Está pensando em fazer um intercâmbio para estudar no exterior? Ainda não decidiu o destino? Que tal fazer um intercâmbio de inglês em algumas das cidades do Reino Unido?
Já imaginou conhecer a terra da realeza britânica e poder viajar por toda a Europa com mais facilidade e economia? Pois é, as cidades do Reino Unido podem te oferecer tudo isso!
Nesse sentido, as cidades do Reino Unido são repletas de desenvolvimento, cultura, tradições, história e exuberante natureza.
Além disso, os países do Reino Unido possuem completa infraestrutura, com serviços básicos de qualidade, transportes, segurança, além da educação de excelência e que é referência.
Continue até o final para conhecer as principais cidades e escolher qual combina mais com você.
Países que formam o Reino Unido
O Reino Unido tem cerca de 68,5 milhões de habitantes e é formado pela junção de 4 nações, são elas:
- Inglaterra
- Escócia
- País de Gales
- Irlanda do Norte
Agora sim, vamos apresentar para você 7 cidades do Reino Unido onde você pode fazer o seu intercâmbio para estudar. Confira todos os detalhes abaixo.
7 Cidades do Reino Unido para o seu intercâmbio
Todas essas cidades são opções para fazer intercâmbio no Reino Unido, seja para cursar o ensino médio ou até mesmo ingressar em uma universidade para fazer cursos de graduação ou pós graduação.
Agora, vamos entender um pouco sobre cada destino.
Londres (Inglaterra)
Londres, que é a capital da Inglaterra, por exemplo, é uma metrópole vibrante, cosmopolita, que respira diversidade, arte, história e cultura por todos os lados.
A capital inglesa possui cerca de 8 milhões de habitantes e tem instituições de ensino que são referência no mercado, incluindo várias escolas de idiomas.
Definitivamente, é o lugar mais visitado entre as cidades do Reino Unido, seja para turismo ou mesmo intercâmbio no Reino Unido, é um envolvente cenário de muita história, riqueza e antigas tradições.
Sendo assim, atrações como Big Ben, Tower Bridge, National Gallery e British Museum estão dentre os principais pontos turísticos da cidade e merecem o seu tempo e sua atenção.
Da mesma forma, a capital da Inglaterra conta com diversas opções de arte, gastronomia, cultura, compras, baladas, diversão e lazer ao ar livre. Logo, há o que fazer para todos os gostos e pessoas, de fato.
Brighton (Inglaterra)
Como Brighton é uma cidade bem menor e está localizada próximo a Londres, serve de aconchego para os amantes do estilo de vida à beira mar.
Com cerca de 160 mil moradores, é considerada uma região bastante alternativa, diversificada e envolvedora. Por menor que seja, é um destino referência também em vários aspectos industriais, comerciais e musicais.
A vida noturna da cidade é agitada e receptiva, o que faz da cultura de Brighton um caso à parte de especial.
Há muita arte espalhada pelas ruas, muita música, shows, bares e pessoas acolhedoras.
Enfim, é mais um destino para intercâmbio no Reino Unido que te dá oportunidade de estudar um novo idioma e vivenciar o estilo de vida europeu, porém, em uma cidade litorânea.
Cambridge (Inglaterra)
Uma das cidades universitárias mais famosas do mundo, a pequena Cambridge concentra algumas das mais conceituadas instituições de ensino superior dos países do Reino Unido.
Grande parte dos seus quase 125 mil residentes são estudantes nacionais e internacionais, alunos de instituições como por exemplo:
- Universidade de Cambridge
- Christ’s College
- Corpus Christi College
- Downing College
- King’s College
- Queen’s College
- Trinity College
- Jesus College
Assim, o clima na cidade é de muito estudo, com uma atmosfera educacional de diversidade cultural e profunda interação entre os estudantes e os demais habitantes.
A cidade de Cambridge, que está localizada há mais ou menos 1 hora de distância de Londres (de trem), atualmente é lar de grandes acadêmicos e profissionais do mercado.
Igualmente, no passado, abrigou algumas das mais famosas personalidades mundiais, como Lord Byron, Francis Bacon, Stephen Hawking e Sir Isaac Newton.
Além das visitas para conhecer a arquitetura e a história dos edifícios e das tradicionais escolas inglesas, passeios de barco são alguns dos principais atrativos disponíveis na charmosa Cambridge.
Sem dúvida, essa cidade oferece possibilidades incríveis para quem quer estudar no Reino Unido e viver uma experiência única no exterior.
