Já pensou em fazer um intercâmbio no exterior no fim do ano, passar o Natal fora do Brasil e o ano novo pelo mudo afora?
Legal né!? Curtir o ano novo pelo mundo, longe do Brasil, pode ser uma experiência muito interessante.
Principalmente porque, dependendo do destino escolhido para seu curso no exterior, há diversas formas e momentos de celebrar o ano novo pelo mundo!
Então venha com a gente até o final deste post e desvende as várias formas e lugares para comemorar o feriado de ano novo pelo mundo.
E ainda vamos te apresentar o incrível intercâmbio com trabalho!
Como é o ano novo pelo mundo?
Em primeiro lugar, você precisa saber que as festas de fim de ano são comemoradas há milhares de anos em todo o mundo, mas passaram por diversas mudanças até tornarem-se nas atuais celebrações de passagem de ano.
Nesse sentido, as tradições culturais e, principalmente religiosas, determinam diferentes maneiras e momentos de festejar o ano novo pelo mundo.
De acordo com crenças religiosas, estudos astronômicos e astrológicos, fatores políticos e econômicos, o ano novo pelo mundo é comemorado em diferentes datas e com significados únicos.
Veja abaixo como é comemorado o ano novo pelo mundo em algumas culturas:
- Ano novo pelo mundo: China
- Ano novo pelo mundo: Índia
- Ano novo pelo mundo: Israel
- Ano novo pelo mundo: países islâmicos
- Ano novo pelo mundo: Austrália, Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra e Irlanda
Ano novo pelo mundo: China
Oficialmente, a China utiliza o calendário Gregoriano, como no Brasil, mas as tradições milenares do gigante asiático são sempre lembradas e comemoradas.
Nesse sentido, o antigo calendário chinês, com quase 5.000 anos de existência, é igualmente utilizado para as comemorações de ano novo.
O antigo calendário chinês combina os ciclos lunares e solares, sendo um ciclo completado a cada 12 anos. E cada um destes anos recebe o nome de um animal do horóscopo chinês:
- Rato
- Boi
- Tigre
- Coelho
- Dragão
- Serpente
- Cavalo
- Carneiro
- Macaco
- Galo
- Cão
- Porco
As festas de fim de ano na China incluem paradas e desfiles nas ruas e muitos fogos de artifício para “espantar os maus espíritos”.
Além disso, os costumes do povo chinês sugerem boas atitudes para ter sucesso durante a passagem de ano:
- Ficar longe de tesouras ou facas, pois elas podem “cortar” a boa sorte
- Comer guioza na hora da virada
- Não lavar os cabelos para não perder a boa energia do ano novo
- Limpar bem a casa e decorar com flores de ameixa
- Falar somente de coisas boas e do futuro, nunca relembrar o passado
Ano novo pelo mundo: Índia
Devido à sua imensa pluralidade cultural e religiosa, a Índia conta com diferentes calendários e formas de comemoração da passagem de ano.
Tem o Gudi-Padwa, que acontece no dia 2 de abril; o Puthandu, em 14 de abril, o Pohela Boishakh no dia 15 de abril, dentre outros.
Mas, desde 1957, o governo indiano buscou unificar os calendários e criou o calendário oficial que celebra as festas de ano novo no dia 31 de dezembro, conforme o calendário gregoriano.
As celebrações incluem muitos rituais, incensos, comidas típicas, músicas e danças tradicionais.
E, seguindo as tradições indianas, as famílias também se reúnem para as comemorações das festas de fim de ano.
Ano novo pelo mundo: Israel
A festa do Ano Novo Judaico é chamada de Rosh Hashaná e é festejada com muita oração, reflexão, comida, incluindo castanhas, frutas doces e mel, para assegurar uma passagem de ano bem doce!
Também influenciado pelas fases lunares, o calendário judaico celebra o Ano Novo em uma data móvel, entre setembro e outubro.
Diferente de outras festas de ano novo, o Rosh Hashaná começa no nascer do sol e termina no pôr do sol, dois dias depois, e não inclui nada como as festas de réveillon, por exemplo.
É um momento de introspecção, reflexão e oração sobre o passado e o futuro.
Segundo a tradição, para simbolizar o despertar da consciência das pessoas para com as demais e o mundo, o shofar (chifre de carneiro) é tocado.
Ano novo pelo mundo: países islâmicos
As festas de ano novo no mundo inslâmico são comemoradas no primeiro dia de Muharram, que é o primeiro mês do calendário da religião.
As comemorações do Ra’s As-Sana, como é chamado o Ano Novo por lá, duram 10 dias e seguem rituais de compaixão, jejum e muita oração.
Inclusive, em alguns países islâmicos, a prática do autoflagelo é comum e serve para lembrar o sofrimento do mártir religioso Imman Hussein.
Ano novo pelo mundo: Austrália, Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra e Irlanda
Em nossa cultura ocidental e alguns outros países, segue-se o calendário Gregoriano, adotado pelo Papa Gregório XIII ainda em 1582, com o início do ano no dia 1º de janeiro.
