do seu intercâmbio, fica muito mais fácil definir qual destino é o ideal para o seu perfil. Mas lembre-se de pesquisar sobre o destino antes de escolhê-lo efetivamente.
Pesquise sobre todas as variáveis que um destino pode te trazer, como: clima, moeda, custo de vida, transporte, acomodação, alimentação, lazer, etc. Avalie de maneira geral todas as possibilidades.
Vale ressaltar que você também deve escolher um destino que esteja atrelado às suas necessidades, por exemplo: se a sua vontade é trabalhar no exterior enquanto estuda, encontre opções de países que ofereçam as melhores oportunidades para você.
Sendo assim, confira alguns dos principais destinos disponíveis para você:
- Estados Unidos;
- Canadá;
- Austrália;
- Nova Zelândia;
- Malta;
- África do Sul;
- Espanha;
- Irlanda;
- Emirados Árabes;
- Alemanha.
Pesquise sobre o procedimento para solicitar o visto
É muito importante, após ter tomado a decisão de qual país irá viajar, pesquisar sobre as condições do destino para que você esteja sempre a par de qual visto é necessário a partir do tipo de programa que você irá fazer.
Alguns países não exigem visto para quem opta por cursos de curta duração, porém alguns outros exigem para qualquer tipo de viagem, inclusive de turismo.
Em casos de modalidade de estudo e trabalho, por exemplo, o visto em alguns países é um de estudo com uma permissão que o governo concede para o estudante trabalhar no período em que está no país.
De toda forma, essas questões são relativas e dependem muito de algumas decisões prévias, mas não se esqueça que a IE sempre estará disponível para sanar suas dúvidas e te orientar durante esse processo.
Contrate um seguro viagem
Outro passo importante na hora de planejar um intercâmbio do zero é o seguro viagem, afinal, é preciso contar com todas as adversidades e evitar transtornos.
O contrato de um seguro saúde internacional garante a cobertura com todas despesas médicas, caso haja algum imprevisto.
Além disso, a maioria dos países exigem o seguro saúde internacional, então já coloca no seu check list para não esquecer.
Encontre uma Agência
Para planejar e fechar de fato um intercâmbio, o mais recomendado, sempre é contratar uma agência especializada para te auxiliar no processo.
E é por isso que durante o decorrer do processo de como planejar um intercâmbio do zero, você pode contar com o apoio dos consultores da IE com processos como: visto, solicitação de documentos, emissão de passagens, reservas de acomodação, seguro viagem e cotações.
Isso, sem dúvidas, te ajudará a se organizar melhor e te livrar de algumas burocracias que todo planejamento exige.
Intercâmbio no exterior com a IE
No intercâmbio, você pode estudar inglês, trabalhar e estudar, trabalhar durante as férias, fazer high school e até estudar em uma universidade no exterior. Existem programas para todos os objetivos.
E agora que você já sabe como planejar um intercâmbio, que tal conversar com um de nossos especialistas e começar a planejar essa viagem?