Aprender a falar um novo idioma é o desejo e a necessidade de muitas pessoas que procuram um curso de inglês. Mas muita gente também pergunta: é possível aprender inglês sozinho?
Quantas pessoas você já ouviu falar que alguém que conseguiu aprender inglês sozinho? Ou mesmo que foi aperfeiçoando o idioma com as práticas dentro de casa? Talvez muitas, não é?!
Então, no artigo de hoje, nós resolvemos te dar algumas dicas de como aprender inglês sozinho ou mesmo se preparar para uma experiência no exterior, como um intercâmbio de inglês.
É possível aprender inglês sozinho?
Na verdade, há pessoas com mais autonomia e que têm facilidade em estudar inglês sozinho e há quem tenha mais dificuldades em praticar e desenvolver habilidades novas.
Porém, aprender inglês sozinho pode estar dentro da sua realidade, mesmo que isso não seja uma tarefa recorrente no dia a dia.
A língua mais falada no mundo inteiro se tornou um requisito para muitas atividades e levou a um sentimento de necessidade de ter aulas de inglês principalmente para os jovens.
Nesse sentido, aprender inglês sozinho é como se preparar para novas oportunidades pessoais e profissionais.
E, ao estudar inglês sozinho, exercitar a leitura, a audição, a fala e a escrita por conta própria é o que te fará ter melhores desempenhos com o passar do tempo.
Inclusive, nos exames de proficiência de idiomas, normalmente são habilidades avaliadas e posteriormente definidas em níveis de conhecimento.
Além disso, esse tipo de estudo em casa funciona até mesmo como um preparatório para quem deseja fazer um intercâmbio de inglês posteriormente, para aperfeiçoar o idioma, fazer um curso profissionalizante ou ingressar em uma faculdade ou universidade no exterior.
Por que fazer um intercâmbio de inglês?
Fazer um intercâmbio de inglês é uma maneira mais rápida e mais completa para aprender um novo idioma.
Isto porque, além das aulas de inglês, o contato cultural, a experiência de vida internacional e as novas relações de network reforçam o aprendizado no exterior.
E principalmente se você optar pelo intercâmbio de inglês com estudo e trabalho, onde é possível trabalhar legalmente durante os estudos e potencializar ainda mais o aprendizado.
Então, antes de conferir nossas dicas para aprender inglês sozinho ai da sua casa ou de onde estiver, confere alguns destinos para um curso de inglês no exterior.
Opções de destinos para curso de inglês no exterior
- Estados Unidos
- Canadá
- Austrália – aulas de inglês + trabalho
- Inglaterra
- Irlanda – aulas de inglês + trabalho
- Malta – aulas de inglês + trabalho
- Nova Zelândia – aulas de inglês + trabalho
- Emirados Árabes (Dubai) – aulas de inglês + trabalho
Confira agora, nossas super dicas para você aprender inglês sozinho e já começar a se preparar para uma experiência no exterior inesquecível!
Como aprender inglês sozinho: 16 dicas matadoras para você falar como um nativo!
- Faça um planejamento de como vai aprender inglês sozinho
- Procure aprender sempre
- Mantenha a regularidade para estudar inglês sozinho
- Interaja com outras pessoas, peça orientação
- Comece pelo basicão
- Mude tudo para inglês
- Aproveite todas as oportunidades para praticar
- Carregue um dicionário de bolso com você o tempo todo
- Fale bastante e escute mais ainda
- Evite traduzir e comparar tudo e o tempo todo para o português
- Leia muito e em voz alta
- Não se preocupe com o seu sotaque
- Revise o conteúdo aprendido
- Assista aulas de inglês gratuitas na internet
- Evite estudar demais e separe um tempo livre
- Não se cobre tanto
1.Faça um planejamento de como vai aprender inglês sozinho
O estudo por conta própria exige muita dedicação, comprometimento, organização e disciplina. Assim, fazer um planejamento, principalmente do tempo, é fundamental para quem quer embarcar nesse aprendizado autônomo.
Assim, prepare um horário na sua rotina somente para aprender inglês sozinho e encaixe novos hábitos de estudo.
Monte um cronograma semanal e mensal, com objetivos, atividades e prazos a serem cumpridos. Logo, consegue ter um controle maior do que irá estudar e quando, facilitando aprender inglês sozinho.
Opte por dias menos cansativos para que a prática não seja exaustiva e não se preocupe se não conseguir cumprir o planejado.