Em 1946, o presidente Eurico Gaspar Dutra estabeleceu o dia 1º de janeiro como feriado nacional no Brasil.
Mais tarde, em 1967, o Papa Paulo VI instituiu a data como Dia Mundial da Paz, também reconhecida pela ONU como Dia da Confraternização Universal.
Nos países que seguem este calendário, geralmente as festas de ano novo ocorrem na passagem de ano, entre o dia 31 de dezembro e o dia 1 de janeiro.
As comemorações incluem as famosas festas de réveillon, com comidas típicas, bebidas, queimas de fogos de artifício, música e muita diversão.
Como surgiram as festas de réveillon?
A palavra réveillon tem origem francesa e significa “véspera”. Assim eram chamadas as celebrações que antecedem as datas importantes na nobreza francesa do século XVII.
As festas de réveillon eram fartos jantares que incluíam muita comida, bebida, música, dança e outras atrações para entreter os convidados.
No Brasil, as primeiras festas de réveillon aconteceram no século XIX, promovidas pela elite paulista contemporânea a D. Pedro II.
Confira agora como são as festas de fim de ano nas capitais de alguns dos países mais populares para intercâmbio no exterior.
Quem sabe você se anima e já começa a planejar o seu programa para estudar inglês no exterior ainda no final deste ano? Bora conhecer?
Ano novo pelo mundo: Nova York, EUA
A Times Square já é um lugar que chama atenção dos turistas e, você pode imaginar como fica durante as festas de fim de ano, não é mesmo?!
Milhares de turistas e moradores da cidade vêm para as ruas enfrentar o frio de inverno e acompanhar a contagem regressiva para a passagem do ano novo que acontece na Big Apple.
O momento mais esperado é, definitivamente, a descida da enorme “bola de Times Square”, que marca o momento da virada de ano.
Muito barulho e luzes enfeitam o céu pela grande queima de fogos de artifício.
Além de muitos papéis picados, aglomeração e gritos, que fazem desse momento único e cheio de grandes memórias.
Afinal, não é todo dia que se comemora a virada de ano em New York, um dos destinos que conta com uma das melhores festas de réveillon! Se animou?
Ano novo pelo mundo: Toronto, Canadá
Se você nos acompanha, sabe que o Canadá é um dos destinos que mais recebe intercambistas brasileiros para aprender inglês.
Mas para passar as festas de fim de ano, Toronto, que é a maior cidade canadense, é um lugar que possui muitos pontos turísticos e que sabe comemorar essa data.
A mega festa Citytv New Year ‘s Eve Bash recebe shows, contagem para virada, fogos e muito mais.
Ao ar livre, a multidão encara o frio durante o inverno e faz desse dia um espetáculo à parte para os amigos e familiares se divertirem ainda mais com brincadeiras na neve!
Ano novo pelo mundo: Sydney, Austrália
Sydney é o destino mais famoso da Austrália e recebe a passagem de ano antes de muitas outras cidades. Porém, é um espetáculo à parte.
Por lá, diversos estabelecimentos abrem para fazer dessa comemoração ainda mais significativa e realizam programações para lá de especiais, com festas de fim de ano, jantares, espetáculos e muita animação.
Além disso, para quem curte acompanhar uma contagem regressiva e queima de fogos, é só visitar a Harbour Bridge e a Ópera House de Sydney, os mais populares e famosos cartões-postais da Austrália!
Ano novo pelo mundo: Paris, França
Paris é mágica e a comemoração nesse destino é tão especial.
Apesar do clima de inverno, Paris não deixa a comemoração passar em branco, com muitas festas de réveillon, comida, bebidas, champagne e tudo de bom que a cultura francesa tem para oferecer!
O ponto alto da festa de passagem de ano fica nos arredores da Torre Eiffel, onde é possível acompanhar a queima de fogos na chegada do novo ano.
São centenas e milhares de pessoas, entre moradores, turistas nacionais e internacionais acompanhando a magia da cidade da luz, que fica ainda mais feliz e iluminada nesta data.
Ano novo pelo mundo: Londres, Inglaterra
A capital da Inglaterra é também a sede da realeza britânica.
Então, já sabe né?! Pode esperar que as comemorações por lá são pra lá de chiques e requintadas!
Londres concentra a comemoração das festas de ano novo na famosa London Eye e há quem afirme que a contagem regressiva e os fogos de artifício são sincronizados com as batidas do Big Ben.
Além disso, como Londres não perde o fôlego em momento algum.
Parte da cultura de Londres, as baladas, os pubs e os restaurantes seguem noite adentro com atrações para todos os públicos e uma comemoração que literalmente vira a noite!
Ano novo pelo mundo: Dublin, Irlanda
A Irlanda é um país pequeno. As maiores comemorações ficam na capital Dublin, onde as festas de ano novo contam com discretas queimas de fogos, mas cheia de muita celebração.
Apesar de não ser uma grande metrópole, há muitos pontos turísticos em Dublin e é uma cidade que não pára.
