Quem nunca ouviu falar da Universidade Harvard? Ela é, com certeza, uma das instituições mais famosas do mundo. Mas você sabe como estudar em Harvard?
A pergunta de como estudar em Harvard, que é o sinônimo mundial de qualidade acadêmica, é uma pergunta muito feita por diversos estudantes.
Por isso, decidimos criar este artigo para te contar o que você precisa saber sobre como estudar em Harvard. Vamos lá?
Como entrar em Harvard
Em primeiro lugar, a pergunta que não quer calar é: como funciona o processo de admissão da universidade e como estudar em Harvard?
É interessante saber que os processos de admissão e ajuda financeira na Universidade são iguais para todos os possíveis candidatos, independentemente de sua nacionalidade.
Além disso, a instituição utiliza uma política chamada need-blind, o que significa que durante o processo seletivo não é levada em consideração a renda dos candidatos.
Dessa forma, os candidatos que são aceitos são considerados os melhores, independente da renda que eles possuam.
E para aqueles que não podem pagar a mensalidade de Harvard, muitas vezes, são oferecidas bolsas de estudo que podem chegar a ser até de 100%.
Um ponto a se levar em consideração é que o processo de seleção é muito concorrido, assim como na maioria das universidades que integram a lista da Ivy League.
Por isso, muitos consideram que é difícil entrar em Harvard, que possui uma taxa de aceitação que gira em torno de apenas 5%, ano após ano.
Sem mais delongas, agora vamos te contar como funciona para entrar na prestigiada universidade. Vamos lá?
Como estudar em Harvard: passo a passo para o processo seletivo
Em primeiro lugar, os candidatos devem realizar os testes padronizados (como o ACT ou o SAT) e exames de proficiência em inglês (como o TOEFL ou IELTS) e enviar seus resultados à instituição.
Além disso, é necessário enviar o currículo acadêmico, cartas de recomendação e essays (que são as redações) para análise.
Também é importante saber que a universidade cobra uma taxa de inscrição para a aplicação da candidatura.
Todavia, para aqueles que não podem pagar a taxa de inscrição assim como a mensalidade de Harvard, é possível solicitar isenção através da plataforma utilizada para fazer o processo.
Para entrar na universidade, não basta ter um belo currículo acadêmico e boas notas, segundo a reitora da instituição, Drew Gilpin Faust, o que faz você se destacar é: ser interessante.
E o que isso significa? Significa que para ter destaque, você precisa mostrar que há potencial para ir além de boas notas e um currículo invejável. E é por isso, também, que muitos consideram que é difícil entrar em Harvard.
A Universidade de Harvard
Fundada em 1636 na cidade de Cambridge, Harvard é a mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos. Além de ser uma das principais instituições que formam a famosa Ivy League.
A universidade está localizada em Boston, onde também ficam localizadas as instituições do MIT, Tufts University e Boston University.
Sendo uma das instituições de ensino mais renomadas do mundo, Harvard carrega consigo muita tradição e apresenta um desempenho excelente nos rankings universitários.
Além disso, a universidade de Harvard possui uma ótima localização e conta com um orçamento impressionante.
Existem também diversos cursos disponíveis na instituição. E eles são:
- Graduação;
- Pós-graduação;
- Non-degree programs;
- Cursos online.
Conheça Harvard com a IE
Agora que você já sabe mais sobre como estudar em Harvard, que tal conhecer a universidade de pertinho com a IE?
Não perca mais tempo e entre em contato hoje mesmo com um de nossos consultores para marcar a sua viagem para o exterior!