Vá ajustando de acordo com a sua disponibilidade e agenda de horários. O importante é manter uma cadência de estudos!
2.Procure aprender sempre
Seja curioso! Pesquise tudo aquilo que você não sabe, como significado das palavras, por exemplo.
Pergunte para alguém, busque na internet ou, uma dica útil é ter um dicionário sempre por perto para ir descobrindo novas palavras.
Quanto mais exercitar sua curiosidade, mais coisas você pode aprender e desenvolver.
Estudar inglês sozinho pode não ser tão simples, então sem cobranças, tá?
Como comentado acima, entenda seu tempo, suas preferências e metas também.
Mas, compreender o processo e não se desesperar para cumprir rapidamente alguns objetivos é muito importante!
3.Mantenha a regularidade para estudar inglês sozinho
É muito comum começar alguma coisa nova e parar pela metade, não é mesmo?!
Seja pela preguiça, falta de tempo e de organização, insatisfação pelas dificuldades impostas durante o aprendizado ou qualquer outro motivo.
Por exemplo, é comum que atividades não realizadas com frequência se tornem indiferentes ou mesmo deixem de ser praticadas.
Por isso, quanto mais constante a prática, melhor. Estudar um pouco todos os dias acaba virando um hábito.
E quando isso acontece, fica automático, você não esquece mais e até sente falta de fazer. Facilitando assim o desafio de aprender inglês sozinho.
Então, já sabe né?! Pratique todos os dias, nem que seja por 10 minutos!
4.Interaja com outras pessoas, peça orientação
Mesmo se você decidir aprender inglês sozinho, deveria interagir o máximo que puder com outras pessoas que falam o idioma.
Peça orientação, tire dúvidas e se comunique sempre em inglês para ir treinando.
Principalmente se puder falar com falantes nativos do idioma, que vão te explicar não somente os significados, mas também como as palavras e expressões são utilizadas na língua inglesa.
Não tenha vergonha de dizer que precisa de ajuda, isso não é motivo para sentir isso.
Assim, pode pedir para um professor tirar dúvidas, um amigo, um aplicativo ou até na internet, procure auxílio.
O importante é esclarecer tudo e não ficar com dúvidas!
5.Comece pelo basicão
Um erro muito comum para quem quer aprender inglês sozinho é tentar pular etapas no aprendizado, não dar importância para os fundamentos da língua e já querer sair falando um monte de coisas.
Na verdade, a gente sabe que, além de levar tempo para aprender inglês sozinho, é preciso estudar bastante.
Assim, o ideal é ir aprendendo o mais básico mesmo, acostumando o ouvido e praticando a fala, palavra por palavra.
Lembre-se que você está sendo “alfabetizado” novamente, em inglês!
Então, antes de completar uma frase inteira, aprenda a falar cada palavra, seu significado e como utilizá-la na estrutura gramatical.
Conheça e pratique os nomes das cores, animais, lugares, horas, cumprimentos, dias da semana, meses, parentes, dentre outras informações mais utilizadas no cotidiano.
6.Mude tudo para inglês
Sem dúvida, aprender inglês sozinho é uma tarefa desafiadora, e que fica ainda mais difícil quando a gente vive em um ambiente onde se fala português.
Não adianta muito estudar inglês duas horas por semana, mas não praticar e falar, ouvir e escrever somente em português.
Nesse sentido, a imersão na língua, em todos os sentidos, faz a maior diferença e você pode começar a se “cercar” de inglês no seu dia a dia mudando o idioma de alguns aplicativos e equipamentos, por exemplo.
Que tal mudar o idioma das configurações do seu e-mail, das suas redes sociais, da sua televisão, tablet, console de videogame, celular e computador, por exemplo?
Dessa forma, você já vai absorvendo o idioma automaticamente, de tanto ver e utilizar.
7.Aproveite todas as oportunidades de praticar
Quando a gente fala de oportunidades, estamos falando de qualquer chance que você tenha de praticar o idioma e obter auxílio durante esse processo.
Então, aproveite para praticar o idioma em todas as situações possíveis.
Por exemplo, quase todo mundo tem um amigo ou conhecido que recebe um turista estrangeiro em casa, ou até mesmo na balada, alguém pode te apresentar um estrangeiro.