Assim, não podia ser diferente para a sua animada população durante a chegada do Ano Novo.
A maioria dos restaurantes, bares e casas noturnas funcionam nesta noite e servem de aconchego para a celebração, que é maior nos ambientes interiores, também por causa do frio.
Mas, sem dúvidas, a festa é de todos e para todos!
Agora que você já conhece bastante sobre o ano novo pelo mundo, que tal saber mais sobre os tipos de intercâmbio para estudar no exterior e curtir a passagem de ano fora do Brasil?
Tipos de intercâmbio para curtir as festas de fim e ano no exterior
- Curso de idiomas – Regulares, Profissionalizantes, Executivos
- Curso preparatório para exames de proficiência – TOEFL, IELTS, Cambridge
- Curso de idiomas com trabalho – Disponível em destinos selecionados
- Programa de High School – Ensino médio no exterior
- Cursos em universidades – Graduação ou Pós-graduação
- Férias Teen – Curso de inglês com atividades divertidas nas férias escolares
- Work Experience IE EUA – Trabalho legal em empresas internacionais
- Au Pair – Trabalhar como babá de crianças em casas de famílias no exterior
E aí, ficou com a maior vontade de viajar e passar o ano novo pelo mundo, não é?!
Então, deixa em te apresentar os detalhes de um dos programas de intercâmbio no exterior mais populares que é o curso de idiomas com trabalho.
Detalhes do programa de intercâmbio com curso de idioma e trabalho
Antes de tudo, esta modalidade de intercâmbio está disponível apenas nos seguintes países:
- Austrália
- Nova Zelândia
- Emirados Árabes, Dubai
- Irlanda
- Malta
Cada um destes destinos possui regulamento próprio para este programa, mas em todos eles é possível trabalhar enquanto o aluno estiver fazendo o curso de idioma.
Veja o exemplo do intercâmbio para aprender inglês e trabalhar na Irlanda, um dos mais realizados por estudantes brasileiros.
Estudar e trabalhar na Irlanda
Inicialmente, os principais requisitos para participar desse programa são: o estudante deve ter pelo menos 18 anos de idade e muita vontade de aprender.
Além de cabeça bem aberta para a diversidade cultural e curtir conhecer pessoas bem interessantes!
O nível de inglês mínimo pode ser básico.
A documentação inclui passaporte válido, visto, exame médico e demais informações encontradas com o consultor IE.
A duração mínima do curso deve ser de 25 semanas, com carga horária de aulas de pelo menos 15 horas por semana.
A permissão para trabalhar é concedida durante o período de estudo e durante as férias de 2 meses concedidas pelo governo e pode ser solicitada na Irlanda com a apresentação dos documentos necessários.
Vale lembrar que o estudante é quem busca a vaga de emprego para trabalhar na Irlanda. Mas nossas escolas parceiras dão todo o suporte.
Além disso, a IE tem um escritório exclusivo próximo ao Temple Bar, um dos melhores bairros de Dublin, que está disponível para apoiar o aluno em tudo o que ele precisar.
Nesse sentido, a autorização para trabalho permite que o estudante trabalhe até 20 horas por semana durante os estudos.
Nas férias e feriados, a autorização é de até 40 horas por semana!
A remuneração média por hora trabalhada é de cerca de 10,50 Euros. Imaginou? Ganhar em Euro, pagar o investimento no intercâmbio e ainda poder economizar para viajar pelo mundo?!
Com certeza é o maior sonho de muita gente e você pode realizar o seu com a IE Intercâmbio ainda neste ano!
E o grande diferencial da IE é que as turmas do curso de idiomas começam todas as segundas-feiras, então é possível iniciar este programa em qualquer época do ano.
Mas, nas altas temporadas, como durante as festas de fim de ano, é um bom momento para este intercâmbio de estudo e trabalho.
Isto porque a cidade está bem cheia e tem muitas oportunidades de trabalhos temporários, perfeitos para os intercambistas estrangeiros!
A acomodação do aluno durante este programa pode ser feita de duas formas: residências estudantis e casas de famílias anfitriãs (host family).
Então, curtiu conhecer mais sobre as celebrações de ano novo pelo mundo e descobrir os incríveis tipos de intercâmbio que você pode fazer para passar as festas de réveillon no exterior?
Faça intercâmbio e descubra o ano novo pelo mundo com a IE
Definitivamente, não tem como não sentir aquela vontade de aproveitar o Ano Novo pelo mundo, né?
Qualquer um desses destinos, com sua personalidade e história, contam e acrescentam um tanto de coisas boas que vão ficar registradas na sua memória para sempre!
Seja em um intercâmbio, uma viagem de estudo, trabalho ou turismo, não deixe de aproveitar a oportunidade de prestigiar as festas de fim de ano no exterior.
Enfim, conte conosco para realizar o desejo de estudar fora e passar o ano novo pelo mundo afora! Fale com um de nossos consultores, especialistas em intercâmbio, para te ajudar a encontrar a oportunidade ideal.