Está pensando em realizar um intercâmbio no Canadá? Então confira neste artigo algumas dicas para intercâmbio no Canadá para começar a se preparar para a viagem.
Nessas dicas para intercâmbio no Canadá, preparamos assuntos como estações do ano, dicas para desenvolver seu inglês e muito mais.
O Canadá é um país com cultura e costumes completamente diferentes da cultura brasileira, apesar de ser um país multicultural, e por isso, essas dicas para intercâmbio no Canadá vão te ajudar a começar a planejar seu intercâmbio. Vamos lá?
Dicas para intercâmbio no Canadá
O Canadá é um país muito grande e diversificado, tanto em tamanho quanto em cultura. Por isso, estudar no Canadá é uma experiência completamente diferente e desafiadora.
Além disso, por ser um país com uma altíssima qualidade de vida, ele se destaca em alguns pontos como segurança, saúde e educação.
O país em um geral é bem seguro, não há muitos casos de roubos e assaltos.
É comum, inclusive, ver muitas pessoas caminhando sozinhas pelas ruas mesmo de madrugada, com o celular na mão e fones de ouvido.
Por isso, separamos algumas dicas para intercâmbio no Canadá para que você entenda um pouco mais sobre como é a experiência de fazer um intercâmbio no país.
Além de adaptações e preferências que vão de acordo com o seu gosto e estilo. Confira:
Estações do ano no Canadá
Durante os meses de junho a setembro, a estação do país é o verão. Assim, nessa época do ano a cidade fica com uma atmosfera super amigável, alegre, feliz e movimentada.
Além disso, pode fazer muito calor no Canadá durante o verão, sendo assim, se engana quem pensa que o país é só neve o ano todo.
Já durante a época do inverno, por exemplo, as ruas não são tão movimentadas por conta das baixas temperaturas.
E durante as estações intermediárias como a primavera e o outono, há uma grande variação de pessoas nas ruas e atrações na cidade, com temperaturas bem amenas.
Logo, quando você for estudar no Canadá, a dica é: escolha o período que mais combina com você e suas preferências.
Escolha a cidade certa
Fato é: há diversas cidades muito conhecidas para se estudar no Canadá. E não é segredo que cada uma delas possui uma proposta diferente.
Algumas dessas cidades são:
- Toronto – cidade mais multicultural do Canadá;
- Quebec – bilíngue, com influência europeia, cidade mais antiga do país;
- Vancouver – umas das cidades mais desenvolvidas no mundo;
- Montreal – bilíngue, perfeita para aprender inglês e francês;
- Ottawa – capital e quarta maior cidade do país.
Dessa forma, nossa dica é: pesquise sobre as cidades para decidir qual delas escolher e que mais tenha a ver com o seu estilo de vida.
Dica para o desenvolvimento do inglês no Canadá
Uma das melhores dicas para desenvolver seu inglês no Canadá, é apenas se soltar e perder a vergonha de falar inglês e o medo do sotaque.
Isso porque, diferente do Brasil, onde temos uma certa mania de “perfeição” no sotaque, quando você vai estudar no Canadá, não é bem assim.
O Canadá é um país multicultural, ou seja, o inglês é falado por pessoas do mundo inteiro, cada uma com seu sotaque.
O que você precisa é se comunicar, não é preciso ter medo e vergonha de praticar o inglês, para eles, não importa se vai ser de forma perfeita ou não, se você tem sotaque brasileiro ou não, o que importa é você se comunicar e ser compreendido.
Durante o intercâmbio no Canadá, você só aprende de fato quando não tem medo de errar e fazer essa imersão em outro idioma, passando a se comunicar quase que 100% do tempo em inglês.
Por isso, siga essas dicas:
- Não tenha medo de falar inglês, o importante é se comunicar e ser compreendido;
- Evite falar em português com amigos brasileiros, fale inglês 100% das vezes para evoluir no idioma;
- Tenha o máximo de contato que conseguir com estrangeiros e falantes nativos da língua para aprender e se acostumar cada vez mais com o idioma.
O que levar para o Canadá
Ao realizar uma viagem, é preciso ter cuidado ao organizar a bagagem de intercâmbio para aproveitar o país sem passar perrengue, não é mesmo?
Por isso, é necessário levar alguns pontos em consideração, dentre eles, o principal fator é: a estação do ano em que você vai para o destino escolhido.
Além disso, é necessário ainda ponderar: onde vai ser seu intercâmbio, o período que você vai permanecer, e as atividades que pretende fazer.
Se você for no inverno, por exemplo, entenda que o frio no Canadá não é o mesmo do Brasil, as temperaturas ficam realmente baixas, e roupas bem quentes são necessárias.
O que fazer no Canadá
No Canadá existem opções de passeios para todos os gostos, abaixo vamos citar alguns dos que mais valem a pena conhecer e adicionar no seu roteiro. Confira as dicas de lugares para visitar no Canadá:
- Toronto Island: é uma ilha enorme no Lago Ontário, com paisagens incríveis, onde você chega com auxílio de uma balsa ou táxi boat. Lá é possível realizar um piquenique, fogueira, ou até mesmo assistir ao pôr do sol. Além de conseguir ver toda a cidade, inclusive a CN Tower!