Então, nada de ter vergonha e aproveite esta oportunidade para tentar falar bastante, perguntar e se divertir, aprendendo inglês e ensinando português também!
Com certeza, o “turista” vai gostar de se relacionar com um nativo e achar muito divertido te ensinar e aprender sobre nosso idioma também!
Outras formas de aproveitar as oportunidades é assistir filmes sem legenda e tentar traduzir letras de músicas.
Enfim, sendo o seu propósito estudar para se preparar para um intercâmbio de inglês ou não, aproprie-se do que está a seu alcance.
Ou seja, não deixe que oportunidades de conseguir desenvolver ainda mais essas novas habilidades se desencontram do seu caminho.
Lembre-se de que o aprendizado é uma questão de ter atitude para buscar conhecimento, que pode estar em qualquer lugar.
Então, atente-se a tudo aquilo que pode colaborar e quem sabe te fazer chegar ainda mais longe.
8.Carregue um dicionário de bolso com você o tempo todo
Este é um hábito bastante útil quando você quer aprender inglês sozinho!
Em nosso dia a dia, principalmente se estamos em uma viagem no exterior, sempre nos deparamos com palavras e expressões na língua inglesa.
Seja em outdoors, seja em nomes de lojas, restaurantes, anúncios, filmes de cinema, dentre outros, sempre que aparecer uma palavra desconhecida você pode dar uma olhada no dicionário e anotar o significado.
Da mesma forma, quando estiver lendo algum texto em inglês, jornal ou livros, por exemplo, é importante marcar a palavra desconhecida, buscar seu significado e anotar junto ao texto.
Depois, leia novamente com a tradução. Você vai ver que assim fica muito mais fácil de aprender e memorizar!
E ter um dicionário por perto também facilita muito a comunicação quando você está fora do país:
- Para perguntar o preço de alguma coisa
- Fazer um pedido de comida no restaurante
- Pedir alguma informação na rua
- Perguntar as horas, dentre inúmeras outras situações
Então, já sabe: quer aprender inglês sozinho, providencie um dicionário para chamar de seu e leve-o para todos os cantos com você! Nunca se sabe quando vai precisar!
9.Fale bastante e escute mais ainda
Sem dúvida, praticar o novo idioma é fundamental para o aprendizado e você precisa falar em inglês sempre que possível.
Que tal combinar com o pessoal em casa para falar somente em inglês, ou com aqueles amigos que já são fluentes na língua? Garanto que você vai aprender e se rir à beça!
Mas olha, somente escutar a língua inglesa é muito importante para treinar os ouvidos e compreender as situações em que as palavras e expressões são utilizadas.
E não se preocupe se você não estiver entendendo.
Abra um sorriso e continue ouvindo, tentando “pegar o fio da meada” e, como comentado acima, consultando no seu melhor amigo dicionário todas as palavras desconhecidas.
Este é um dos grandes segredos para aprender a falar bem um idioma, ouvir, ouvir e ouvir muito, o tempo todo, até você começar a repetir as palavras, mesmo sem entender o significado delas.
Tipo como a gente faz quando gosta de uma música, não é mesmo?!
10.Evite traduzir e comparar tudo e o tempo todo para o português
Tentar traduzir tudo para o português é outro erro muito comum de quem está começando a aprender inglês sozinho ou em um curso de inglês.
Na verdade, as línguas têm estrutura diferenciadas e que nem sempre fazem sentido quando traduzidas para outro idioma.
Então, é preciso aprender a pensar no novo idioma e não pensar em português e “traduzir” para o inglês.
Um caso clássico é o de adjetivos e substantivos. Em português, falamos “gato preto”, onde o substantivo vem antes do adjetivo.
Mas em inglês é diferente: o adjetivo vem antes do substantivo: “black (preto) cat (gato)”.
Então, para aprender inglês sozinho, não basta somente traduzir, é preciso entender a estrutura e como se fala.
Mas isso não anula as vantagens de carregar um dicionário com você e, efetivamente, traduzir alguns termos que você não conhece!
11.Leia muito e em voz alta
Sabemos que nem sempre é possível interagir com outras pessoas que falam inglês.
E, mesmo quando nos relacionamos com alguém em outro idioma, nem sempre temos certeza de que a pessoa ouviu e entendeu o que falamos.
Assim, falar em voz alta ajuda muito a você conhecer o timbre da sua voz, ouvir seu sotaque e se autocorrigir.