Oxford (Inglaterra)
A mais antiga universidade do Reino Unido se encontra aqui.
Atualmente considerada como a melhor universidade do mundo, pelo Times Higher Education (THE), a Universidade de Oxford tem uma interessante história de rivalidade com a vizinha Cambridge.
Oxford é uma das cidades mais tradicionais da Inglaterra. Localizada às margens do rio Tâmisa, localmente conhecido por rio Isis.
A pequena cidade abriga cerca de 150 mil habitantes que, como em Cambridge, são estudantes, na sua maioria, e por isso, também é muito procurada por quem deseja estudar na Inglaterra.
Também serviu como moradia para reis e educou importantes dramaturgos, cientistas e grandes líderes mundiais. Conheça alguns deles na relação abaixo:
Tony Blair, Margaret Thatcher, Bill Clinton, Indira Gandhi, J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Edmund Halley (o mesmo do famoso cometa), Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), Oscar Wilde, dentre outros.
Não há quem visite esse destino e não tenha uma boa história para contar depois. Vida noturna, igrejas, restaurantes, museus, passeios, atividades ao ar livre, há muito o que se fazer em Oxford.
Edimburgo (Escócia)
Uma das mais famosas cidades do Reino Unido, a casa do famoso Castelo de Edimburgo, tem cerca de 5,8 milhões de habitantes, é a segunda cidade mais visitada da Grã-Bretanha, depois de Londres, apenas.
Muita gente não sabe e fica presa aos destinos mais tradicionais como Inglaterra e Irlanda, por exemplo, mas é possível fazer intercâmbio na Escócia.
Situado no alto da Castle Rock, na parte velha da cidade, a incrível construção medieval domina a paisagem da cidade, que conta ainda com outros importantes monumentos históricos.
Dentre eles, estão a Catedral St. Gilles, o Palácio de Holyrood, o Museu Real da Escócia e a Universidade de Edimburgo, fundada em 1583, é uma das mais antigas e prestigiadas do mundo, sendo pioneira na área de informática.
Neste sentido, Edimburgo também destaca-se na área da educação superior e também sedia as conceituadas universidades dos países do Reino Unido:
- The Royal College of Surgeons of Edinburgh
- Edinburgh College of Art
- Queen Margaret University
- Royal College of Physicians of Edinburgh
- Napier College, dentre outras.
A capital escocesa conta ainda com um rico cenário cultural e artístico, com importantes museus e galerias, como o Museu da Escócia, o Museu Real da Escócia, a National Gallery da Escócia, dentre outras atrações.
E para quem gosta de curtição e boa gastronomia, a tradicional cervejaria Caledonian Brewery é um dos mais populares pontos turísticos do Reino Unidos e merece uma boa visita!
Cardiff (País de Gales)
Localizada no extremo sul do País de Gales, tem uma população de aproximadamente 370 mil pessoas que falam inglês e galês.
Cardiff tem sua história e seu desenvolvimento ligados à produção e comércio naval do carvão, que alimenta, até hoje, o grande desenvolvimento industrial da capital do País de Gales.
Entretanto, nos dias de hoje, as antigas docas desativadas foram transformadas em um grande complexo de entretenimento, com bares, restaurantes, lojas e diversas atrações para visitantes de todas as idades.
Além disso, a região de Cardiff Bay conta com suntuosos edifícios Vitorianos que, atualmente, abrigam restaurantes de luxo, clubes noturnos, bares e lojas de grife, o que faz do lugar uma ótima opção para passar tanto o dia como a noite.
A cidade conta com alguns dos importantes pontos turísticos do Reino Unido, como por exemplo:
- Castelo de Cardiff
- Castell Coch (o Castelo Vermelho)
- Salão Musical St. David
- Salão Musical de St. David
Por fim, com exuberantes áreas naturais, seus mais de 300 jardins e parques colocam Cardiff entre uma das mais verdes cidades do Reino Unido.
Belfast (Irlanda do Norte)
Belfast é a capital da Irlanda do Norte possui cerca de 635 mil habitantes.
Além disso, é uma cidade que tem grande representatividade econômica e política para o país, principalmente desde a Guerra da Independência, em 1921.
Na verdade, até esta data, a Irlanda e a Irlanda do Norte eram um país só, dominado pela Inglaterra.
Entretanto, sua população encontrava-se dividida em relação ao controle britânico, às crenças religiosas e ao futuro do país, o que resultou em revoltas e a divisão do país em duas novas nações.