- CN Tower: o passeio é bem interessante porque te proporciona um visual 360° da cidade. Além disso, você ainda pode assistir ao pôr do sol e fazer uma refeição em um incrível restaurante panorâmico.
- Experiências gastronômicas: para aqueles que gostam de experimentar novas culinárias e novos restaurantes, o que mais tem no país são opções, há sempre um bar ou restaurante típico de algum país, desde a decoração até a comida, que valem muito a pena.
- Parques: para aqueles que gostam de passeios na natureza e ao ar livre, o país possui inúmeras opções, como o High Park que até possui um pequeno zoológico dentro de suas limitações.
- Baladas: para aqueles que gostam de uma vida noturna mais agitada, algumas baladas como a Toy Box e a Rebel, são ótimas opções de baladas populares na cidade de Toronto.
- Cinemas a céu aberto: igual as cenas de filmes hollywoodianos, os cinemas a céu aberto realmente existem no Canadá! É muito comum ver um grupo de amigos fazendo um piquenique no parque e assistindo um filme naqueles telões ao mesmo tempo. E vale lembrar que essas atrações são abertas ao público e gratuitas!
- Praias artificiais: apesar da água ser bem gelada, a vibe dessas praias é muito gostosa! As pessoas fazem piquenique, churrasco, jogam vôlei e se divertem na água.
Dessa forma, é possível notar que independentemente do seu estilo de vida e gostos pessoas, você terá inúmeras opções para aproveitar o país da melhor forma o possível.
O transporte no Canadá
Apesar do país ser um lugar maravilhoso, há alguns pequenos pontos em que há uma quebra na expectativa e poucas pessoas falam sobre esses pontos na internet. Mas nós te contamos!
Mesmo o transporte nas principais cidades como Toronto ser muito bom, algumas vezes ele falha, atrasa, muda a rota e pode ser difícil encontrar essas informações e conseguir se organizar com os horários!
Isso acontece porque no verão a cidade fica em reforma, já que no inverno não é possível fazê-la, portanto o transporte sempre apresenta manutenção em alguma linha, o que causa a mudança das rotas e atrasos!
Por isso, a dica que nós damos em relação ao transporte no país é: aprenda a se locomover pela cidade de seu destino, conheça os transportes públicos e suas rotas para não ter imprevistos e nem perder horários!
Vantagens de estudar no Canadá
Não é segredo para ninguém que há diversas vantagens em estudar no Carandá, como a qualidade de vida, educação, segurança etc.
Todavia, além dessas vantagens, há também algumas vantagens muito pessoais, que são:
Diversidade cultural no Canadá
Outro ponto interessante a ser citado entre as dicas de intercâmbio no Canadá, é a diversidade cultural.
Conhecido como um país multicultural, no Canadá é possível ter contato com pessoas do mundo todo e em algumas cidades ainda é possível encontrar passeios culturais e gastronômicos de culturas ao redor do mundo.
A experiência é única e faz com que você se sinta em um pedacinho de cada lugar do mundo, mas em um único país.
Dessa forma, há muitas pessoas de diferentes nacionalidades, como: colombianos, franceses, suíços, japoneses, sul coreanos, italianos, venezuelanos, chilenos e africanos.
A diversidade cultural é realmente fantástica.
Essa imersão em outras culturas é ideal para ampliar os seus próprios horizontes, limpando um pré conceito moldado que muitos possuem sobre outros países.
Assim, quem escolhe fazer intercâmbio no Canadá aprende a respeitar e admirar mais ainda tudo o que é diferente no outro, além de tudo o que é tão diferente do Brasil!
Amadurecimento com intercâmbio no Canadá
Um outro ponto positivo sobre fazer intercâmbio no Canadá é que o intercambista amadurece muito! Algo que, apesar de parecer fácil, não é!
Mudar para outro país sozinho é se desafiar a cada dia e ver como você é capaz de superar as suas crenças auto limitantes.
E mesmo que os moradores nativos do Canadá sejam muito amigáveis e receptivos, além de educados e compreensivos, eles ainda são mais fechados com a vida pessoal.
Logo, quando você tem uma dificuldade no seu intercâmbio, talvez até emocional, é necessário ter maturidade o suficiente para resolver, muitas vezes, por conta própria.
Dessa forma, lidar com situações um pouco mais difíceis é diferente do que no Brasil, onde encontramos a rede de apoio a qual estamos acostumados. Assim, essa é uma excelente oportunidade para desenvolver a resiliência!
Conheça o Canadá com a IE
É muito importante lembrar que, mesmo tendo dias difíceis e cheios de saudade, a experiência de se realizar um intercâmbio em outro país é sempre enriquecedora e te faz crescer muito!
Os alunos viajam com o intuito de praticar e desenvolver o inglês, mas acabam aprendendo muito mais que isso, aprendem a se relacionar com pessoas diferentes e criar uma maturidade muito importante para a vida.
Por isso, depois das dicas para intercâmbio no Canadá, está na hora de começar a planejar sua viagem para de fato fazer intercâmbio no Canadá e viver todas essas experiências.
Entre em contato com um de nossos especialistas e planeje hoje mesmo o seu intercâmbio para o Canadá com a IE!