Além disso, a visualização das palavras no texto e sua repetição ajudam a memorizar as formas como elas são estruturadas em uma frase, como perguntas, plural, dentre outras situações.
12.Não se preocupe com o seu sotaque
Esta é outra preocupação que quem começa a aprender inglês sozinho ou em aulas de inglês também compartilham.
NÃO se preocupe com o sotaque!!! Neste momento do aprendizado de nada adianta falar com um sotaque mais bonito…
Mantenha o seu foco no aprendizado da estrutura da língua e na ampliação do vocabulário.
O sotaque é totalmente secundário e, na verdade, fruto da sua vivência na língua. Em vez disso, preocupe-se em falar corretamente as palavras.
Você vai ver que, na medida em que vai se desenvolvendo e adquirindo fluência, vai desenvolver a sua própria forma de pronunciar as palavras em inglês.
13.Revise o conteúdo aprendido
Mesmo após ter passado e aprendido um conteúdo, você deve voltar nele várias vezes para memorizar bem.
Como já falamos, o aprendizado também se dá por repetição, então quanto mais vezes repetir e rever o que aprendeu, mais fácil vai ficando a memorização e o aprendizado.
E, mesmo ao aprender inglês sozinho, sempre que possível, tente fazer um quiz com você mesmo.
Peça ajuda de outras pessoas para fazerem perguntas sobre aquele conteúdo e vá conferindo as respostas.
Na medida que o tempo passa, você vai ver que consegue aumentar os acertos gradualmente e isso vai fazer você ficar ainda mais motivado!
14.Assista aulas de inglês gratuitas na internet
Definitivamente, a internet é uma ferramenta que nos dá inúmeras possibilidades de aprendizado e aperfeiçoamento!
Dentre todo o conteúdo disponível na nuvem existem diversas opções de aulas de inglês gratuitas onde é possível aprender muito!
Tem um monte de filmes, comerciais, vídeos, séries e programas que são verdadeiras aulas de inglês informais, muito divertidas e que ilustram não somente o idioma, mas também a cultura daqueles que falam inglês.
E quando a gente conhece a cultura, fica ainda mais fácil entender a língua e aprender inglês sozinho.
15.Evite estudar demais e separe um tempo livre
Quando estudamos estamos exercitando nosso cérebro. Da mesma forma, quando fazemos exercício ou academia, estamos “malhando” nossos músculos.
Nesse sentido, o desenvolvimento dos músculos somente ocorrerá se eles forem bem nutridos e poderem ficar em repouso depois das atividades.
E o nosso cérebro funciona da mesma forma! Não adianta estudar o tempo todo e não dar um tempo para a cabeça relaxar e, efetivamente, absorver o conteúdo.
Assim, é muito importante que você organize seu tempo de estudo e priorize pausas para descanso.
Evite estudar inglês sozinho tarde da noite, ou até mesmo durante os finais de semana.
Então, seja em um curso de inglês no Brasil, aulas de inglês pela internet ou em um intercâmbio de inglês no exterior, divida seu tempo entre estudo e descanso.
16.Não se cobre tanto
A decisão de aprender inglês sozinho já diz muito sobre você e seu perfil mais autônomo!
A atitude de estudar inglês sozinho já é uma iniciativa vencedora! Mas, sem sombra de dúvida, não será fácil e vai exigir de você muita dedicação e paciência.
Com certeza, aprender inglês sozinho não é uma tarefa fácil e nem rápida!
Os resultados podem demorar um pouco mais a aparecer pois, sem ninguém para corrigir imediatamente os seus erros e orientar nas formas certas, você vai levar mais tempo para caminhar.
Mas não se preocupe! Mantenha o foco e cumpra aquilo que você se comprometeu a fazer. Não cobre seus resultados com tanto rigor. Você é humano e precisa errar para aprender.
Faça do aprendizado uma experiência divertida e compensadora. Evite estabelecer prazos muito apertados e objetivos muito desafiadores.
E, mesmo ao tentar aprender inglês sozinho, envolva outras pessoas nesta aventura.
Compartilhe suas dúvidas e descobertas com amigos e familiares. Assim fica mais fácil e prazeroso ter aulas de inglês!
Mas como eu sei que já consegui aprender inglês sozinho?
Ora, você vai saber!
Vai se sentir super à vontade em se comunicar com outras pessoas, entender tudo o que elas falam e falar tudo aquilo que vier à sua cabeça sem precisar parar para pensar!
