Em um recente artigo, falamos sobre a grande quantidade de brasileiros que vivem nos Estados Unidos: são quase 2 milhões de pessoas! E você, já pensou como morar legalmente nos EUA?
Muita gente sonha em morar nos Estados Unidos, estudar, fazer carreira profissional internacional ou simplesmente morar fora do Brasil. Então hoje vamos mostrar opções de como morar legalmente nos EUA.
Na verdade, existem diversas formas de morar legalmente nos EUA.
Mas algumas são bem mais complexas do que outras. Principalmente em relação ao tempo que você quer viver na terra do Tio Sam.
Além disso, envolvem uma série de implicações para conseguir o visto e ficar legal no país. Quanto maior a duração da sua estadia, mais complicado é para conseguir o visto!
Por isso, nossa dica de como morar legalmente nos EUA é através de um intercâmbio para estudar nos EUA.
Neste caso, o período pode ser de algumas semanas e até alguns anos, dependendo do curso escolhido. Mas é totalmente seguro e viável, de acordo com suas necessidades.
Há programas, inclusive, que possibilitam trabalhar nos EUA de forma legal durante o período da estadia.
Além disso, uma das vantagens de fazer intercâmbio nos EUA, é a diferença de horário entre os EUA e o Brasil, que é apenas de 1 hora, então para quem não gosta de grandes mudanças, é um ponto positivo.
Vamos te apresentar então, os melhores programas de intercâmbio nos Estados Unidos para você estudar ou trabalhar nos EUA.
Como morar legalmente nos EUA: 5 opções de intercâmbio nos Estados Unidos
Antes de mais nada, um intercâmbio nos Estados Unidos é uma excelente opção para quem quer estudar nos EUA, vivenciar a cultura americana e conhecer o país.
Mas também há opções bem legais para quem deseja trabalhar nos EUA, de forma legal e com remuneração em dólar!
Assim, há várias opções para quem quer morar nos Estados Unidos, com objetivos, funcionamento e requisitos diferenciados.
Confira abaixo, os tipos mais populares de intercâmbio nos Estados Unidos, que é a forma mais prática e segura como morar legalmente nos EUA.
Opções de programa de intercâmbio nos Estados Unidos
- Intercâmbio com trabalho – Work Experience IE e Au Pair
- Intercâmbio Férias Teen
- Intercâmbio High School nos EUA
- Intercâmbio para aprender inglês
- Intercâmbio para ingressar em uma graduação ou pós-graduação
Inicialmente, a idade mínima exigida para participar de um programa de intercâmbio nos Estados Unidos é de 16 anos.
Entretanto, há outras situações que possibilitam a participação de alunos a partir de 10 anos de idade, como o programa Férias Teen.
Por sua vez, nos programas que incluem trabalho, é preciso ser maior de 18 anos e ter nível de inglês intermediário.
Vejamos agora, como morar legalmente nos EUA por meio dos programas oferecidos.
1.Intercâmbio com trabalho – Au Pair e Work Experience IE
Au Pair
O programa Au Pair EUA é voltado para mulheres entre 18 e 26 anos que desejam trabalhar nos EUA, como morar legalmente nos Estados Unidos.
O Au Pair tem duração mínima de 12 e máxima de 24 meses e o investimento é reduzido, pois a participante vai morar nos Estados Unidos na casa de uma família anfitriã e não precisará gastar com despesas de moradia.
Mas atenção! Para participar é preciso preencher alguns requisitos. E o primeiro e mais importante de todos é gostar de lidar com crianças.
Nesse sentido, as atividades da Au Pair consistem em tarefas domésticas simples para manter a casa organizada e, principalmente, passar horas cuidando das crianças, como uma irmã mais velha.
Neste programa, a participante tem como benefícios o seguro saúde, passagem aérea inclusa, remuneração de 195,75 dólares semanais, possibilidade de extensão do programa sem custo adicional e bolsa de estudos de 500 dólares.
Confira a lista de requisitos de como morar legalmente nos EUA por meio do programa Au Pair:
- Exclusivo para mulheres solteiras, sem filhos, com idade entre 18 e 26 anos
- Ter concluído o ensino médio e saber falar inglês a partir do nível intermediário
- Comprovar pelo menos 500 horas de experiência prévia com crianças
- Estar disponível para ficar pelo menos 12 meses nos EUA
- Possuir carteira de habilitação e não fumar
- Não pode ter participado deste programa Au Pair nos últimos dois anos
- Estar em boas condições físicas e mentais – atestado médico
Work Experience IE EUA
O Work Experience IE EUA faz parte do programa Work and Travel da IE direcionado a estudantes matriculados em universidades, com idade entre 18 e 29 anos.