Assim, Belfast preserva ainda uma forte herança da cultura inglesa, com com muitos edifícios vitorianos e eduardianos, ornados por belíssimas esculturas, que ajudam a ilustrar vários acontecimentos históricos da cidade. Conheça alguns:
- Ulster Bank e do Northern Bank
- Biblioteca Linenhall Library
- Universidade de Belfast
- Prefeitura de Belfast
- Edifício Lanyon da Queen’s University
- Catedral de Santa Ana
- Edifícios do Parlamento de Stormont
- The Grand Opera House
- Castelo de Belfast
- Crumlin Road Courthouse
Além disso, na cidade que é conhecida por sediar a construção do famoso navio Titanic, os idiomas inglês, irlandês e escocês são amplamente falados, o que possibilita que o intercambista aprenda ainda mais idiomas.
Agora que você já conheceu as 7 principais cidades do Reino Unido para estudar, conheça abaixo os diferentes tipos de intercâmbio que você pode fazer.
Tipo de intercâmbio para fazer nas cidades do Reino Unido
De forma geral, os programas de intercâmbio para estudar no Reino Unido são bastante flexíveis e podem incluir serviços diversos, sempre de acordo com as normas do país destino e da escola.
- Curso de Idiomas
- Férias Teen (Explore UK)
- High School
- Universidade
Curso de Idiomas
Um dos programas de intercâmbio mais populares nas cidades do Reino Unido é o curso de idiomas.
Estudar inglês em uma cidade britânica proporciona uma imersão total no idioma, permitindo que os estudantes pratiquem suas habilidades linguísticas tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Os cursos são oferecidos em diferentes níveis, desde o básico até o avançado, e podem ser personalizados de acordo com as necessidades e objetivos do estudante.
Além das aulas, muitos programas de curso de idiomas incluem atividades culturais e sociais que ajudam a aprimorar ainda mais a fluência e o entendimento cultural dos alunos.
Férias Teen (Explore UK)
O programa de Férias Teen, também conhecido como Explore UK, é especialmente voltado para adolescentes que desejam aprender inglês enquanto vivem uma experiência cultural única nas cidades do Reino Unido.
Durante esse intercâmbio, os jovens participam de aulas de inglês pela manhã e, à tarde, envolvem-se em atividades recreativas e culturais.
Isso inclui visitas a pontos turísticos das cidades do Reino Unido, esportes, workshops e eventos sociais que promovem a integração com outros estudantes internacionais.
É uma excelente oportunidade para os adolescentes melhorarem seu inglês de forma divertida e dinâmica, enquanto conhecem novas culturas e fazem amigos de diversas partes do mundo.
High School
Para estudantes que desejam passar um período mais longo no exterior, o programa de high school nas cidades do Reino Unido é uma excelente escolha.
Esse programa permite que os alunos internacionais frequentem escolas secundárias britânicas, vivendo a rotina de um estudante local.
Além de aprimorar o inglês, os estudantes têm a chance de participar de atividades extracurriculares e esportivas, o que enriquece ainda mais a experiência.
O high school no Reino Unido é conhecido por sua qualidade acadêmica, o que pode ser um diferencial significativo para quem deseja seguir carreira acadêmica ou ingressar em universidades de prestígio.
Universidade
Para aqueles que estão buscando educação superior, o Reino Unido oferece algumas das melhores universidades do mundo.
Ingressar em uma universidade britânica não só garante uma educação de alta qualidade, mas também oferece uma experiência de vida rica em cultura, história e inovação.
Os programas de intercâmbio universitário nas cidades do Reino Unido permitem que estudantes internacionais façam parte de cursos de graduação ou pós-graduação.
Estudar em uma universidade no Reino Unido é, sem dúvidas, ter acesso a recursos de ponta e oportunidades de pesquisa.
Além disso, muitos programas oferecem estágios e parcerias com empresas, preparando os alunos para o mercado de trabalho global.
Intercâmbio para as cidades do Reino Unido é com a IE
Então, deu pra ficar com um gostinho de quero mais? Esses destinos nos países do Reino Unido te cativaram de alguma forma?
Que tal embarcar para uma inesquecível jornada de aprendizado em uma das principais cidades do Reino Unido que mostramos aqui?
Tire suas dúvidas com um de nossos especialistas em cursos no exterior e planeje seu intercâmbio para as cidades do Reino Unido de forma prática, escolhendo o destino que mais combina com você!