Vai falar inglês como fala em português, dominando as palavras, as expressões e os momentos certos para utilizá-las.
Da mesma maneira, vai conseguir ler mais rapidamente e entender tudo. Também vai escrever com facilidade e expor as suas ideias com maior clareza.
Por fim, acredite se quiser, você vai sonhar em inglês! Não é incrível?! E realmente acontece quando você pratica a língua com frequência! Já imaginou?
Bem, agora que você já descobriu dicas incríveis para aprender inglês sozinho, que tal conhecer um pouco mais sobre o intercâmbio de inglês para estudar e trabalhar no exterior?
Confira abaixo, os detalhes do programa com curso de inglês e trabalho legal na Irlanda, um dos mais procurados por estudantes brasileiros, inclusive daqueles que desejam aprender inglês sozinho.
Intercâmbio de inglês para estudar e trabalhar na Irlanda
Antes de mais nada, este tipo de intercâmbio em inglês está disponível na Irlanda graças a uma política bem flexível do país em relação à imigração de brasileiros.
Sendo assim, a autorização para trabalhar legalmente pode ser solicitada na Irlanda pelo próprio estudante, conforme cumprimento dos requisitos.
Este programa está disponível para estudantes a partir de 18 anos e sem limite de idade, que devem estar matriculados em um curso de inglês com 25 semanas de duração, no mínimo.
A busca pelas vagas de empregos é de responsabilidade do estudante, mas nossa equipe lá na Irlanda oferece todo o suporte para você realizar este sonho: desde elaboração do currículo até orientação da preparação dos documentos.
Os documentos necessários são: passaporte válido com visto de estudante, matrícula no curso de inglês, exame médico, Certificado Internacional de Vacinação (CIV) e comprovantes financeiros.
Esta viagem para estudar e trabalhar pode ser realizada durante todas as épocas do ano, mas nas altas temporadas de verão e inverno, há mais oportunidades de vagas de empregos temporários para intercambistas.
A acomodação pode ser realizada em casas de famílias anfitriãs ou em residências estudantis, dependendo do perfil e dos objetivos do estudante.
Para maiores informações, contate nosso especialista em programas de intercâmbio com curso de inglês e trabalho.
Detalhes do intercâmbio para estudar e trabalhar na irlanda
Confira um resumo abaixo sobre o intercâmbio de inglês para estudar e trabalhar na Irlanda:
- Duração mínima do curso de inglês: 25 semanas
- Carga horária mínima de aulas de inglês: 15 horas por semana
- Permissão para trabalhar: durante o período de estudo
- Horas de trabalho permitidas durante as aulas de inglês: até 20 horas por semana Horas de trabalho permitidas durante as férias: até 40 horas por semana
- Média salarial da Irlanda: €10,50 por hora trabalhada
- Visto para estudar e trabalhar na Irlanda: deve ser solicitado na Irlanda mediante a apresentação de documentos necessários.
As maiores vantagens deste tipo de intercâmbio são a possibilidade de:
- Imergir na cultura local
- Interagir intensamente com os falantes nativos
- Absorver ainda mais a língua inglesa
- Desenvolver mais autonomia e responsabilidade
- Criar autoconfiança
- Vivenciar uma experiência internacional de trabalho remunerado
- Ganhar em Euro e economizar para as comprinhas ou para fazer aquela viagem tão sonhada
A IE Intercâmbio te ajuda a aprender inglês sozinho
Em conclusão, essas são algumas dicas para você aprender inglês sozinho e quem sabe se preparar para ter aulas de inglês em um intercâmbio com a IE.
São diversas as modalidades disponíveis para você e em diversos níveis de idioma para cada perfil de estudante e objetivo de desenvolvimento.
E o mais legal, é que não existem barreiras para quem não sabe nada de inglês. As turmas de cada curso de inglês vão desde o nível zero até o mais avançado e proficiente.
Afinal, o curso de idiomas tá aí para te proporcionar o aprendizado no exterior, independente do seu objetivo de ensino e da sua vontade de aprender inglês sozinho.
As opções de programas de intercâmbio de inglês com trabalho no exterior também podem te ajudar a praticar ainda mais o idioma e acelerar sua jornada para a fluência total!
Converse agora mesmo com nosso consultor especializado e veja como você também pode aprender inglês sozinho em uma viagem para o exterior!