É outra opção de como morar legalmente nos EUA através do trabalho no exterior.
Para isso, é necessário ter inglês nível intermediário e o programa possibilita que eles trabalhem nos EUA e recebam em dólar, de US$8 a US$14 por hora.
A carga horária média, é de 6 horas a 8 horas por dia, em restaurantes, hotéis, resorts e estações de esqui.
Os empregadores podem oferecer ainda benefícios aos seus contratados como descontos para esquiar, alimentação, gorjetas, transporte e alojamento próximo ao trabalho, dentre outras facilidades.
Mas atenção: os requisitos mais importantes para participar do programa são: estar matriculado em um curso superior e ter pelo menos o nível intermediário de inglês.
Enfim, com certeza, a maior vantagem dos dois programas – Au Pair e Work Experience, é que você conhece seus empregadores antes de ir e já embarca com a vaga de emprego garantida.
2.Intercâmbio Férias Teen
Este programa de como morar legalmente nos EUA é desenvolvido especialmente para o público infantil e adolescente, de 10 a 17 anos de idade, e realizado durante as férias escolares no Brasil.
Atualmente, o programa de férias teen inclui aulas de inglês combinadas com atividades extraclasses.
Assim, é uma oportunidade como morar legalmente nos EUA se divertindo à beça e estudando inglês! Ou seja, é imperdível!
Estão incluídos no programa taxa de matrícula, camiseta, mochila, transportes, acomodação em quarto duplo com café da manhã (em luxuoso condomínio), certificação e supervisão 24 horas de guias brasileiros.
Um dos maiores diferenciais deste programa é a inclusão de um passeio por uma universidade americana, preparando a galerinha para ingressar no Ensino Médio americano (High School)!
3.Intercâmbio High School
Este programa de intercâmbio nos Estados Unidos é direcionado para adolescentes entre 15 e 18 anos de idade estudarem em uma escola de ensino médio, pública ou particular nos EUA.
Nele, os intercambistas podem frequentar um ano acadêmico (com duração de 10 meses) ou um semestre acadêmico, com 5 meses de duração.
A carga horária é maior do que o curso de idiomas, com aulas pela manhã e à tarde, como em uma escola normal.
Assim, vivenciam uma experiência internacional legítima, aprendendo e fazendo parte dos costumes e tradições americanas, como um nativo.
Neste programa, os alunos podem ser acomodados em uma casa de família americana anfitriã ou em uma residência estudantil – duas opções que possibilitam ao aluno imersão cultural ainda mais intensa e enriquecedora!
4.Intercâmbio para aprender inglês
O intercâmbio para aprender inglês é o programa onde o aluno vai estudar a língua em uma escola de idiomas, com professores nativos, assim como morar legalmente nos EUA.
A idade mínima é de 16 anos e não há limite. São aceitos estudantes em todos os níveis de inglês, desde o zero até o avançado.
Há turmas começando todas as semanas e em todos os níveis: básico, intermediário e avançado. Assim, dá para fazer este intercâmbio para estudar nos EUA durante o ano todo!
Geralmente, tem duração bem flexível e pode ser de no mínimo, uma semana, seis meses ou até um ano, e você pode escolher entre diversas cidades americanas para estudar.
A carga horária de aulas é de 10 a 30 horas por semana e a acomodação pode ser realizada na casa de uma família local ou em uma residência estudantil.
Da mesma forma que o programa High School, a imersão cultural é garantida!
5.Intercâmbio para graduação ou pós-graduação
Através deste intercâmbio, o estudante brasileiro pode cursar uma faculdade ou universidade americana, por todo o curso, ou apenas alguns semestres.
Igualmente, pode ser um curso de graduação ou de pós-graduação.
Contudo, este programa exige procedimentos e requisitos mais complexos para participar, já que cada universidade possui diferentes formas de ingresso.
Um dos principais requisitos é possuir fluência no idioma inglês, certificado através de um exame como o TOEFL ou IELTS, por exemplo.
Além disso, exige cartas de apresentação e recomendação e pode levar alguns meses para o processo ser concluído.
Por isso, sugerimos que converse com nossos especialistas neste tipo de intercâmbio nos Estados Unidos!
Saiba como morar legalmente nos EUA com a IE
Então, gostou de conhecer nossas dicas de opções como morar legalmente nos EUA? Conseguiu escolher qual delas é o seu macht perfeito?
Venha conversar com a gente e conheça mais detalhes sobre os programas de como morar legalmente nos EUA. Vamos te ajudar a escolher o melhor intercâmbio da sua vida!